6 de novembro de 2007

Rome Total War



Rome Total War (*****)






A série Total War teve início com Shogun, um jogo de estrategia sobre o japão feudal. Confesso que nunca havia colocado as mãos nem neste nem no jogo seguinte, Medieval Total War. Quando foi jogar Rome pela primeira vez a única coisa que sabia era que a série se destacava por colocar milhares de guerreiros na tela do computador. E só.



Pensava eu, pobre mortal, que Rome Total War era um game que se concentrava apenas na quantidade absurda de soldados. Estava completamente enganado...

O Jogo de Estratégia

Rome Total War não é apenas mais um jogo de estratégia, ele é "o" jogo. Dizer que este game é ótimo é pouco, ele é simplesmente fantástico.


O game se desenvolve na maior parte do tempo em um modo semelhante a Civilization. Temos um grande mapa da área ao redor do Mediterrâneo, com todas as dezenas de províncias que os romanos conquistaram. Inicialmente você pode escolher entre três famílias romanas: Os Julii, conquistadores do norte da Europa, cujo membro mais conhecido foi o imperador Júlio César; os Brutii, conquistadores da Grécia e da Macedônia e os Scipii, conquistadores de Cartago e do norte da África.


Cada um possui sua capital e pode conquistar cidades e províncias inimigas. Para isso basta criar um exército, colocar um comandante romano da família nele (ou deixá-lo sob o comando de um capitão) e movê-lo para a cidade ou exército inimigo. Então entra a parte realmente interessante do jogo, o modo de combate massivo.


No mapa de combate você visualiza exatamente TODOS os membros de seu exército. Se no mapa diz que suas tropas tem mil, dois mil soldados, pode contar no modo batalha e vai ver todos ali. O realmente divertido é que os batalhões não são completamente homogênios, dependendo das condições da batalha e do clima, alguns soldados podem fugir de medo, ficar furiosos, saltar para cima dos inimigos, sair da formação...


Neste modo batalha o game funciona de maneira similar a um RTS, com o tempo correndo e a carnificina comendo entre as tropas. Uma boa estratégia decide o combate mais do que a força bruta, e o terreno influi diretamente na batalha.


O que realmente impressiona é o nível de detalhismo do jogo. Cada comandante de batalhão possui seus próprios "traits" (características) e "retinue" (companheiros), e estes se modificam de acordo com os acontecimentos do game, e influem na personalidade do sujeito e nas batalhas. Um comandante impiedoso, que mate todos os inimigos de uma batalha, sem deixar nenhum vivo, ou extermine a população de uma cidade, irá adquirir o trait "Bloody" (sanguinário), e será temido em combate, fazendo seus inimigos desertarem com mais facilidade. Já um comandante que nunca participa de nenhuma guerra pode ganhar o trait "Coward" (covarde), e será péssimo em batalha, principalmente se for colocado na linha de frente.


Quanto ao retinue, há diversos aliados que se juntam aos comandantes. Um comandante que fique governando uma cidade pode ganhar um Burocrata, um Professor, Filósofo ou outros que o ajudem a governar, prevenindo revoltas. Um comandante que conquiste terras longínquas pode adiquirir um Escravo Exótico, Espião, Guarda Costas, Especialista em combater bárbaros e diversos outros. Cada retinue ajuda o comandante, fornecendo bônus para a moral das tropas, adiministração de cidades, diplomacia, entre outros.


Com tantos detalhes o game poderia ficar chato e complexo demais, como Rise of Nations. Mas é ai que entra a genialidade da série Total War. Rome é feito para agradar gregos e romanos. Se você não gosta de microgerenciamento de cidades, coloque a IA do game para geriar suas cidades para você. É possível até mesmo programá-la para gastar o dinheiro arrecadado com impostos e taxas ou guardá-lo.


Se você ama jogos estilo Civilization, mas batalhas massivas em RTS não o animam, é só deixar a IA lutar as batalhas por você e se concentrar em gerir suas províncias. Qualquer coisa entre os dois extremos também é possível, você pode, por exemplo, colocar a IA para calcular os impostos mas continuar escolhendo que tipo de tropas treinar e que construções erguer, ou controlar os impostos e colocar o computador para construir prédios e treinar soldados.


Outro ponto forte de Rome é que o game nunca deixa a peteca cair. Suas campanhas são longas, mas sempre que o jogo começa a ficar cansativo algo diferente acontece. O imperador resolve mudar as suas tropas, um aliado declara guerra à você, os escravos de uma cidade resolvem se rebelar...


O jogo nunca fica cansativo. Mesmo depois de terminar a campanha com uma família romana a diversão ainda não acaba. A cada campanha de famílias romanas terminada, abre-se a possibilidade de jogar com os povos dominados por ela. São dezenas, entre egípcios, gregos, dácios, trácios, germânicos... Cada um com suas próprias estratégias e unidades.


Quanto à parte gráfica, os gráficos de Rome Total War são tão bons que as cutscenes são feitas com os mesmos gráficos do game, e ficaram excelentes. Se sua máquina for boa o bastante para ativar todas as opções gráficas do game, a impressão é que se está assistindo um filme épico, estilo Tróia ou Gladiador. O som também não deixa a desejar, com músicas temáticas para cada povo.


Rome Total War só tem um defeito, ele deixa o jogador querendo mais. A vontade é que tivesse todo o globo terrestre no mapa, além do Mediterrâneo, e que cada civilização tivesse centenas de unidades diferentes. Pelo próprio grau de detalhismo e excelência gráfica, o jogo fica bastante restrito no que diz respeito ao número de unidades para cada povo, o que é uma pena...


Quanto à parte histórica, Rome é incrivelmente exato, tanto nas construções quanto nas unidades, modo de combate de cada povo, estratégias e até mesmo acontecimentos importantes de cada ano do Império Romano. Cada turno equivale seis meses, e todos os personagens envalhecem de acordo com o tempo que passa, sendo comum que após algumas dezenas de turnos um ou outro morra de velhice, se case, tenha filhos ou algo assim. Fatos importantes são noticiados nos anos em que aconteceram, como a invenção do concreto ou a revolta de Espartacus.


Se você gosta de estratégia e história, Rome Total War é um jogo para ficar para sempre na memória. Tanto a sua quanto a do computador.