28 de março de 2012

Continua a batalha dos MMOs

Desde 2004 o terreno dos MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role Playing Games) é dominado pelos orcs, humanos e elfos de World of Warcraft. Games que tentaram competir diretamente com ele como Lord of the Rings Online, Dungeons & Dragons Online e Age of Conan, mesmo nos ombros de obras literárias, filmes e outros jogos, não conseguiram o mesmo sucesso, e até Star Wars naufragou com o MMO Galaxies.

Com o sucesso de WoW, a Blizzard praticamente relegou seus outros jogos a um segundo plano, com atrasos já medidos em décadas, para lançar expansões para seu MMO.

Eis que agora com a BioWare se aventurando no campo dos RPGs massivos, a idade está começando a pesar para o RPG da Blizzard. Desde o lançamento de Star Wars The Old Republic, mais de 2 milhões de jogadores abandonaram World of Warcraft, e coincidentemente, o MMO da Bioware só vem crescendo...

A Blizzard se diz otimista, e acredita que muita gente que parou de jogar na verdade atingiu o nível máximo e está só esperando a próxima expansão, Mists of Pandaria, que trará os pandas fofinhos de Kung-Fu Panda para o mundo de Warcraft, e voltarão em breve.

E quem está ganhando na briga entre a BioWare e a Blizzard? Acredite se quiser, mas é a EA Games. Enquanto World of Warcraft chegou a ter 12 milhões de jogadores em 2010, o singelo e pouco falado Battlefield Heroes da EA tem atualmente 10 milhões. E isso só ele. Se somar mais Need for Speed World, Battleforge e Dragon Age Legends, a Electronic Arts tem mais de 25 milhões de jogadores em seus multiplayers massivos.

O segredo, para muitos, é o fato dos jogos da EA serem gratuitos, ao contrário de World of Warcraft e Old Republic. Mas o produtor da Blizzard, Jhon Lagrave, já anunciou que não vai beber muito mais dessa água. Depois de WoW se tornar gratuito até o nível 20, muitos especularam que logo o game seguiria os passos de Lord of the Rings Online e ficaria 100% gratis. Jhon disse que WoW está muito bem com o sistema de assinaturas, dando lucro, recebendo expanções e com mais habitantes do que a grande maioria das metrópoles do mundo... muito bom para um game que tem quase uma década, e nada vai mudar por enquanto...

25 de março de 2012

Novo Soul Reaver pode estar a caminho

"Eu era cool antes dos vampiros do Crespúculo!"

Poucos games dos anos 90 foram tão legais quanto Legacy of Kain: Soul Reaver, com seus vampiros monstruosos e o protagonista que devorava almas em um mundo aberto enorme e muito bem feito. Eis que a Crystal Dynamics deixou vazar que um novo game da série pode estar a caminho.

Enquanto o novo Tomb Raider (outro excelente jogo da mesma época) não fica pronto, podemos apenas esperar que os rumores sejam verdade e que os vampiros de Legacy of Kain voltem mesmo para as telas do PC e dos novos consoles!

23 de março de 2012

Mass Effect 3 decepciona e Bioware quer rever o final

"Mas que raios de final é esse?"

A saga do Comandante Shepard chegou ao fim com o lançamento de Mass Effect 3, dia 06 de Março. O game, recebido no começo com adoração pelos fãs e pela crítica (que ao contrário do Blog da Resenha nem sempre termina o jogo para poder avaliar...) logo se revelou um cavalo de tróia, com um final, dizem, decepcionante.

As reclamações foram tantas que o final de Mass Effect 3 virou até meme. Basta entrar em sites como 4chan, 9gag ou Memebase para ver centenas de piadinhas a respeito de Shepard e do "Marauder Shields", um soldadinho que aparece no final e não tem qualquer importância para a narrativa, mas virou herói nos memes por "tentar impedir o jogador de ver o final horroroso do jogo"

Diante desse tipo de comentário, a Bioware está cogitando lançar um DLC para explicar direito o final. O co-fundador da softwarehouse, Ray Muzyka já anunciou que os fãs podem ficar calmos, pois a história de Mass Effect não acaba nesse terceiro episódio, e logo logo teremos um quarto jogo da série, que, promete ele, vai amarrar as pontas soltas e dar uma continuação melhor à narrativa.

Enquanto isso, o criador de Bioshock, Ken Levine, disse estar preocupado e desapontado com a repercussão do caso. Ele diz acreditar que a BioWare está numa sinuca de bico, se lançar os DLCs, dificilmente agradará os fãs da série e pode abrir um precedente para jogos com finais ruins receberem adições "consertando" o que teoricamente é trabalho artístico. Livros e pinturas não recebem "adições" caso os leitores ou apreciadores de arte não gostem deles.

Caso desista de clarear as coisas, a BioWare corre o risco de ser vista como uma empresa que não se importa com as críticas dos fãs, e cair no mesmo fosso que o diretor de cinema Uwe Boll, famoso por fazer filmes ruins e soltar palavrões para os críticos.

Por enquanto vale a pena jogar Mass Effect 3 para ver como a história se desenrola... e se o final é mesmo tão ruim quanto dizem por aí...


19 de março de 2012

Bizarro - Assassins Creed Indiano??!!

"Hare Baba! Pirataria não é auspicioso! Onde estão suas lamparinas do juízo?!"
Você achou que pra lá do Meridiano de Greenwich só a China criava produtos piratas?

A Índia resolveu se adiantar à Ubisoft e suas negociações com Hollywood para um filme de Assassins Creed e lançou sua versão toscona do épico.  Velayudham (que nem o Google Translator sabe o que significa...) segue o estilo dos filmes indianos, com números musicais de dar vergonha, multidões a perder de vista, heróis com bigode de fazer inveja a Stalin e Nietzsche e nenhuma cena de beijo.

Aparentemente a narrativa não tem nada a ver com os Assassinos e Templários, e sim com um indiano que decide se vestir de Altair para fazer justiça com as próprias lâminas ocultas no pulso. Bizarro.


Mesmo não sendo a mesma história, não dá pra negar que a roupa do justiceiro indiano é claramente inspirada nos games da Ubisoft, e suas Hidden Blades (aquelas lâminas no pulso) também parecem saídas do jogo. 

Se você gosta de filmes indianos, não perca seu tempo e vá assistir o Assassins Creed Hare Baba, antes que a Ubisoft processe a produtora e tire o filme do mercado...


16 de março de 2012

Finalmente - Diablo III confirmado!

"Já era hora, Blizzard!"

Depois de ser adiado durante anos a fio, Diablo III finalmente vai sair. Pelo menos foi o que a produtora Blizzard anunciou, depois de ter adiado o game mais uma vez.

A versão virtual de Diablo III, vendida diretamente do site, sairá dia 15 de Maio, e a versão em DVD, incluindo a caixa da edição especial, chegará nas lojas dia 7 de Junho. 

Agora vamos às más notícias. Tanto a versão virtual quanto a caixa com DVD sairão pelo mesmo preço de 99 R$ (por volta de 50 US$). Normalmente a versão em mídia física é mais cara por conta dos gastos com produção, transporte, lucro da loja que está vendendo e marketing (cartazes, folders, etc...). No frigir dos ovos, sai mais caro comprar online (onde a Blizzard fica com todo o lucro) do que nas lojas (onde transportadoras, fábrica de DVDs, empacotadoras, gráficas e loja recebem parte da grana).

A empresa também confirmou o que muitos (incluindo eu) temiam. Diablo III terá uma forte presença online, quase um MMO, com direito a PVP, players se encontrando no jogo online e uma infame loja virtual onde você pode comprar itens mais fortes e vender os que você não quer mais - com dinheiro real!

Mesmo para quem gosta de MMO (eu particularmente não gosto), é grande a chance do jogo virar um "Pay to Win", com jogadores riquinhos torrando centenas de dólares reais para comprar itens absurdos e massacrar quem quer jogar o game. 

Também não foi confirmado, mas parece que averá uma taxa mensal para jogar Diablo III. Vamos esperar que haja um modo singleplayer no game e que o "MMO Mode" seja opcional... 

Outra má notícia é que, a menos que a Blizzard volte atrás no que disse, passaremos 2012 sem o segundo terço de Starcraft 2 ou sem a infame adaptação de Kung-Fu Panda Mists of Pandaria. A empresa tinha anunciado que iria lançar apenas dois jogos este ano, e uma vez que Diablo III está oficialmente confirmado, podemos dar adeus aos zergs ou pandas este ano. 

8 de março de 2012

Novo Assassins Creed e Sim City estão chegando...

Pouco tempo depois de lançar Assassins Creed Revelations (nem tive tempo de jogar ainda), a Ubisoft já confirmou que o próximo game da série está quase pronto. As imagens confirmam que Assassins Creed III se passará nos EUA, durante a Guerra da Independência contra a Inglaterra, e são de tirar o fôlego:















A Ubisoft também confirmou que o novo Assassins Creed trará novidades para a série. Caçar será um recurso importante, e suspeitamos que o personagem terá de se alimentar ou poderá fazer itens com pele e chifres de animais. O novo assassino também poderá escalar árvores com a mesma facilidade com que Ezio e Altaïr escalavam prédios, e, conforme o tempo passar, diferentes estações do ano trarão calor, chuva e neve, obrigando o jogador a adaptar suas estratégias e vestimentas ao clima. 


Embora não deva ser tão grande quanto Skyrim, o novo Assassins Creed continuará contando com ambientes variados e expansões lançadas anualmente como ocorreu com a saga de Ezio Auditore. 


...E não é só isso. Depois do ruinzinho Darkspore, a Maxis, agora sem seu fundador Will Wright, promete um novo Sim City. 

O novo game trará recursos similares a outros jogos de administração como Anno 2070 e Emergency 2012. A briga por recursos renováveis que custam caro para desenvolver ou poluidores que saem barato será o foco do novo Sim City, e catástrofes irão de tornados e terremotos a simples batidas de carro, exigindo que o jogador invista em policiamento e equipes de resgate para manter a cidade funcionando. 

Os gráficos sugerem que muitas construções terão pequenos eventos visíveis pelo jogador, como torneios esportivos em estádios, exposições de artes e shows. 

Como anda na moda trollar jogadores que tem internet lenta ou instável (não é, Ubisoft), Sim City 5 será online, a sua cidade irá fazer fronteira com a cidade de outros jogadores, permitindo que você coopere com seus vizinhos para manter tudo funcionando perfeitamente. 

Vamos esperar que venha com um modo offline também...






1 de março de 2012

Blizzard trollando todo mundo

Blizzard Trollface

Há mais de uma década prometendo as continuações de Diablo II e StarCraft (e após ter lançado apenas 33% deste), a Blizzard anunciou o cancelamento de um de seus lançamentos para 2012 e adiou o tão esperado Diablo III para o segundo semestre... e se o tempo estiver bom. 


Agora, apenas para trollar os pobres gamers que estão sem um novo Diablo desde 2000, a softwarehouse liberou imagens e conteúdo da edição de luxo do jogo:


Capa estilosa


O jogo Diablo III 

Jogo Diablo II (2000) e a expansão Lord of Destruction (2001), crânio do Diablo com Pen Drive/Soulstone de 4GB para você guardar dados e espíritos malignos
Se você tiver World of Warcraft instalado no PC, seu personagem recebe um monstrinho aliado. Se tiver StarCraft II Wings of Liberty, ganha decalques especiais pra armadura e retratinhos pro Battle.net. Se comprar a versão de luxo de Diablo III, seu personagem ganha armadura estilosa e asas (!!!)


DVD e Blu-Ray com making of, livro com arte exclusiva de Diablo III (mais de 200 paginas!)

CD com a trilha sonora de Diablo III
... E não é só isso! Embora não tenha data pra sair, a tal edição de luxo já está em pré-venda em lojas gringas por 99 dólares (menos de 200 Reais). 


E já que está cada vez mais atrasada pra lançar jogos eletrônicos, a Blizzard resolveu trollar ainda mais e vai lançar jogos "analógicos", aqueles bons e velhos jogos de tabuleiro. Já estão agendados um Monopoly (Banco Imobiliário) baseado em World of Warcraft e um Risk (conhecido no Brasil como WAR) com pecinhas de StarCraft. 





Tá bom, Blizzard, mas ainda estamos esperando as outras duas partes de Starcraft II e o tal Diablo III...


Imagens foram quibadas do site da revista Arkade www.arkade.com.br