10 de março de 2007

Red Alert 2


Red Alert 2 (***)

No início dos anos 90, o game Command & Conquer revolucionou o mundo dos games ao trazer uma das melhores séries de RTS da história. O jogo tinha como enredo a luta entre a GDI (Global Defense Initiative, Iniciativa de Defesa Global),

grupo armado comandado pelos EUA, contra a NOD, terroristas que tentavam se apossar de uma nova fonte de energia (qualquer semelhança com o mundo de hoje é mera coincidência...eheheheh), o Tiberium, um mineral alienígena que se reproduzia como plantas e era altamente radioativo. A série Command & Conquer se desdobrou em outra série, Red Alert, que conta no enredo uma "realidade alternativa", onde Albert Einstein inventou uma máquina do tempo e voltou ao passado, impedindo Hitler de se tornar Fuher do III Reich e assim impedindo a II Guerra Mundial. Acontece que sem o Reich, União Soviética e EUA não tardaram a declarar guerra um ao outro. E é nesta "guerra fria quente" que segue a série Red Alert.

Alerta Vermelho

O primeiro Red Alert mostrava o avanço da União Soviética sobre a Europa e a tentativa dos países capitalistas europeus, em união com os Estados Unidos, de impedir que o continente inteiro fosse conquistado por Stalin. Em Red Alert 2 Stalin está morto a muito tempo. O game se passa no final dos anos 90, quando a URSS resolveu levar a guerra para o quintal dos EUA.

Graficamente o game é fraco, com praticamente os mesmos gráficos de Tiberium Sun, ligeiramente melhorados. O que por um lado é ruim, por outro é bom, pois faz com que Red Alert 2 possa ser jogado em computadores mais antigos.

A interface continua a mesma clássica da série. Há a barra lateral com a quantidade de dinheiro (ainda não temos Tiberium em Red Alert...), as unidades, construções... tudo o que está ali desde o primeiro Command & Conquer.

Há novas possibilidades de estratégia, os soldados podem entrar em construções como prédios e casas e proteger-se dentro delas. Há muitas unidades com habilidades especiais, normalmente ativadas quando se clica em cima delas (ou em um botão na barra inferior do HUD), como se entrincheirar atrás de sacos de areia, irradiar o terreno a sua volta...

Também estão lá as cutscenes que fizeram a fama da série Command & Conquer. Os filmes, feitos com pessoas reais, mostram alguns dos personagens do game, passam as missões e trazem a ação do jogo para atores de verdade.

Mais do mesmo...

Red Alert 2 não tem muita inovação, é o bom e velho Command & Conquer, com gráficos melhores (mas não muito) do que o original de mais de 10 anos atrás. Na verdade, Red Alert 2 tem alguns fortes pontos negativos.

Primeiro é o tratamente humorístico dado aos personagens nas cutscenes. Tanto o presidente dos EUA como o líder soviético são mostrados como idiotas, capazes das maiores palhaçadas. O general americano é vítima de um terrorista tão tosco que chega a ser engraçado. Yuri, o personagem mau que deveria substituir Kane, não tem o carisma do líder da NOD (e amigo do Stalin! O cara eh eterno!), e parece um pouco afetado. De fato, as cutscenes acabam sendo dominadas pelas belíssimas mulheres do game, aparentemente todos os personagens masculinos são idiotas ou apatetados... Nada comparado ao primeiro Red Alert, que trazia um Stalin quase tão perfeito quanto o real, além do vilão ìcone da série, Kane, e um Einstein pelo menos 10 quilos mais magro...

As fases também tem problemas. A maioria é fácil demais, sendo facilmente vencida pelo exército com maior número de soldados. Há pouco desafio mesmo no nível difícil. Enquanto Red Alert original e os Command & Conquer anteriores tinham fases extremamente estratégicas, esse se resume a montar uma base, criar o máximo possível de unidades e esmagar os inimigos...

Se você gosta de Command & Conquer, jogou Red Alert e não se importa em ver uma versão "casseta & planeta" do game anterior, pode até se divertir por algumas horas, mas fica o aviso de que Red Alert 2 não é nenhuma obra prima.

2 comentários:

  1. Olá!
    Encontrei este Blog quando pesquisava sobre tomb raider no Google! Achei muito legal o seu Blog trazenod muitas informações sobre os jogos.
    XD

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz q tenha gostado

    Agora estamos de volta, com atualizações mensais (se der tempo, semanais) de resenhas de novos jogos

    ResponderExcluir