14 de outubro de 2007

Empire Earth


Empire Earth (****)


A primeira vez que topei com este jogo, em uma revista de games para PC, achei que não passava de mais um "clone" do famoso Age of Empires. De fato, Empire Earth é uma surpresa muito agradável para os fãs de RTS.
Império Terrestre
Empire Earth é, no mínimo, um investimento corajoso da Sierra. em um filão dominado pela onipresente Microsoft, com suas séries Age of Empire e Rise of Nations. Este game, no entanto, consegue fugir do esquema dos dois games, deixando de lado a tradição deles e investindo em uma perspectiva nova.
Embora não tenha gráficos tão bonitos quanto os games da concorrente Microsoft, este jogo aposta na visão 3D similar à Warcraft 3. As estruturas são bonitas, bem construidas e o sistema possibilita um zoom capaz de colocá-lo no mesmo nível das unidades (também similar à Warcraft 3).
A jogabilidade é amigável, há muitas opções de unidades, sendo que muitas são especializadas. Soldados com lanças são ótimos contra cavaleiros, mas são fracos contra espadachins, que por sua vez não suportam ataques à distância. Soldados com armas de fogo são superiores à todos os outros, mas são inúteis contra unidades fortemente blindadas. Isso possibilita uma ampla gama de estratégias, sendo necessário uma boa idéia das forças inimigas antes de fazer um ataque.
O grande diferencial do game, no entanto, é não ficar restrito a uma era apenas. Ele cobre a história da humanidade desde a pré-história até o futuro distante. As fases são bem feitas, e fogem da mesma linha da série Age of Empires. A parte da Antiguidade cobre a história grega e macedônica, na Idade Média temos algumas sagas inglesas, depois passamos para a Idade Contemporânea com a alemanha nazista e vamos para o futuro distante na Rússia.
As fases são bem feitas, são bastante desafiadoras e conseguem equilibrar a construção com o combate de forma magistral. Exigem bastante do jogador e emulam o tipo de guerra do período retratado. Na Antiguidade e Idade Média você contará com grandes cercos a fortalezas, cargas de cavalaria e lutas sangrentas. Na Era Moderna espera batalhas campais no melhor estilo "O Patriota", na I Guerra Mundial você vai perder horas montando casamatas, trincheiras e cercas de arame farpado, batalhando por terreno milímetro por milímetro, na II Guerra Mundial prepare-se para batalhas com blindados nas famosas "blitzkrieg" (ataques relâmpago) alemãs. É impressionante como a Sierra conseguiu reproduzir perfeitamente o jeito de lutar de cada época e civilização em Empire Earth.
"O Horror, O Horror"
De modo geral, Empire Earth é uma surpresa agradável para quem já não aguenta mais jogar Age of Empires. Apesar de possuir também uma temática histórica, é um jogo bem diferente, com outras civilizações e unidades diferentes das séries da Microsoft.
No entanto, há alguns problemas neste game. A versão mais antiga dele não possui ajuste de nível, sendo configurada automaticamente para dificuldade "normal". Alguns inexperientes podem achar este nível muito difícil, enquanto jogadores mais calejados podem achar bastante fácil. O patch da Sierra resolve o problema, possibilitando escolher nível "easy" e "hard".
Dentro do game, outro problema se destaca pelo excesso de recursos a se coletar. Há muitos recursos mesmo. Enquanto Age of Empires tinha apenas ouro, madeira, comida e pedra, aqui temos além destes, metal e petróleo, totalizando seis recursos que devem ser coletados.
As unidades também não tem uma escala muito boa, sendo que são muito grandes em comparação com as construções. Isso não chega a ser problema, mas o jogo seria mais bonito com unidades em escala menor.
Em suma, Empire Earth é um grande RTS que merece ser jogado!

Um comentário:

  1. Anônimo11:17 AM

    Só queria agradecer o artigo, esses dias vi o Empire Earth a venda, comprei e estou jogando. Adorei!

    Também tinha o Empire Earth II, mas vi o outro artigo sobre este jogo e não comprei. Valeu por tudo!

    ResponderExcluir