27 de maio de 2009

Warhammer Dawn of War Winter Assault (PC)

Warhammer Dawn of War: Winter Assault
(PC) (*****)

Já faz quase cinco anos que o primeiro Warhammer 40.000 Dawn of War foi lançado para PC. Embora muita gente não saiba, o mundo de Warhammer 40k (abreviação para "40000") foi criado nos anos 80 como jogo de tabuleiro, com miniaturas de metal. Este universo se tornou tão popular que acabou influenciando vários outros, incluindo o StarCraft da Blizzard.

No primeiro Warhammer 40k Dawn of War, publicado pela THQ (Company of Heroes, Destroy all Humans, S.T.A.L.K.E.R. Shadow of Chernobyll...) em 2004, o jogador controlava os Space Marines, um exército de supersoldados geneticamente modificados e com diversos implantes cibernéticos, devotados à destruição dos inimigos do Império humano.

Em Winter Assault o jogador tem a oportunidade de controlar outras quatro facções do universo de Warhammer 40k.

Martelo de Guerra

O principal diferencial do universo de Warhammer 40k é o fato de que não há heróis e vilões. Todas as facções e espécies são fanáticas, violentas e não se importam em sacrificar milhões de inocentes para conseguir o que querem. Algumas, no entanto, são ainda piores do que as outras.

Winter Assault mantém os mesmos gráficos, sons e estruturas do primeiro Dawn of War. No entanto, aqui os Space Marines não estão disponíveis para serem controlados pelo jogador. Ao contrário, ele deve escolher inicialmente entre duas facções, o Caos, formado pelos Chaos Space Marines e pelos Orks, ou a Ordem, defendida pela Guarda Imperial e pelos Eldar.

Todas estas facções tem características muito pessoais, e acabam se separando ao longo da campanha single player.

A Guarda Imperial fez uma pequena aparição no primeiro Dawn of War. Enquanto os Space Marines eram supersoldados, protegidos por armaduras robóticas e devotados ao Imperador, os pobres mortais da Guarda Imperial são apenas humanos comuns, parcamente protegidos e com acesso a armamentos relativamente antiquados (tanques de guerra no ano 40.000?!), ou seja, a moral deles é péssima. Basta uma carga de orks para que eles borrem as calças e batam em retirada. No entanto, eles tem a seu favor os números, sendo fácil construir tropas realmente grandes de soldados.

Os Eldar são elfos do mundo de fantasia Warhammer, "evoluídos" ao século XXXX. Embora fisicamente fracos, eles tem muitas artimanhas. São rápidos, contam com teletransporte e habilidades furtivas, podendo tornar suas construções, e eles mesmos, invisíveis.

Os Chaos Space Marines são Space Marines caídos, que abandonaram o culto ao Imperador para adorar deuses demoníacos do espaço. Embora mantenham mais ou menos o mesmo equipamento que os Space Marines do primeiro game, eles tem unidades diferenciadas, são mais violentos e perigosos, contando com demônios, feiticeiros e magia negra a seu dispor.

Já os Orks... bem, eles são como os do primeiro game. Burros, ignorantes e estúpidos, costumam mostrar coragem quando estão em vantagem e a sair correndo quando em desvantagem. O mais engraçado fica por conta dos nomes que eles dão à seus equipamentos e construções, todos escritos errado em inglês.

Como expansão ao Dawn of War original, Winter Assault inova com cenários belíssimos, narrativa single-player divertida, boa caracterização dos personagens, boa dublagem (em inglês) e bom modo multiplayer. Uma excelence aquisição para quem gostou do primeiro Dawn of War.







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