Foi com muitas esperanças que eu peguei, pela primeira vez o jogo oficial da excelente série de terror Jogos Mortais (Saw)
Para quem não conhece, a série Jogos Mortais, no cinema, começou com um filme barato, com uma locação só, sem nenhum ator muito famoso, sem efeitos especiais mirabolantes, mas com uma trama tão bem desenvolvida e com interpretações tão boas que logo se tornou um clássico.
O primeiro filme se passava quase todo em um banheiro abandonado, imundo, onde dois caras acordavam acorrentados em lados opostos do local, e uma televisão com um boneco de ventrílogo ia dando ordens absurdas e revelando os segredos sujos de cada um deles.
Eis que, após seis continuações, chega o jogo baseado na série de cinema.
Saw inicia no mesmo estilo dos filmes. Você joga com uma vítima do serial killer Jigsaw, um policial corrupto que por muito tempo tentou pegar o assassino. A história do personagem vai sendo apresentada aos poucos, e é bem semelhante ao estilo dos filmes.
O jogo tem uma ambientação legal, com armadilhas bem construídas, bem ao gosto dos filmes. Mas infelizmente os problemas ofuscam o que o game tem de bom....
A jogabilidade do game é bem ruinzinha, se baseando nos números do teclado ao invés de, por exemplo, nas teclas do mouse ou em outros botões mais ergonômicos. Os dois botões do mouse correspondem aos número 1 e 2 do teclado. Uma escolha bem escrota, para dizer a verdade. Muito dos controles também fazem uso dos movimentos do mouse, sobretudo para se equilibrar e ripas de madeira ou para girar senhas de cadeados. No entanto, estes controles são terrivelmente mal calibrados, e tornam quase impossível passar de certas partes do jogo.
Soma-se a isso a impossibilidade de criar dois jogos simultâneos. Se você tem um irmão/amigo/namorada que quer jogar no mesmo computador, ele irá "apagar" seu progresso toda vez que iniciar um jogo novo. Não há opção de criar profiles ou coisa assim.
Também não há savegames, só savepoints que são terrivelmente distantes uns dos outros, e às vezes longe também das armadilhas, fazendo você percorrer uma loooonnnnngggggoooo caminho toda vez que morrer.
Pior ainda foi a inclusão de "batalhas" no jogo. No enredo seu personagem teve uma chave implantada no corpo, e um monte de loucos estão no labirinto abandonado onde você está, com armadilhas presas à cabeça que só podem ser desativadas com a chave que está dentro do seu personagem. Estes malucos vão te atacar o tempo todo, e o jogo é especialmente cruel na desigualdade do combate.
Para lutar, você deve segurar Shift e apertar o botão 1 para atacar ou 2 para defender. Parece simples, mas a resposta dos botões é muuuuuiiiiitttttoooo lenta. Os inimigos atacam rapidamente, te "moendo" na pancada, enquanto você leva vários segundos para levantar o braço para se defender ou para bater neles. É quase impossível sair de um combate sem perder mais da metade da barra de vida.
A maioria das armadilhas também usa os números do teclado, muitas vezes sem qualquer indicação deles, tornando o jogo um cansativo exercício de "chutometria".
Saw pode até ter boas intenções, uma história bem montada e bons gráficos e efeitos sonoros, mas sua jogabilidade bizarra e mal programada acaba obscurecendo qualquer mérito que ele poderia ter. Uma pena. Jigsaw vai com certeza raptar os programadores do game e obrigar eles a jogar essa bomba até morrerem. Será um fim digno!
Estou tentando jogar esse Saw, que fiquei fascinado pelos enigmas e suspense, mas é frustrante tentar usar os controles! Enchi o saco! Mataram o jogo pela péssima jogabilidade. Uma pena mesmo!
ResponderExcluirpoxaa o jogo é bom ! mais não to conseguindo passar da 1ª fase jogo no teclado e não no controle !!
ResponderExcluirAaaae galera pra quem nao manjar muito bem como se joga o saw pra pc eu aconselho que procurem esse novo canal do youtube que ta mostrando com se joga e mostra passo a passo capitulo por capitulo como se passa do jogo saw jogos mortais espero ter ajudado voces,um abraço !
ResponderExcluirO canal é esse aqui gente : www.youtube.com/HumbertoGamer