5 de fevereiro de 2010

Empire Total War (PC) (**)

Empire Total War (PC ) (**)

A série Total War, iniciada com o inovador Shogun Total War, se tornou um marco nos games de estratégia. Ela conseguiu juntar de forma majestosa as batalhas históricas da série Age of the Empires com o microgerenciamento da série Civilization, e ainda acrescentou algo então inédito, o realismo de ver-mos centenas de milhares de soldados diferentes no campo de batalha. Nada de juntar um "exército" de cinco ou nove soldados, aqui você controla centenas, milhares, milhões.... E pode ver todos eles, quais usam bigode, quais usam barba, quais estão com espadas nas mãos, quais estão com machados...

O ápice da série foi com Rome Total War, onde a série mergulhou na Antiguidade clássica trazendo as invenciveis legiões romanas, excelentes controles, batalhas agitadas e muita surpresa ao longo de vários turnos de jogo.

O seguinte Medieval II Total War foi praticamente uma reedição de Rome, mas com novos gráficos e se passando na Idade Média.

Agora a série desbanca na modernidade, com a Revolução Industrial e o Neocolonialismo como planos de fundo. E naufraga.

Império
Para dizer a verdade, Empire Total War não é um naufrágio completo. Há uma porção de boas idéias nele. Agora você pode pesquisar tecnologias (o que não existia nas versões anteriores...), nomear ministros para governar seu império (tente ficar longe dos corruptos!), e foi acrescentada a tão esperada "Batalha Naval", onde você pode controlar em tempo real suas embarcações.
A batalha naval é realmente linda. Os controles são simples e dão muitas opções. Você pode tanto enfiar no fundo do oceano os navios inimigos, usando balas de canhão comuns, como optar por atirar correntes (que se prendem nos mastros e velas) para deixar os navios inimigos mais lentos, atirar balas de mosquete para matar a tripulação e então invadir os navios e roubá-los para si. Os gráficos são lindos, e os navios são danificados em tempo real, perdem mastros, enchem de água e depois de afundarem é possível ver a tripulação se agarrando a tábuas e barris, em pleno oceano.
Outra adição bem vinda é uma campanha histórica independente, contando a colonização e independência dos Estados Unidos, com belíssimas cutscenes.
Em terra, no entanto, o game parece um pouco inacabado. A inteligência artificial é a pior possível, e muitas vezes passa o tempo simplesmente andando de um lugar para o outro, sem destino. Lembra-se das alianças e traições de Rome Total War? Ou dos grandes eventos de Medieval II Total War, como as cruzadas e invasões mongóis? Esqueça. Aqui o jogo roda "duro", paradão, sem nenhuma ação notável da Inteligência Artificial.
Bugs são constantes. Por exemplo, na campanha da história dos Estados Unidos, pegue um exército e ataque uma fortaleza inimiga, mas não a invada, apenas faça o cerco. Quando ela atacar... surpresa, você estará DEFENDENDO a fortaleza que estava invadindo!
Coisas assim acontecem o tempo todo. De cavalos ficando presos em portões até soldados passando através de árvores. Os gráficos das batalhas em terra são muito inferiores aos de Medieval II Total War, e mesmo de Rome Total War. As cores são foscas, a iluminação ambiente é ruim, os modelos são mal-feitos (quando os soldados recarregam os canhões, eles nunca acertam a boca destas armas, sempre jogando as balas ao lado da arma... Essa animação mal feita não chega a atrapalhar, mas é ridícula frente aos canhões de Medieval II Total War), e o elemento estratégia é quase nulo.
Se em Medieval II e Rome tinhamos um terreno extremamente detalhado, com relevo bastante realista, em Empire Total War temos em 99% das vezes um terreno plano, feio, sem muito detalhe ou possibilidades de se criar uma boa estratégia. As batalhas acabam se resumindo à superioridade numérica. Outra coisa ridícula é a quase inexistência de Inteligência artificial para suas tropas. Em Rome e Medieval II, se você posicionava arqueiros no campo, e o inimigo chegasse pelos lados ou por trás, seus arqueiros giravam o tronco, miravam e atiravam no oponente. Em Empire Total War, todas as suas unidades de ataque à distância são cegas, surdas e tem torcicolo, sendo incapazes sequer de OLHAR PARA O LADO, permitindo que qualquer um as pegue desprevenidas, mesmo se atravessar na frente delas e então ir para suas laterais.
Some a isso o fato do jogo ser absurdamente pesado. Os programadores optaram por colocar algumas DEZENAS de facções atuando juntas em cada turno. Se em Rome e Medieval II já era cansativo esperar dez ou quinze povos/facções atuarem em cada turno, em Empire você vai ter que esperar por pelo menos uns TRINTA. E a maioria desnecessários. Imagina você jogando com a Índia, e tendo que esperar para passar de turno porque os Estados Unidos estão brigando com o Império Otomano. Se as nações e facções fossem divididas por região (algumas para a Ásia, algumas para América e outras para Europa), o jogo seria mais fluido.
Mesmo sem toda essa enrolação, o game pesa. E sem motivos. Os gráficos não são grande coisa, mesmo com todas as opções no máximo, eles ainda perdem bastante para os de Medieval II ou de Warhammer Mark of Chaos. O som também não é tão bom, apenas razoável. Na verdade não deveria ser tão pesado, mas é impossível rodar Empire Total War sem uma placa de vídeo de, no mínimo, 1 Giga, e sem pelo menos 4 GB de memória RAM...
É uma pena que um game com tantas boas idéias tenha sido transformado em uma carroça pesada, tosca e mal acabada... Espero que isso não se repita em Napoleon Total War, que já está prometido para o primeiro semestre de 2010...

4 comentários:

  1. Anônimo12:20 AM

    Essa foto não é do Empire total war

    e sim do Imperial Glory

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:20 PM

    Péssimo jogo.Ao menos comprei na promoção.Difícil de jogar, de entender, de controlar.Tudo difícil.Ocupa muito espaço no PC e direto tem que ficar fazendo atualizações; uma mais pesada que a outra.Não recomendo a ninguém.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:35 PM

    difícil de jogar? se vc souber um pouco de inglês consegue jogar. Se vc ñ ta conseguindo leia alguns guias na net, olha esse: http://guides.gamepressure.com/empiretotalwar/

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:27 PM

    pessoal é horrível de jogar a iluminação é fraca, dificil de entender.Pesado, demora e eu concordo com o texto os soldados são cegos, surdos e tem torcicolo

    ResponderExcluir