14 de agosto de 2010

StarCraft 2 (PC) (***)


- StarCraft 2: Wings of Liberty (PC) (***)
Em 1994, o mundo dos games para PC era invadido pelos RTS, os jogos de estratégia em tempo real. Entre muitos RTS da época, um se destacou bastante, o jogo medieval da Blizzard, WarCraft.
No ano seguinte a Blizzard lançou WarCraft 2, um grande sucesso, com gráficos, som e jogabilidade 200% melhor do que o anterior. WarCraft 2 consolidou a Blizzard como uma das melhores softwarehouses do mundo.

Em 1998 a empresa atacou novamente, desta vez no futuro, com StarCraft. Muita especulação rolou sobre o game. Seriam orcs e humanos no futuro? Seria algo semelhante à Warhammer 40.000?
Embora tenha se "inspirado" em Warhammer 40.000 (Os Zergs são idênticos aos Tyranids, e as armaduras dos Terrans são praticamente iguais às dos Space Marines... e por aí vai...), a Blizzard conseguiu trazer um game inovador, uma narrativa profunda e cativante e personagens que ficaram na cabeça de quem jogou. Praticamente todo o planeta, em especial a Coréia do Sul, se viciou completamente em StarCraft.

A Blizzard então voltou a se concentrar na Idade Média com a série Diablo e, posteriormente, com WarCraft 3 e World of WarCraft. O novo game de StarCraft, que seria um jogo de ação/stealth para PS2 e PC, chamado StarCraft Ghost, chegou a ser produzido e imundou a internet com gameplays, trailers, wallpapers e garotas vestidas da personagem principal, a agente secreta Nova, na E3...


Então a Blizzard simplesmente cancelou o game e deixou uma legião de fans desapontados, jogando um game de mais de dez anos atrás...


Depois de 12 anos de espera, finalmente a softwarehouse volta ao seu cenário futurista com StarCraft 2. Muito foi especulado, muito foi anunciado e a própria empresa acabou vindo para o Brasil, prometendo distribuir o game a preços inacreditavelmente baixos...


Finalmente temos StarCraft 2.... porém...

Me engana que eu gosto!


De fato, não temos ainda StarCraft 2...

O game lançado este ano é apenas 1/3 do prometido StarCraft 2. Como assim?

Vejamos, StarCraft tinha três raças para se jogar. Os Terrans, humanos expulsos da Terra e perdidos em uma galáxia longínqua, os Zerg, extraterrestres nojentos estilo Alien, e os Protoss, extraterrestres fanáticos religiosos meio newage. A história do game se desenrolava ao longo de dezenas de fases onde você controlava exércitos, cada vez de uma das facções.

StarCraft 2 trás apenas parte da história de... StarCraft 2, e apenas a campanha dos Terran. Há algumas "amostrar grátis" das campanhas das outras raças ao longo do jogo, mas a sensação geral é de que o jogo "ficou pela metade".

Há especulações de a Blizzard, sempre ocupada com sua "mina de ouro" do World of WarCraft, simplesmente não teve tempo de terminar as campanhas dos Protoss e Zergs, o que abre a possibilidade destas campanhas serem canceladas a qualquer momento, como aconteceu com StarCraft Ghost.

Outras teorias falam em jogada de marketing. Porque vender um game de 100 reais quando se pode vender três de R$50?

O problema é que normalmente quando um filme, livro ou jogo é dividido em partes, é porque ele é MUITO GRANDE para caber em uma mídia só. Vejamos por exemplo, O Senhor dos Anéis. Imagina ficar trancado em um cinema por 12 horas, sem poder comer, ir ao banheiro ou levantar para esticar as pernas! Para evitar um filme tão imenso, se dividiu ele em três partes. Mesma coisa com o livro, quem já teve a oportunidade de pegar a versão "um livro só" de O Senhor dos Anéis, sabe como é difícil dobrar as páginas daquele livro imenso.

Mesma coisa com Star Wars. Imagina um filme de 21 horas de duração! Praticamente impossível de assistir. Por isso dividir ele em 6 filmes e uma animação em CG...

Só que isso nem de longe acontece com StarCraft 2! Se a Blizzard realmente lançar o jogo dos Protoss e Zergs, espere por uma versão com as três campanhas em uma caixa só em apenas algumas semanas depois da última ser lançada...

Outro problema... Seguindo a idéia miserável de Assassins Creed 2, você precisa ESTAR CONECTADO na Internet para poder jogar StarCraft 2, mesmo se estiver jogando a campanha Single Player ou uma batalha contra o computador. Isso não é problema na Coréia do Sul ou na Finlândia, onde todo mundo tem Internet de 100MB de graça, mas no Brasil é impraticável. Basta seu modem queimar, sua operadora de telefone dar pau ou resolverem enfiar um carro no poste onde passa o cabo telefônico de sua casa para você não poder jogar O GAME QUE VOCÊ COMPROU.

Além de ter que estar conectado o tempo todo na Internet, você ainda tem que estar conectado no Battle.net, uma espécie de "Steam" da Blizzard. Então temos outro problema. No Brasil a Blizzard resolveu lançar duas versões de StarCraft 2, a barata custa entre 40 e 50 reais, mas dá direito a 6 MESES de acesso no Battle.net... Fica a dúvida, depois de seis meses a pessoa poderá continuar jogando a campanha single-player ou lutando contra o computador ou ela simplesmente PERDE completamente o game QUE ELA COMPROU? Imagina se a moda pega e a Marvel resolve lançar um gibi que você tem 6 dias para ler, depois desse tempo um agente da Marvel vai na sua casa, pega seu gibi e queima ele até virar cinzas...

Fora a versão "barata", feita pela metade e com tempo de uso limitado, quase um "demo" do jogo completo, a Blizzard também lançou a edição "de luxo", com o absurdo preço de 500 REAIS!

Pois é, de longe um dos games para PC mais caros já lançados. O que vem dentro?

Segundo a caixa, vem um DVD do jogo com acesso ilimitado ao Battle.net e mais:

- 1 Guia Rápido de Introdução que inclui o Contrato de Licença de Usuário Final (em inglês); (absolutamente inútil... quem já usou um guia deste tipo para algum game, levante a mão...)

- 2 Passes de Convidado com 7 horas de tempo de jogo ou 14 dias a partir da ativação; (Ok, você pode convidar aquele seu amigo que comprou a versão de 50 paus para jogar mais 14 dias depois que a licença dele terminar...)

- 1 DVD Por trás das cenas (em inglês); (Você pode ver o Making-Of no Youtube. De Graça)

- 1 Trilha sonora; (Você também pode ouvir as músicas no Youtube. De Graça...)

- 1 História em quadrinhos (em inglês); (As histórias em quadrinhos de StarCraft custam, em média, 10 reais)

- 1 Livro de Arte (em inglês); (Livros de arte de games custam, em média, 40 à 100 reais)

- 1 Drive USB que inclui os jogos StarCraft e Brood War originais (em inglês); (StarCraft original + Brood War custam em média R$ 19,90. Pen drives custam de 10 a 20 reais)

- 1 código para um animal do jogo World of Warcraft e conteúdo exclusivo. (Se você não joga World of Warcraft, é inútil...)

Ou seja, todo este "kit", custaria, em média, 200 reais, menos da metade do preço da tal "edição de colecionador", se comprado separadamente (sem levar em conta o preço da conta do Battle.net). Pagar meio milhar de reais em praticamente um "demo" de StarCraft 2? E quando lançarem as campanhas dos Zergs e Protoss? O jogo "completo", para ser jogado infinitamente, até o fim dos tempos, custará 1500 reais?! Por este preço eu compro um Xbox 360!

O Game


StarCraft 2 segue uma linha parecida com Command & Conquer 4. Na narrativa você tem opção de escolher onde atacar primeiro, e a cada missão bem sucedida você ganha uma unidade nova.


Em alguns momentos você tem que tomar decisões sobre se aliar a um ou outro personagem. Se você jogou C&C4, vai reconhecer o estilo aqui.


As cutscenes são bem feitas, sendo algumas com CG similar ao das cutscenes de WarCraft 3, mais realistas, e a grande maioria em gráficos menos elaborados, mais similares aos games de primeira pessoa. Nenhuma delas, no entanto, surpreende. Todas já sairam no Youtube, em propagandas do game, e até em propagandas do cancelado StarCraft Ghost...

O "entre missões" é bem elaborado, sendo que você tem oportunidade de explorar um pouco mais o "mundo" de StarCraft, assistir TV (A extremamente tendenciosa UNN, sátira da CNN americana...), conversar com alguns personagens, comprar upgrades para suas unidades e acessar missões "extras".

O jogo em si não tem muita novidade em relação ao StarCraft original. Os gráficos são obviamente melhores (estamos falando de um game de 12 anos atrás), mas as unidades, construções e jogabilidade como um todo são praticamente as mesmas. A trilha sonora dá um clima similar ao do primeiro StarCraft, mas nada muito notável. Nem de longe se parece com a
excelente trilha da série Diablo...

A narrativa é bem costurada, e alguns personagens se destacam, principalmente Tosh, o primeiro personagem negro da série StarCraft (e um dos primeiros da história da Blizzard). Há alguns plots furados, e em alguns momentos praticamente vemos o Almirante Ackbar, de Star Wars, gritando "Its a trap!" ("É uma armadilha!", frase que já virou meme na internet). Em alguns momentos a história é tão cheia de clichês que até Steve Wonder pode ver onde certas coisas vão parar...


O trabalho de dublagem em inglês é ótimo, mas em português é sofrível... Fica parecendo filme de Sessão da Tarde... Se você entende inglês, fuja da versão dublada... ou você irá confundir StarCraft com alguma sátira do Casseta e Planeta...

Apesar destas falhas, StarCraft 2 diverte. Praticamente não há missões do tipo "Construir, criar exército, destruir base inimiga". Cada missão tem alguma coisa diferente acontecendo, de trens que devem ser perseguidos a paredes de fogo que vão destruindo o cenário.

O sistema de compra de upgrades é legal, e deixa você "personalizar" melhor seu exército. As cenas entre as missões dão uma aumentada no clima futurista do cenário, e a trilha sonora country que toca entre cada fase é bem divertida (principalmente a música "A Shotgun, a Zerg and You"). Há muitas piadas e referências à cultura pop e a outros games da Blizzard, como o anúncio de um "iPistol" na UNN, e de um CD de música cantado por um Tauren de WarCraft 3,
com a música "Rogues do it from Behind" (uma piada de duplo sentido, algo como "Ladinos fazem por trás", foi título do primeiro episódio da série pornô/paródia "Whores of Whorecraft").

Por fim, Starcraft 2 é um game divertido, com boas idéias, embora não seja lá muito inovador. Pena que a estratégia escrota de distribuição da Blizzard tenha feito ele ser absurdamente caro e incompleto. Pelo menos crackers como Liberty e Reloaded já desenvolveram cracks (não drogas, mas programas que quebram proteção de CDs e games) capazes de permitir jogar o modo Single Player fora do Battle.net...

2 comentários:

  1. Anônimo6:33 PM

    Oo da pra jogar o single offline sim...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:26 AM

    O amigo,

    eu comprei o jogo e digo que ele permite jogar offline depois, de no momento inicial criar uma conta no battle.net.

    O que é ruim é que as missões são muito poucas (26 apenas), em uns dois dias dá para terminar o jogo.

    ResponderExcluir