6 de outubro de 2006

Land of the Dead


Land of the Dead (****)
George Romero pode não ser um diretor de cinema famoso como Steven Spilberg ou Peter Jackson, mas certamente é, ao lado de Wes Craven, um dos melhores diretores de filmes de terror.
Sua mais famosa obra é a quadrologia dos Mortos, iniciada nos anos 1970 com Dawn of the Dead (que teve uma excelente refilmagem recentemente) e seguindo com Day of the Dead, Night of the Dead e Land of the Dead.
Sua série segue uma idéia perturbadora. De repente, sem razão nenhuma, uma epidemia de zumbis ataca o mundo todo. Pessoas mordidas pelos mortos-vivos se tornam zumbis tambem, e a humanidade é quase dizimada antes que possa fazer qualquer coisa. Nada é explicado, não se sabe se há um virus, maldição ou alguma coisa que transforme as pessoas em mortos-vivos.
A série de George Romero deu inicio a praticamente todos os filmes, games e historias de Survival Horror, incluindo grandes sucessos como Parasite Eve, Resident Evil, Abomination, Exterminio, House of the Dead...

No entanto, demorou para que um game baseado na obra de George Romero aparece-se.

A Terra dos Mortos

Land of the Dead é um shooter em primeira pessoa baseado na quadrologia de George Romero. Apesar de ter o nome do último e mais recente filme da série, seu enredo cobre toda a linha do tempo da série, do surgimento dos mortos-vivos à queda da fortaleza humana.

Neste game, o jogador controla um pacato fazendeiro, que certo dia avista uma pessoa parada na porta de sua fazenda. O que não parecia uma ameaça logo vira desespero, quando centenas de cadáveres ambulantes famintos invadem o local.

Durante o enredo, o personagem acaba indo para a cidade, agora superpopulada de zumbis, onde se encontra com elementos dos filmes de George Romero.

Os gráficos do jogo sao bons, e o som transmite o clima dos filmes. O game é simplesmente desesperador: a munição é excassa, e muitas vezes você vai ter de se virar com armas improvisadas, como tacos de golfe, machados, martelos e canos. Os mortos surgem de todos os cantos, quebram portas, pulam muros, escalam paredes....

Além de ótimo clima, a dificuldade do jogo é algo que chama a atenção. No modo Easy (fácil), os zumbis parecem saidos de filmes antigos, são lentos, morrem facilmente e ficam desorientados quando acertados. No modo Hard (difícil) eles se assemelham à refilmagem de Dawn of the Dead (Madrugada dos Mortos), são rápidos, armam emboscadas, são duros na queda e bastante fortes.

Quando acertado pelos zumbis o personagem cai no chão e fica alguns segundos atordoado. Por isso não é uma boa idéia se aproximar demais deles.

Os mortos andam sobre a terra...

Embora seja um jogo acima da média (comparado a muitos Unreal Tournment e Quakes por ai...), Land of the Dead também tem algumas limitações.

O jogo foi construido com a engine de Unreal, e conserva alguns de seus problemas, como andada muito vagarosa, dificuldade com portas (tanto o personagem quanto os zumbis acabam ficando "entalados" em algumas portas...) e um excesso de linearidade.

Outro problema é a iluminação. Muitos locais do jogo são escuros, e não há lanternas ou algo do tipo, o que transforma algumas partes em um verdadeiro exercicio de "chutometria".

Também há locais, como a plantação de milho da fazenda, que são muito confusos, e acabam obrigando você a ficar horas andando a esmo sem ver para onde está indo ou o que tem em frente.

Os gráficos das armas também poderiam ser melhores. Quando se vai recarregar uma arma, mesmo que você deseje colocar apenas uma bala, os gráficos mostram várias sendo colocadas ao mesmo tempo. Não é algo que chega a atrapalhar, mas poderia ser mais bem feito.

No mais, Land of the Dead tem o principal, o clima dos filmes de Romero, e consegue custurar o enredo do game ao do filme sem usar os personagens deste ou alterar algum dos enredos. É um game excelente, com muitos sustos e o clima sombrio garantido. Como diria Romero: Stay scared! (fique assustado...)

Site oficial: www.landofthedeadgame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário