26 de outubro de 2006

Half Life



Half Life (****)

Quando Half Life surgiu, o mercado de shooters era dominado pelos veteranos como Quake e pelas novas promessas como Unreal. Em meio a shooters de tematica alienigena, Half Life logo se destacou como uns dos melhores games do genero.

A Invasao
O grande merito de Half Life é misturar RPG e shooter. Enquanto a maioria dos outros games do genero se resumem a explorar labirintos e debulhar monstros, este jogo traz um enredo envolvente, do qual o jogador participa ativamente, assim como personagens cativantes e grandes possibilidades estrategicas.
No enredo do game, você vive Morgan Freeman, um cientista que participa de um experimento com o objetivo de abrir portais interdimensionais. Como em todo game e filme que se preze, o experimento da errado, e tem inicio uma invasao extraterrestre...
Durante o jogo, você participa ativamente do enredo. Ao inves de ver as açoes do personagem apenas em cutscenes, em Half Life você faz tudo em tempo real, de pegar carona em bonde a falar com personagens secundarios...
Alem do elemento RPGistico, este game tambem eh um shooter competente, com muitas armas (terrestres e alienigenas), inimigos, instalaçoes labirinticas, armadilhas e pluzzes. Você tambem tem a possibilidade de usar armamento fixo, como metralhadoras e canhoes, o que garante cenas de explosao grandiosas.
Outro ponto favoravel a Half Life é o fato de que suas fases e inimigos foram construidos de forma cinematografica. Muitos monstros e inimigos ficam semi-ocultos, assim como há fases onde é nescessario esconder-se em locais abertos, tudo muito semelhante a filmes de Hollywood.
Freeman must die!
Half Life tem muitos pontos bons, mas tem algumas falhas tambem. Embora divertido e com muitas expansoes, o modo Single Player é muito rápido, podendo-se terminar o game em pouco tempo.
Há outro problema em Half Life, este relativo à diferença entre os inimigos. Alguns encontrados logo no inicio do jogo são fortes e letais demais, podendo matar com um unico ataque, enquanto alguns chefes de fase são praticamente inofensivos.
O excesso de "RPGismo" no game tambem atrapalha. Muitas vezes, sobretudo no inicio do game, é comum ficar sem saber o que fazer, e sem nenhuma pista de para onde ir ou do que fazer para progredir no jogo...
No mais, Half Life é um otimo jogo, principalmente as expansoes multiplayer, sobretudo o famoso Conter Strike. Alguns deslizes são perdoaveis, mas no geral, Half Life vale a pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário