4 de novembro de 2006

The Movies



The Movies (*****)

Jogos de adiministração costumam ser quase um lugar comum no mundo dos games. Os tradicionais "Sims", "Tycons" e similares normalmente se resumem a montar uma empresa lucrativa (parque de diversoes, zoologico, cidade...) e superar desafios financeiros. No entanto, com parcas excessões, esses games não costumam privilegiar a imaginação e a criatividade do jogador. Tudo resume-se a construir as intalações corretas na hora correta e no local correto.

The Movies é uma destas felizes excessões.

A Magia do Cinema

À primeira vista, The Movies parece ser apenas mais um jogo de adiministração, onde você deve construir um estúdio de cinema e lucrar com ele. Não deixa de ser verdade. Em The Movies você tem um pequeno (muito pequeno na minha opiniao) estúdio, e deve construir sets, escolas de cinema, centros de pós-produção, caixas d'agua, contratar zeladores, atores, diretores, roteiristas e fazer filmes para lucrar e ficar longe do vermelho no banco...

O jogo se inicia na criação do cinema, nos anos 1920. Inicialmente você só poderá dirigir alguns filmezinhos curtos, branco e preto e mudos, mas, conforme as décadas passam, novas tecnologias permitem a você criar verdadeiras obras primas, com direito a concorrer a oscar e tudo.

O que mais impressiona em The Movies é a interatividade. Se você gosta de jogos de adiministração, poderá jogar The Movies como um "Sim" ou "Tycon" da vida. Caso prefira exercitar sua criatividade, poderá criar seus próprios filmes.

A opção de criação de filmes é impressionante. Você pode escrever um script, selecionando a pose dos atores, interpretação, expressões faciais, ações e, com a expansão Stunts & Effects, até mesmo escolher o ângulo da câmera(!!!). Pode selecionar o figurino, modificar alguma cena na hora da filmagem, e até mesmo pós-produzir o filme, dublando os personagens e acrescentando efeitos sonoros, música de fundo e legendas.

Além de fazer filmes, o jogo consegue ser surpreendentemente complexo em algo que os simuladores mais antigos ignoravam, o elemento humano. Suas estrelas (atores e diretores) são personagens bastante complexos. Alguns são chatos, estressados, viciados (como não é um jogo da Rockstar, temos apenas alcolismo e vício em comida...hehehe), enquanto outros são simpáticos mas acabam ficando de mal humor de vez em quando...

A Sétima Arte

Não se pode dizer que The Movies tem falhas. Na verdade, tem coisas que poderiam ser acrescentadas (posssivelmente em futuros expansion packs). Falta, por exemplo, cenários medievais, cenas de luta de espadas e ciclo noite/dia. O tempo de jogo passa bastante rápido, o que faz com que o game pareça um pouco "curto" em comparação com um The Sims ou similar.

Outro pequeno problema é a duração dos filmes. Como atores e diretores costumam estressar em filmar muitas cenas, o filme mais longo que você pode produzir dificilmente passa dos 3 minutos. Por isso, nada de tentar filmar a versão extendida de Senhor dos Aneis (12 horas de duração!!!) com seu The Movies!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário