20 de novembro de 2006

Fallout Tactics


Fallout Tactics (****)


Fallout foi um dos melhores, se não o melhor, jogo de RPG eletrônico futurista já produzido. Sua continuação, Fallout 2, foi o melhor game de RPG já criado. No embalo dos sucessos, a Interplay decidiu investir em uma terceira batalha no mundo pós apocaliptico de Fallout, o Fallout Tactics.

Táticas

Fallout Tactics, como o nome diz, não é bem um RPG, como eram as versões anteriores. Embora ainda tenha "pitadas" de Role Playing, como a possibilidade de se construir e evoluir um personagem e de se conversar com outros personagens no jogo, Tactics está muito mais para a estratégia de X-com e Comandos do que para o estilo de Fallout2 e Baldurs Gate.

No enredo do jogo, você controla um novato da organização militar Brotherhood of Steel (Irmandade do Aço). Como soldado da tal irmandade, você precisa cumprir missões diversas, que vão de assassinato a escolta, passando por sabotagens, resgates, exploração....

O humor àcido da série Fallout ainda está presente, embora menos explícito do que nos outros títulos. Além de mortes absurdas e escabrosas (principalmente se seu personagem tiver a caracteristica Blood Mess, que faz com que todos morram de forma exageradamente violenta perto dele...), há referências a filmes (em certo local você encontra o cadáver do Jack (Leonardo de Capri) do Titanic, junto com uma boia, o colar do filme e um desenho tosquissimo de uma mulher nua...), falas divertidas e itens estranhos (desentupidores de pia podem ser usados como arma!!!).

A ação também dá as caras o tempo todo. Há tiroteios para todo lado, e, se você pretende jogar no modo Hard, é importante saber manejar bem os personagens, armar armadilhas, emboscadas, estratégias e ser furtivo.

Um ponto bastante positivo é a interatividade com o cenário. Você pode recrutar soldados em sua base, comprar, pilhar e vender itens, escolher a cor de pele, cabelo e roupas do personagem... enfim, sendo um jogo de estratégia, é um dos melhores.

Outro ponto favoravel são as opções do jogo. É possível escolher lutar em modo de turnos normais, como nos outros jogos da serie; em tempo real, como em Comandos; e no modo "turno de grupo", onde você pode mover todos os seus soldados em cada turno (de longe o melhor). Ainda é possível escolher a opção para deixar seus soldados em formação quando eles se moverem, entre outras, muito uteis para o game.

"Caia Fora" (Tradução ao pé da letra de "Fall Out")

Fallout Tactics é um jogo de estratégia competente. Além de trazer de volta o rico universo da série (algo discaradamente baseado em Mad Max), é muito mais divertido do que jogos similares, como Comandos e X-com.

No entanto, esse game ainda tem muitos defeitos. Trocar itens entre os soldados de seu esquadrão é um suplício, assim como vende-los. Os caras tem que estar perto, não há como examinar as armas para saber quanto de dano fazem sem ter que armar os soldados, e acaba-se gastando tempo desnecessario para ver qual arma é melhor para qual soldado.

Pilhar os corpos também é uma tarefa ingrata. Eles são muito fáceis de se cconfundir, e muitas vezes você acaba pilhando o mesmo cadáver duas vezes.

A falta de Role Playing é uma decepção para quem via Tactics como um "Fallout 3". A liberdade de ação do Fallout2 foi pro buraco. Aqui você tem apenas que resolver as missões, uma atrás da outra. Embora você possa explorar o mapa livremente, não se pode, por exemplo mudar de lado, trair a tal Irmandade, ignorar as missões ou bater um papo amigavel com os civis...

Enquanto se espera o próximo Comandos ou X-com, Fallout Tactics é uma boa pedida. Mas vamos ficar aguardando um "Fallout3", título que, com certeza, Tactics não merece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário