15 de janeiro de 2007

Hitman2



Hitman 2 (****)





Quem nunca sonhou em estar na pele de um agente secreto ou outro herói furtivo? Em se infiltrar em locais bem guardados, atingir alvos virtualmente intocáveis e usar de furtividade para chegar onde nenhum outro jamais chegou? Talvez movido por um sonho assim surgiu Hitman, uma das melhores (senão a melhor) série de games de ação furtiva do mundo...

Assassino
O primeiro Hitman surgiu no auje dos jogos de ação furtiva, e, embora fosse muito falho do ponto de vista da jogabilidade e da parte técnica, soube suprir suas falhas com um enredo envolvente e altas doses de ação.
O sucesso do matador de aluguel conhecido como "Agente 47" logo inspirou a Eidos a produzir uma continuação para o game, que surgiu sob a forma de Hitman2
O maior desafio com certeza foi o enredo. O primeiro game terminava de forma a amarrar todas as pontas soltas e não deixar espaço para continuação. No entanto, a Eidos fez um excelente trabalho, conseguindo criar um enredo novo, envolvente e crível.
Depois do final do um, abalado com os segredos que descobre sobre si mesmo, 47 decide se aposentar em um mosteiro na Itália. Os problemas começam quando mafiosos, decididos a usar de seus serviços altamente especializados, sequestram o padre que dava asilo ao matador, e o obrigam a juntar uma quantidade enorme de dinheiro para pagar o resgate. Então 47 volta a fazer o que mais sabe, matar!
O jogo tem uma sensível melhora em relação ao primeiro. Aqui temos mais movimentos, como abaixar-se, correr de forma mais cômoda, olhar pelo buraco da fechadura de portas... Mais ainda nada de botão de saltar ou escalar...
O game em si tem algumas adições muito divertidas. As armas que você encontrar na fase, 47 vai leva-las para o mosteiro, e você poderá escolhe-las no início de suas missões. Hé também a opção de testa-las contra um pobre espantalho ou contra porcos e pombos quando se está no mosteiro. Sempre que uma fase termina, 47 volta para lá.
Ao contrário do primeiro game, Hitman2 não tem problemas com a morte de civis ou policiais durante as fases, e também não há a questão de dinheiro que se perdia por matar essas pessoas.
Dependendo de quão furtivo ou violento se é, um indicador marca a "personalidade" de seu personagem, que pode variar de "Gun hired" (pistoleiro) a "Mass murderer" (assassino em massa)...
Os gráficos são bonitos, há bastante possibilidades novas, como se locomover pelos esgotos das cidades, e o modo de cumprir as missões depende exclusivamente do jogador. Se você quiser entrar mandando bala em tudo e todos, terá a mesma probabilidade de se dar bem do que se optar por ser furtivo ou por se disfarçar, e não há missões com objetivos lineares como havia no primeiro. A ordem em que você vai cumpri-los depende de você...
Assassinado
Hitman2 é melhor do que o primeiro, mais criativo, bonito e divertido, mas tem algumas falhas graves...
A mais grave é o fato dele falhar naquilo que pretende ser, um jogo furtivo... Se no primeiro você tinha grandes chances de morrer se saisse atirando a esmo, neste tudo se inverte. O modo furtivo, onde 47 anda sem fazer barulho, é muito lento, e não consegue acompanhar os passos dos outros personagens, o que torna praticamente impossível emboscar alguem... O andar normal do personagem também é muito lento, o que torna o jogo tedioso quando se precisa percorrer longas distâncias...
A coisa mais odiosa que já apareceu no mundo dos games é a "barra de desconfiança" que há no HUD de Hitman2. A princípio ela serve para indicar quando os personagens estão desconfiando do agente 47. Se você está disfarçado, por exemplo, e corre ou mexe em um defunto, ou faz algo suspeito, os outros personagens desconfiarão de você... O problema é qe a barra mede esta desconfiança de um modo muito bizarro, piscando a partir do meio dela, ao invés de medir "subindo" uma barra, como um termômetro ou o medidor de vida do agente 47... No fim das contas ela não serve para nada...
A inteligência artificial também tem falhas. Praticamente todo mundo desconfia do pobre agente 47. Mesmo quando você não está disfarçado ou fazendo algo suspeito alguns personagens irão começar a atirar sem motivo....
Algumas missões também estão muito fáceis. Como o "elemento infiltração" está comprometido pelo excesso de desconfiança dos personagens e o "elemento furtividade" pela lentidão dos movimentos do agente 47, sobra apenas a ação insana estilo Rambo. Ou seja, no final das contas Hitman2 é praticamente um Quake ou Duke Nukem careca e em segunda pessoa...

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