23 de fevereiro de 2009

Alien Versus Predator Extinction (PS2, Xbox) (Resenha)


Alien Versus Predator Extinction (***)
PS2, Xbox

O Alien, inventado pelo artista plástico H. R. Giger na década de 1970 para o filme de mesmo nome, se tornou um dos extraterrestres mais conhecidos e temidos do cinema. Com mais de seis filmes já lançados desde então, esta criatura horripilante conquistou o amor do público.

O Predador, que apareceu pela primeira vez no filme de mesmo nome, foi quem começou com a provocação. Em seu segundo filme era possível ver, na nave da criatura, um crânio de alien na parede, pendurado como troféu. À partir de então as duas raças tem se enfrentado periodicamente no cinema e nos games.

Hora de caçar!
Consoles de videogame não são, tradicionamente, território de games de estratégia. Quando peguei Alien vs. Predator Extinction, fiquei pensando como um game de RTS poderia funcionar em um PS2, com o controle de console ao invés de um mouse.

É exatamente aí que este game é uma boa surpresa. Alien vs. Predador Extinction se desenvolve macio no console. Os botões são bem distribuídos e permitem todos os controles que são comuns nos RTS de computador. Controlar hordas de aliens, grupos de caça dos predadores ou esquadrões de marines é uma tarefa fácil e agradável, assim como operar o minimapa e todos os poderes e opcionais de cada raça.

O game também é criativo quanto à jogabilidade com cada raça. Com os aliens, você precisa colocar a Rainha mãe para botar ovos e então caçar e arrastar humanos, predadores e outros animais para serem parasitados pelos facehuggers, aquelas simpáticas larvas que curtem dar um abraço na cara das vítimas. Quanto mais você parasita e quanto mais você "suja" o cenário com gororoba alien, mais pontos de evolução você ganha, para comprar upgrades para suas unidades.

Como nos filmes, cada ser diferente, parasitado, resulta em um alien diferente. Parasitar humanos gera os aliens comuns, fazer a mesma coisa com predadores gera os Predaliens, e com animais carnívoros gera aliens mais rápidos, porém mais frágeis, e por aí vai, permitindo uma ampla gama de estratégias.

Com os predadores você precisa coletar crânios. Quanto mais crânios mais predadores você pode chamar para o combate, e mais upgrades podem ser comprados.

Os humanos operam com dólares. Consertar equipamentos quebrados na colônia e matar alienígenas hostis gera pagamento das corporações colonizadoras, e este dinheiro pode ser usado para contratar mais soldados ou comprar equipamentos para eles.

As características de cada raça são preservadas de acordo com os filmes. Predadores ficam invisíveis e usam kits médicos, aliens espirram sangue ácido, e os humanos... bem, os humanos contam com um arsenal de lança-granadas, lança-chamas, ciborgues e alta tecnologia para tentar sobreviver.

Os efeitos sonoros são excelentes, dando todo o clima de terror e tensão ao game.


Extinção

Embora seja surpreendentemente bom, Alien vs. Predator Extinction tem suas falhas. A maior fica por conta dos gráficos, bem abaixo da média. Há três níveis de zoom, mas quanto mais perto das unidades, menos se vê do resto do cenário, e mais se é emboscado. O zoom mais distante mantém os gráficos muito ruins, mas é o único que permite ver todo o campo de visão das unidades...

Outro problema é a imensa diferença de dificuldade entre as raças. Jogar com os aliens é, muitas vezes, fácil demais, enquanto os predadores são os mais problemáticos do ponto de vista de unidades.

Enquanto os aliens podem parasitar quase 50 vítimas, os predadores só podem ter 15 unidades. A diferença de poder entre os dois não é muito alta. Ou seja, 15 predadores NÃO SÃO páreo nem
para 30 aliens, quanto mais para 50!!!

Outro grande problema é a falta de finais para as campanhas. Depois de sofrer inúmeras fases, você não alcanca simplesmente nada. Nenhuma cutscene, nenhuma imagem, nenhum extra... nem mesmo os créditos do game aparecem... Embora não pareça tão problemático, isso torna o game um pouco decepcionante, e você acaba não tendo certeza se terminou mesmo a campanha ou não...

Resumindo, Alien vs. Predator Extinction é um game muito bom e um surpreendente RTS para PS2 e Xbox. Se você é fã do Alien, do Predador ou de RTS, com certeza vai gostar, se não é, pode se decepcionar com os gráficos ruins e campanhas inconsistentes...

10 comentários:

  1. Orestes M.K.Bastos8:58 AM

    cara realmente o jogo é massa no ps2 e com os graficos assim mais eu achei que teria em PC pelo estilo de estratégia em tempo real mais n achei nada quando procurei no google,
    o jogo é legal mais adimitamos (xD)
    seria mto melhor com uma melhorada no grafico e um mouse pra ajudar a controlar ^^ ( n seria?)

    ResponderExcluir
  2. Orestes M.K.Bastos8:59 AM

    ahh sim se quiser entrar em contato meu msn é: orestesmkb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ahh sim eu n acho que os predadores perderiam pq eles conseguem sim matar muitos aliens depende de onde eles lutam e de quantos aliens são de uma vez.... vc nunca viu alien vs predador 2?? so tem um predador e mata alien q so la ^^

    ResponderExcluir
  4. Claro, nos filmes é outra história... Lá um predador sozinho dizima um ninho inteiro de aliens...

    No jogo no entanto os predadores são apenas ligeiramente mais fortes do que os humanos, e apanham feio dos aliens se estes vierem em quantidade.

    Pois é, ficaria melhor no PC. Eu concordo.

    ResponderExcluir
  5. OrestesM.K.Bastos6:17 PM

    hum... é verdade mais se vc olhar bem as missões dos aliens n são assim tão faceis principalmente a ultima x . x

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9:49 AM

    como q se faz para botas ovo de praetorian!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8:56 PM

      Se for de ps2 é so aperta L1+R1 no ovo
      ja de xbox eu num sei mais deve se do msm jeito vlww
      eu curti pakaas esse jogo!!!!!!
      Massa

      Excluir
  7. manow esse game e mto irado.
    gostei de jogar ele pq eletem grafico e efeitos mto bomm...
    pra quem nao jogou esperimenta ai

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:25 AM

    jogem esse jogo é muinto daora (pra iniciantes eu usaria predador eles sao fortes e se vc tive 5 predador contra 10 alins 5 predador ss da puta cassete vlw pela atensao
    e os aliens so podem ganhar por ter mais os marines sao medio en tudo vlw

    ResponderExcluir
  9. Alguém ainda joga?
    Me chama no whats 019 982037105

    ResponderExcluir