28 de fevereiro de 2009

Medieval II Total War (PC)


Medieval II Total War *****
(PC)

A série Total War, lançada nos anos 90, se tornou sinônimo de bons games de estratégia. Misturando o microgerenciamento de Civilization, com batalhas sangrentas em tempo real e muita fidelidade histórica e física, a série que começou com o modesto Shogun Total War chegou em seu ápice com Medieval II Total War.

Medieval 2?
No final dos anos 90, a Creative Assembly (mesma empresa do também excelente Warhammer 40.000 Dawn of War) lançou o primeiro Medieval Total War. Apesar de divertido, ele estava muito além da capacidade técnica da época, e os gráficos não eram lá muito legais...

Depois do sucesso de Rome Total War, a empresa decidiu refazer o antigo game, com uma nova roupagem, novos gráficos e nova jogabilidade. Nasceu então o Medieval II Total War.

Em todos os aspectos, Medieval II é um game deslumbrante. Os gráficos são infinitamente superiores aos de Rome Total War, principalmente no que diz respeito ao reflexo da luz. Armaduras e espadas brilham conforme a luz incide nelas, estandartes balançam ao vento, flechas com fogo iluminam e refletem nas armaduras... É tudo um show que não deve nada aos melhores filmes de batalhas medievais.

Com os gráficos no máximo de qualidade, só o HUD do modo batalha demostra que se trata de um game, e não de um filme de Hollywood.

Além da qualidade gráfica, é surpreendente o detalhismo do jogo. Os soldados tem rostos diferentes, portes físicos diferentes, armaduras e roupas diferentes, e na hora do combate, podem executar diversos "Fatalities" quem deixariam qualquer Mortal Kombat impressionado.


Fora do modo batalha o game também corre macio. Há sempre muita coisa acontecendo o tempo todo, e agora há unidades especiais, como espiões, assassinos, clérigos, mercadores e princesas. Case uma princesa sua com um general de outra nação para obter uma paz mais duradora. Mande seus clérigos matarem hereges e seus mercadores negociarem produtos para ganhar mais dinheiro por turno.

Os espiões e assassinos ganharam cutscenes exclusivas para suas ações, algumas bem engraçadas.

Assim como em Rome Total War, em Medieval II também há a possibilidade de deixar a IA cuidar do microgerenciamento ou das batalhas. A liberdade também é bem maior. Cansou do mapa da Europa e Oriente Médio? Construa navios e se lance no Oceano para descobrir as Américas. Com direito a cutscenes exclusivas e locais no Brasil, como Fortaleza...

No geral, Medieval II Total War é um game excelente, muito acima da média. Se você gosta de estratégia, não perca tempo e garanta o seu.




23 de fevereiro de 2009

Alien Versus Predator Extinction (PS2, Xbox) (Resenha)


Alien Versus Predator Extinction (***)
PS2, Xbox

O Alien, inventado pelo artista plástico H. R. Giger na década de 1970 para o filme de mesmo nome, se tornou um dos extraterrestres mais conhecidos e temidos do cinema. Com mais de seis filmes já lançados desde então, esta criatura horripilante conquistou o amor do público.

O Predador, que apareceu pela primeira vez no filme de mesmo nome, foi quem começou com a provocação. Em seu segundo filme era possível ver, na nave da criatura, um crânio de alien na parede, pendurado como troféu. À partir de então as duas raças tem se enfrentado periodicamente no cinema e nos games.

Hora de caçar!
Consoles de videogame não são, tradicionamente, território de games de estratégia. Quando peguei Alien vs. Predator Extinction, fiquei pensando como um game de RTS poderia funcionar em um PS2, com o controle de console ao invés de um mouse.

É exatamente aí que este game é uma boa surpresa. Alien vs. Predador Extinction se desenvolve macio no console. Os botões são bem distribuídos e permitem todos os controles que são comuns nos RTS de computador. Controlar hordas de aliens, grupos de caça dos predadores ou esquadrões de marines é uma tarefa fácil e agradável, assim como operar o minimapa e todos os poderes e opcionais de cada raça.

O game também é criativo quanto à jogabilidade com cada raça. Com os aliens, você precisa colocar a Rainha mãe para botar ovos e então caçar e arrastar humanos, predadores e outros animais para serem parasitados pelos facehuggers, aquelas simpáticas larvas que curtem dar um abraço na cara das vítimas. Quanto mais você parasita e quanto mais você "suja" o cenário com gororoba alien, mais pontos de evolução você ganha, para comprar upgrades para suas unidades.

Como nos filmes, cada ser diferente, parasitado, resulta em um alien diferente. Parasitar humanos gera os aliens comuns, fazer a mesma coisa com predadores gera os Predaliens, e com animais carnívoros gera aliens mais rápidos, porém mais frágeis, e por aí vai, permitindo uma ampla gama de estratégias.

Com os predadores você precisa coletar crânios. Quanto mais crânios mais predadores você pode chamar para o combate, e mais upgrades podem ser comprados.

Os humanos operam com dólares. Consertar equipamentos quebrados na colônia e matar alienígenas hostis gera pagamento das corporações colonizadoras, e este dinheiro pode ser usado para contratar mais soldados ou comprar equipamentos para eles.

As características de cada raça são preservadas de acordo com os filmes. Predadores ficam invisíveis e usam kits médicos, aliens espirram sangue ácido, e os humanos... bem, os humanos contam com um arsenal de lança-granadas, lança-chamas, ciborgues e alta tecnologia para tentar sobreviver.

Os efeitos sonoros são excelentes, dando todo o clima de terror e tensão ao game.


Extinção

Embora seja surpreendentemente bom, Alien vs. Predator Extinction tem suas falhas. A maior fica por conta dos gráficos, bem abaixo da média. Há três níveis de zoom, mas quanto mais perto das unidades, menos se vê do resto do cenário, e mais se é emboscado. O zoom mais distante mantém os gráficos muito ruins, mas é o único que permite ver todo o campo de visão das unidades...

Outro problema é a imensa diferença de dificuldade entre as raças. Jogar com os aliens é, muitas vezes, fácil demais, enquanto os predadores são os mais problemáticos do ponto de vista de unidades.

Enquanto os aliens podem parasitar quase 50 vítimas, os predadores só podem ter 15 unidades. A diferença de poder entre os dois não é muito alta. Ou seja, 15 predadores NÃO SÃO páreo nem
para 30 aliens, quanto mais para 50!!!

Outro grande problema é a falta de finais para as campanhas. Depois de sofrer inúmeras fases, você não alcanca simplesmente nada. Nenhuma cutscene, nenhuma imagem, nenhum extra... nem mesmo os créditos do game aparecem... Embora não pareça tão problemático, isso torna o game um pouco decepcionante, e você acaba não tendo certeza se terminou mesmo a campanha ou não...

Resumindo, Alien vs. Predator Extinction é um game muito bom e um surpreendente RTS para PS2 e Xbox. Se você é fã do Alien, do Predador ou de RTS, com certeza vai gostar, se não é, pode se decepcionar com os gráficos ruins e campanhas inconsistentes...

21 de fevereiro de 2009

Detonado - Mercenaries 2 World in Flames - 8ª Parte.


Agradecimentos:

- Gamespot

- Ao site http://mycheats.1up.com/view/section/3150234/7228/mercenaries_2__world_in_flames_/ps3 (http://mycheats.1up.com/), sem ele eu não teria conseguido terminar Mercenaries 2 para Xbox 360...

- GameFAQs

- IGN

- à todos os visitantes do Blog da Resenha (http://blogdaresenha.blogspot.com)

Este Detonado foi baseado em experiências minhas ao longo de horas de Mercenaries 2 World In Flames para PS2 e para Xbox 360. O detonado para Xbox 360, PC e PS3 é inspirado no guia disponível site http://mycheats.1up.com . No entanto este artigo NÃO É uma tradução deste guias, apenas algumas táticas foram vagamente inspiradas neles (e confirmadas ou não em jogo).

As partes deste artigo podem ser copiadas e publicadas sem problemas, desde que citada a fonte.

Todas as figuras foram encontradas na internet em sites de busca (www.google.com e www.yahoo.com.br) ou no site do Gamespot (www.gamespot.com), e todas as marcas, texturas e designs pertencem a seus criadores.

------------------------------------------------------------------------
Quer os hermanos da Venezuela, mas não tem um videogame? Seus problemas acabaram!

Videogame Playstation2

https://qualityimportadora4.websiteseguro.com/product_info.php?cPath=46&idPonto=54

Detonado - Mercenaries 2 World in Flames - 7ª Parte.

Detonado Mercenaries 2 World in Flames
Parte 07
(Xbox 360, PS3 e PC)

Depois de ter terminado o detonado para PS2, que é um game completamente diferente, vamos dar prosseguimento ao detonado de Mercenaries 2 para PS3, Xbox 360 e PC.

-Fase 4: Phone Tag

Esta fase é a correspondente da fase de resgate do PS2, mas sem a necessidade de pegar o Ewan e seu helicóptero antes.

Depois da cutscene, pegue um veículo rápido (a pickup da UP é uma boa pedida), toque a buzina e chame alguns seguranças da UP para te fazer companhia. Dirija até o local onde você tem que chamar as escutas e vá para as áreas mais ao sul, do outro lado da ponte.

Coloque as escutas, depois vá para a última área mais ao norte e coloque uma também. A van com o empresário sequestrado aparecerá no radar. Corra até ela e a sequestre. Com o empresário livre, procure algum veículo civil, entre nele com o cara e dê o fora, voltando para a base da UP, sem se preocupar com os bloqueios na estrada.

- Fase 5: Recrutando Eva

Nesta fase você recrutará Eva, a mecânica. Mas antes ela vai pedir que você teste sua mais nova criação, um monster truck capaz de pular (no PS2 sua missão é reunir as partes para construir justamente este veículo).

Testar o tal veículo não é difícil. Você precisa apenas completar um percurso passando por todos os checkpoints. Inicialmente você tem 45 segundos, mas cada checkpoint alcançado te dará mais dez. Terminado o teste, Eva irá entrar para seu time.



- Fase 6: Recrutando Mischa

Agora é hora de recrutar o piloto russo bêbado. Pegue um jet-ski ou lancha e vá até a ilha no extremo norte, então resgate o piloto e fale com ele. Ele quer vingança contra um oficial da Venezuela, mas o covarde está escondido embaixo de uma série de bunkers. Agora você tem que roubar três mísseis bunker buster

Pegue o jet-ski e vá para a ilha onde os mísseis estão, desça e comece a destruição. Roube o tanque assim que puder vê-lo. Com o tanque em suas mãos, destrua todas as construções e os AAs na ilha. Certifique-se de destruir tudo, porque assim que você sair do tanque será emboscado por soldados que sairão das construções que ainda não estiverem em pedaços.



Então roube os três mísseis e pegue novamente o jet-ski para ir para a ilha onde está o desafeto de Mischa. Lá, roube outro tanque e saia destruindo tudo. Perto do bunker, destrua a muralha e as torres, para evitar que soldados de lança-mísseis te atrapalhem. Saia do tanque e chame os bunker busters no bunker, mas tenha cuidado de ficar longe para não ser atingido na explosão. Pronto, Mischa está no seu time.



- Missão 7: Outpost

Nas missões de Outpost, seu objetivo é abrir caminho para que os seus aliados invadam um posto avançado inimigo. Nesta missão você pode chamar até três amigos da UP para te ajudar.

Pegue um tanque (pode ser o da UP mesmo) e vá para o local. O tal posto é fortemente guardado... pela frente. Circunde ele com o tanque, escalando alguns montes se for preciso. Na parte de trás do posto há uma muralha e algumas torres, perto de umas caixas. Destrua tudo e invada com o tanque ou à pé, se acabar a munição. Vá até a construção marcada e mate todos os soldados por perto, então chame os seus amigos da UP e dê cobertura enquanto eles entram na construção e tomam o local. E os babacas do portão da frente ficarão surpresos quando souberem que foram invadidos... heheheheh



- Missão 8: Refinaria

Aqui é praticamente a mesma missão do PS2. Os venezuelanos estão invadindo uma refinaria da UP e o executivo por lá ainda está queimando uns papéis comprometedores. Você tem que proteger ele enquanto ele dá fim nos documentos e depois tirá-lo de lá.

Pegue o tanque da UP e vá para a refinaria. Atire nos soldados da Venezuela que estão no portão e entre no local. Fale com o executivo e então volte para o tanque. Destrua todos os venezuelas que aparecerem, depois siga o executivo para outro prédio e faça a mesma coisa, enquanto ele queima os documentos (caracas! não seria mais fácil colocar fogo no prédio?).

Por fim, quando acabar a munição, saia do tanque e se prepare. Um helicóptero vai aparecer. Rapte ele e dê um fim nos venezuelanos ainda vivos. Depois pouse, chame o executivo para dentro do helicóptero e então volte para a base da UP.



- Missão 9: Guerrilha Outpost

Aqui é mais uma missão de outpost. Pegue o AA da guerrilha na saída da cidade e vá para o posto avançado da venezuela. Estacione ele no meio do local e pegue a metralhadora do AA. Ela é poderosa, e o tanque é bem mais resistente do que as armas dos venezuelanos esperavam. Mate todo mundo como se fosse um passeio, então chame os seus amigos da guerrilha e dê cobertura enquanto eles invadem a construção. Fácil fácil.



-Missão 10: Destruição de Merida

Esta fase se parece com a do PS2, mas tem algumas diferenças importantes. Primeiro você precisa destruir três construções fortificadas.

Merida está cheia de tanques. Sequestre um deles e mande bala nas construções. Quando tiver terminado todas, sua missão será defender uma igreja cheia de civis. Corra para lá (à pé mesmo) e prepare-se. Quando ver quadradinhos transparentes em seu mini-mapa, vá na direção deles. São tanques vindo. Rapte um deles e use-o para descer bala nos tanques inimigos, assim eles ficarão entretidos em atirar em você e vão ignorar a tal igreja.



Caso você se veja no meio de muitos tanques, corra para cima de um deles (saltando) e plante um C4. O raio da explosão irá explodir e danificar vários outros.

Depois de manter a segurança na igreja, corra para o campo de futebol. Agora é a hora de pegar o coronel responsável por essa destruição toda. Pegue um tanque e entre no local, atirando em todas as barracas (para parar de sair soldados). Depois pegue a metralhadora do tanque e atire nos soldados de lança-míssel. Com eles mortos, saia do tanque e procure pelo coronel, dê porrada nele e o amarre. Então mate todos os outros soldados e chame o helicóptero para pegar o sujeito.



-Missão 11: Teste de Barco.

Lembra do teste do Monster Truck? Agora você terá que testar um barco para os guerrilheiros. O problema é: As águas estão cheias de minas. Uma encostada e seu barco já era. Pior ainda, alguns dos waypoints nos quais você deve passar são praticamente em cima das minas.

A solução é a metralhadora na frente do barco. O problema é que ela não gira, só atira para onde o barco aponta...

Tente ver mais ou menos onde estão as minas e onde se pode passar. Na medida do possível, use a metralhadora para destruir as minas que estão no seu caminho. Não tem outro método, é só ir morrendo em cada waypoint pra saber onde se pode passar e onde se tem que atirar...



- Missão 12: Ilha-Fortaleza.

Esta é a mesma ilha da versão para PS2. Com suas construções que tem que ser demolidas, soldados saindo de bunkers, AAs e etc.

Como na versão para PS2, pegue um barco que tenha um canhão ou recoiless rifle. Chegue perto da costa sul da ilha e desça o bombardeio em tudo que se move ou rasteja. Dê a volta na ilha e aproveite para detonar a ponte, a torre e o farol, assim como o castelo. Se ficar sem munição, saia pelo mar e procure outro barco para roubar.

Quando tiver destruído tudo o que consegue ver do barco, desça dele e continue a matança por terra. Destrua os AA e o Jammer, o veículo que deixa seu radar inoperante. Depois chame bombardeios aéreos nos bunkers e nos outros pontos e pronto, missão cumprida.



-Missão 13: Blanco

A mesma missão do PS2. Pegue um jet-ski ou lancha e vá até a plataforma de petróleo. Roube um barco dos venezuelanos e use-o para destruir o outro barco. Quando o helicóptero da Venezuela vier, rapte ele e use-o para destruir todos os soldados que você conseguir ver. Pouse na plataforma e vá para o prédio onde o Blanco está.



Depois da cutscene, exploda o helicóptero que o Blanco usaria pra fugir, jogue uma granada de efeito moral nele e então amarre-o. Chame o helicóptero da guerrilha, mas antes destrua todos os AA na plataforma.

Com Blanco fora de lá, vá até os pilares de sustentação e plante C4 nos locais indicados. Então pule na água e pegue seu jet-ski ou o barco que você roubou e dê o fora. Volte para a base e então acione os C4, explodindo a plataforma.



-Missão 14: Solano.

A mesma do PS2. Pegue um barco e vá até o local onde o Solano está escondido. Suba pelas montanhas até conseguir ver os portões, chame um bunker buster neles e então invada a base, matando tudo.

Quando verificar os portões, vai começar uma contagem regressiva, e sua base será atacada. Sequestre o helicóptero que vai aparecer e voe para lá. Pessoalmente eu recomendo que você pouse o helicóptero na estrada perto da base e ataque os inimigos à pé. Eles tem muitos AAs e o helicóptero não duraria muito no ar. Roube um tanque ou um AA e use-o para destruir os outros antes que o tempo acabe.

Aqui sua missão é devastar todas as forças inimigas que tentam invadir sua vila. São apenas duas ondas de poucos veículos, nada comparado ao que você enfrentou na igreja de Merida. Depois que destruir os tanques, veja a cutscene e então persiga Carmona, tirando ele do jipe e prendendo-o ou, se você não se importar muito com a recompensa, exploda o jipe com ele dentro.

Pronto. Bem mais fácil do que a fase do PS2...



-Missão 15: Escolha de lados:

China e os Aliados entraram na guerra. Agora você deve escolher um lado para apoiar e ganhar um bunker buster nuclear de brinde.

-Missão 15: Aliados (AN): Outpost

Mais uma missão de outpost. Sequestre um veículo da Venezuela e, disfarçado, passe pelo portão da frente. Ao chegar bem no meio do posto avançado você verá um tanque por lá. Sequestre o tanque e use-o para destruir as torres onde tem os caras de lança-míssel.

Depois que derrubar as torres, chame os reforços dos aliados e dê cobertura para eles enquanto invadem a construção.



-Missão 16: Aliados (AN): Proteger Caracas

Agora sua missão é destruir a artilharia chinesa que está atacando Caracas. Como você é ainda amigo dos chineses, entre na base deles e vá até onde está a artilharia. Coloque um ou mais C4 em cada artilharia e então vá para longe e detone as bombas.

Agora os chineses são seus inimigos. E você terá que destruir três navios bombardeiros dos chineses. Pegue uma lancha ou jet ski e vá para o primeiro navio. Sequestre ele e use seus mísseis para derrubar os outros dois. Para destruir o navio que você roubou, use C4 (se ainda tiver), ataques aéreos ou pare ele na margem, sequestre um tanque de guerra e use-o contra o barco.

Com Caracas fora de perigo, hora de matar os comandantes chineses que ordenaram o ataque. Eles estão no terraço dos edifícios, portanto, suba lá e procure cada um deles, destruindo-os sem dó nem piedade. Pronto, missão cumprida!



-Missão 17: Aliados (AN): Resgate do avião da CIA.

Muito semelhante à versão para PS2. Roube ou compre um helicóptero da China e vá para a ilha. Destrua todos os AA à distância. Espere a barra de camuflagem completar, aproxime-se e desça míssel em um AA, depois voe para longe da ilha e espere novamente.

Se seu helicóptero ficar sem munição ou com vida abaixo de 20, abandone ele e adquira outro. Quando tiver destruido todos os AA, fique distante novamente, espere subir a barra de camuflagem e então pouse onde está o piloto sequestrado. Mate os chinas e liberte o piloto, chame o resgate para ele e repita a operação com o piloto do outro lado da ilha.

Para eliminar os pedaços do avião, faça igual você fez com os AA. Cuidado para não descer na ilha à pé. Ela está cheia de tanques e de soldados chineses com bazucas, e eles vão te fazer em pedaços rapidamente. Você nem mesmo precisa descer na ilha, apenas para resgatar os prisioneiros.



-Missão 18: Aliados (AN): Batalha por Caracas:

Aqui você tem que destruir quatro AAs da China e então capturar ou matar o general Peng. Os AAs estão guardados por tanques, e não é difícil destruí-los.

Você pode fazer uso da estratégia de roubar um tanque chinês e então chegar perto e explodir o AA e os tanques inimigos juntos, ou, mais fácil, roube um helicóptero chinês, pouse no topo de um prédio perto dos AA e acabe com eles lá de cima, com uma bazuca ou com C4, se estiver realmente perto do veículo. Então entre de novo no helicóptero, espere a barra de camuflagem completar e vá para o telhado de outro prédio.

Para pegar Peng vivo, vá até o local onde ele está escondido. Lá tem um muro baixo. Por cima do muro, chame ataques aéreos contra os AAs e então invada o local e prenda-o. Fácil fácil...



-Missão 15: China: Outpost.

Aqui é o outpost mais tranquilo do jogo. Pegue um tanque, vá até o local e destrua tudo, menos a construção onde os chineses devem invadir. Não há muita resistência, e você poderá mandar todos os venezuelanos para o espaço em pouco tempo. Depois é só dar cobertura para os soldados.



-Missão 16: China: Resgate

Esta missão é semelhante à do PS2. Você tem que resgatar um espião chinês que foi capturado pelos Aliados.

Antes de mais nada, vá para o norte, lá, pegue os ataques aéreos que estão dando sopa. Depois vá para a borda da área restrita e sequestre um tanque ou AA aliado. Use-o para dar cabo dos outros tanques e, principalmente, AAs. Então arrume um helicóptero (comprando ou raptando um) e vá até o telhado onde o espião está. Pegue-o e deixe-o na base chinesa, mas não no local onde acaba a missão. Volte para a cidade e destrua todos os prédios para ganhar uma grana extra dos chineses.



Então volte para a base deles, mande o espião te seguir e leve-o, à pé, para a região marcada onde acaba a missão.

-Missão 17: China: Ataque na UP

Agora sua missão é eliminar a UP. Compre carpet bombs antes da missão começar, ou, se eles não estiverem à venda, compre cluster bombs e missile atacks.

Arrume um helicóptero, pode ser da própria UP. Destrua a ponte com os mísseis dele. Então destrua os AAs que estão na base da UP. Pouse e chame os ataques aéreos na base da UP. Chame quantos forem possíveis. Com tudo aos pedaços você só precisa entrar e derrubar o resto das construções que ainda estão de pé. Simples, fácil e rápido.



-Missão 18: China: Batalha por Caracas

Sua missão é destruir os edifícios dos aliados na cidade. Arme-se com ataques aéreos e chame-os nas construções. Para melhor visão, roube um helicóptero aliado, espere a barra de camuflagem completar, voe para algum edifício alto e pouse no topo. De lá chame ataques aéreos em todos os edifícios dos aliados que conseguir.



Então você terá que sequestrar ou matar o Joyce, o líder dos aliados. Se você não se importar muito com a grana, chame um carpet bomb bem em cima da careca dele. Ele está fortemente protegido por AAs e tanques.

Se quiser ele vivo, voe com o helicóptero que você sequestrou e faça a estratégia de ficar distante até completar a barra de camuflagem e então chegar perto e descer míssel nos AAs antes que eles possam disparar. Depois dê cabo dos tanques. Se for necessário, sequestre um tanque, AA ou helicóptero. Por fim é só pegar o Joyce e prendê-lo.



-Missão 19: Final

Hora de dar um fim no Solano. Vá de helicóptero até aquela montanha na qual você consegue ver os portões, de lá, chame o bunker buster nuclear. O raio da explosão é enorme, mas não chega onde você está. Vá até o bunker e verifique.

Solano não só sobreviveu como está tentando escapar! Sequestre o helicóptero dele fazendo a sequência correta e pronto. Game Over para o Solano.

15 de fevereiro de 2009

Detonado - Mercenaries 2 World in Flames - 6ª Parte.

Mercenaries 2 World in Flames
Parte 6
Contratos secundários e equipamento

Diferentemente do Mercenaries original, Mercenaries 2 não tem fim. Depois de dar um basta na ditadura do tal Solano, você fica livre para fazer o que quiser no cenário. Isso inclui caçar os generais rebelados e cumprir os contratos secundários, feitos com os representantes de cada facção, espalhados pelo cenário e marcados no mapa por um cifrão.

No primeiro Mercenaries tinhamos o simpático Merchant of Menace (Mercador da Ameaça), o website da máfia russa no qual os mercenários podiam comprar suprimentos, veículos e ataques aéreos. Em Mercenaries 2 parece que não tem internet, rádio ou mesmo celular em toda a Venezuela, ou seja, os suprimentos devem ser comprados à vista, ao vivo, com o fornecedor, no caso os contratantes dos contratos secundários. Cada contrato cumprido com sucesso libera algum tipo de suprimento, veículo ou ataque aéreo, que deve ser negociado diretamente com o sujeito.

Para cumprir as missões de história, esses suprimentos são desnecessários. Há bastante munição, armas e veículos por perto, e os ataques aéreos normalmente são muito ineficazes. Muito melhor é sequestrar veículos e estocá-los na base. Além de mais prático, é de graça.

As missões de contratos secundários normalmente são simples e bem diversas. Podem envolver corridas de carro, de lancha, proteção de lugares estratégicos, destruição de alguma coisa ou invasão de pequenas bases da Venezuela.

Que missões fazer
Se você já terminou as missões do enredo do game, pode ir pegando todas elas. A dica é fazer todas as missões de um grupo de uma vez só, para só depois pegar missões de outras facções. Isso porque algumas missões envolvem combater facções que podem ser suas amigas, fazendo com que você fique inimigo delas. Depois basta um suborno ao representante daquela facção, o cara que vai te dar as outras missões, para voltar a ser amigo dos camaradas dele.

Se você está buscando fazer as missões secundárias para ter um reforço nas missões do enredo, recomendo pegar as missões que liberem a compra de suprimentos ou de ataques aéreos. A arma que vem nos suprimentos nem sempre importa, mas o kit de primeiros socorros e a caixa de munição que vem em quase todos eles já salvaram a pele de muito mercenário por ai...

O que levar?
Essa dica vale para o modo enredo também. Como você só pode carregar duas armas por vez, eu recomendo investir na qualidade delas.

-Para matar soldados:
Prefira uma arma pesada que tenha boa pontaria e cadencia de tiro. Eu recomendo a Light Machine Gun (Metralhadora Leve, que de leve não tem nada) ou a Experimental Rifle (Rifle experimental, encontrada com os chineses, muuuito rara). Ambas são boas e causam muito dano, embora seja difícil encontrá-las por ai.
Caso não encontre elas, ou fique sem munição, opte pelos fuzis. A Carabin (Carabina, na verdade uma M16) e o Assalt Rifle (Rifle de Assalto, uma AK47) podem ser encontrados em praticamente todo lugar. A grande maioria dos soldados da venezuela carrega Assalt Rifles, portanto opte por eles e vai ter mais munição disponível. No entanto, ambos são ruins, pouco precisos e com pouca munição no pente, o que significa mais recargas ao longo do combate...
Passe longe de SMG (submetralhadora) e de shotgun (escopeta). Elas só são efetivas à curta distância, e uma porrada com a arma causa mais dano do que elas. E não gasta munição. De perto prefira bater com a arma na cara dos inimigos e apertar triângulo quando eles estiverem atordoados. Isso tira eles de combate mais rapidamente.
O Sniper Rifle (Rifle de Atirador) fica no oposto inverso. Só é útil à distância e contra um alvo só. Como seus inimigos normalmente vão aparecer em hordas, é melhor discartar essa arma, ou mantê-la como arma secundária, embora eu não aconselhe isso. Nunca se sabe quando você vai precisar de uma bazuca...

-Para destruir veículos:
Normalmente é preferível sequestrar veículos do que destruí-los. Mas cedo ou tarde você pode topar com um veículo em uma posição em que não consiga se aproximar. Ou mesmo estar com pressa e não querer perder tempo invadindo veículos.

Para destruir veículos há três tipos de arma: a bazuca anti-tanque, a anti-helicóptero e a RPG, aquela famosa bazuca russa que aparece na maioria dos games. A anti-tanque e a anti-helicóptero são raras e difíceis de se encontrar, e também possuem uma mira larga, onde você focaliza o veículo inimigo e depois o projétil se torna perseguidor. Mas uma bazuca anti-tanque não serve para helicópteros, assim como a de helicópteros não fica perseguidora contra tanques.

Se você não sabe o que vai encontrar, eu recomendo a RPG. Ela é mais fácil de ser encontrada e tem efeito sobre todo tipo de veículo, embora seja terrivelmente imprecisa.

A melhor arma contra veículos chama-se C4. Sim, o C4. Em Mercenaries 2 ele é arremessado à curta distância, e pode ser usado pra criar armadilhas (jogue o C4 no caminho onde o inimigo vai passar, se esconda e depois ative), carros-bomba (jogue o C4 em um jipe, corra com ele em direção do inimigo, antes de chegar nele, salte e ative a bomba), pode-se soltar vários antes de detoná-los (abra as opções de reforço e selecione outro C4) e usá-la como granada. A vantagem é que o dano do C4 é muito maior do que o das bazucas, podendo destruir um tanque em uma única explosão.


Veículos!
Depois de recrutar a mecânica, no modo enredo do game, você já pode começar a adicionar veículos a seu estoque. Praticamente qualquer veículo capturado no jogo pode ser adicionado à sua base e requisitado para o campo de batalha.

No entanto, nem todo veículo é realmente útil em Mercenaries 2. Vamos dar uma olhada de perto nos veículos disponíveis:

- Carros e jipes:
Carros, jipes e veículos terrestres sem blindagem são muito úteis, sobretudo por sua velocidade. Com um mapa tão grande, correr pelas estradas à pé resulta em uma jornada infinita.

Os veículos mais rápidos do game são o Sports Car (Carro Esportivo) e o Brigante, o jipe da Venezuela. A vantagem do jipe é sua metralhadora em cima. Se você não quiser se infiltrar entre os venezuelanos, vá até a base de uma facção aliada e toque a buzina, chamado um soldado não-venezuelano para operar a metralhadora.

A caminhonete da UP e os jipes chineses também são úteis, embora mais lentos do que o Brigante. Se puder escolher, prefira os humvees dos americanos. Além de terem a metralhadora, tem espaço para cinco passageiros, são levemente blindados e há versões com lança-mísseis ao invés de metralhadoras.

Fuja do jipe da guerrilha. Ele pode ser rápido e bonito, mas tem espaço para apenas dois (piloto e artilheiro) e sua torre de metralhadora não se move, ou seja, o piloto é que tem que mirar pro artilheiro poder apertar o gatilho. Simplesmente descartável!


-Tanques e Blindados:
No Mercenaries original, os tanques eram a grande estrela. Eles subiam qualquer inclinação, escalavam montanhas, eram rápidos, fortes, resistentes e alguns tinham várias armas que poderiam ser acessadas pelo piloto e pelo artilheiro. Alguns também eram APC (Armored Personal Carrier, Blindado de Transporte de Pessoal) e podiam levar dezenas de soldados de uma vez.

Em Mercenaries 2 os tanques não são nem sombra do que eram. Aqui eles não escalam mais nada, só podem levar um piloto e um artilheiro para a metralhadora, e normalmente "encalham" em obstáculos invisíveis, principalmente em pontes. Além de serem extremamente lentos, inclusive para girar a torre de tiro, terem pouca precisão e da torre (e do seu campo de visão) não girar junto com o corpo do tanque quando você faz uma curva. Pode não parecer, mais isso atrapalha muito na hora de dirigir o veículo...

A única vantagem do tanque é seu poder de fogo e sua resistência contra tiros. Se puder escolher, prefira o Serrano Light Tank (Tanque Leve Serrano), que não é tão lento e tem o corpo bem estreito, passando melhor entre obstáculos. Os outros tanques simplesmente não compensam o trabalho que dá para sequestrá-los...

-Helicópteros
As verdadeiras estrelas de Mercenaries 2. Nunca perca a chance de sequestrar seu próprio helicóptero. Os helicópteros dos piratas e alguns dos chineses possuem apenas poucos mísseis para a defesa, enquanto outros possuem dezenas de armas diferentes. Se puder escolher, os melhores e mais comuns são o Ambassador Helicopter (Helicoptero Embaixador, dos aliados, tem muuuuiiittttas armas!) e o UP Helicopter (Helicoptero da UP), mas sempre mantenha alguns piratas em seu estoque também.

O ponto fraco dos helicópteros é a sua vulnerabilidade a AAs. Sempre que possível, voe baixo (ou muito alto, fora do alcance dos AAs) e sobre a água, assim se você for derrubado, não vai morrer de imediato.

-AAs, caminhões e veículos pesados:
Não há nenhum motivo para pegar caminhões, tratores, AAs ou outros veículos pesados deste tipo. Os AAs (Anti-Air, Anti-Aéreos, caminhões com mísseis contra helicópteros) podem ser fatais quando utilizados pelos inimigos, mas não tem tanta utilidade na sua mão. Melhor sequestrar os helicópteros inimigos...

-Carros Civis:
Carros civis não são muito úteis. A maioria deles é composta de veículos lentos, grandes, frágeis e inúteis. Pegue apenas se você quer se passar por civil ou se não tiver outra opção.

Nas versões de Mercenaries 2 para PS3, Xbox360 e PC há motos também. E elas são muito rápidas. Essas eu aconselho pegar.

-Barcos:
Em Mercenaries você morria se ficasse com água acima do joelho. Felizmente em Mercenaries 2 os mercenários aprenderam a nadar. E a pilotar barcos.

Á princípio a maioria dos barcos são bons. Jet-skis e lanchas (Speed Boat) são os mais rápidos e mais comuns. Barcos à motor, barcos de pântano e barquinhos de pesca são descartáveis, lentos, tem um barulho enjoativo e são difíceis de manobrar, sua única vantagem é poder levar muitos soldados aliados com você.

Os melhores são os grandes barcos de combate. Os Escuderos da venezuela são os mais comuns, mas tem fragatas dos EUA e da China nos mares também, e eles são muito fortes, resistentes e tem canhões de fazer inveja a qualquer tanque de guerra. O único problema é que eles são grandes demais para serem guardados na base...



O ideal para manter na base é um conjunto para todas as necesidades:

- 05 à 10 jipes Bringantes, para saídas estratégicas, acesso rápido ao campo de batalha e para correr pelas estradas da Venezuela.
- 05 Humvees aliados, sendo dois com metralhadora e três com lança-mísseis, para levar tropas (quatro soldados aliados + você) e cuidar de missões que não exigem nenhum blindado mais equipado.
- 05 Jet Skis ou Speed Boats para chegar rápido nas ilhas.
- 02 barcos à motor, para transportar soldados pela água.
- 05 Serrano Light Tank ou UP Tank (mais comum), para chamar quando a coisa ficar feia...
- 10 Ambassador Helicopter, anti-tanque, anti-helicóptero, anti-soldado... o verdadeiro 1001 utilidades.
- 05 Helicopteros Pirata, para transportar tropas e para voar rapidamente a qualquer lugar.
- 05 UP Helicopter, bom para destruir outros helicópteros e tanques, mais rápido que o Ambassador, mas com menos armas.
- 01 Sports Car, rápido, bonito e caro. Para sair correndo por aí e se fazendo de civil...

13 de fevereiro de 2009

Detonado - Mercenaries 2 World in Flames - 5ª Parte.


Mercenaries 2 World in Flames
(PS2)
Alvos Extremamente Valiosos (High value targets)

Depois de realizar todas as missões do enredo de Mercenaries 2, você fica liberado para, como em GTA, fazer o que quiser no cenário. E uma das coisas mais divertidas de se fazer é capturar os generais fugitivos que estão escondidos na selva.

Aqui vai um mapa (tirado de www.gamespot.com, o melhor site de games do mundo, em inglês) com TODOS os generais para se capturar no PS2. Lembre-se de que Mercenaries 2 é um jogo completamente diferente para PS2, e não tem nada a ver com o Mercenaries 2 de PS3, Xbox 360 ou PC... Esta outra versão tem pelo menos dez vezes mais Alvos Extremamente Valiosos do que a de PS2.


Dicas para capturar TODOS os generais fugitivos:

- Faça um reconhecimento da área. Eles normalmente estão em locais de difícil acesso, defendidos por tanques, AAs e muitos soldados. Pegue um helicóptero da Venezuela (você pode encontrá-los perto da base do Solano) e voe por cima do local onde está seu alvo e preste atenção em quais são as defesas dele e como chegar lá por terra.

- Se tiver como, prefira ir por terra. Pegue um Humvee (aquele jipe blindado) dos aliados, encha de aliados seus (piratas, chineses, americanos, UP... qualquer um que você tenha boas relações) e vá para o alvo. Chegando lá, mande todo mundo descer do jipe apertando triângulo. Seus aliados servirão como distração e poderão dar uma mãozinha para você no combate.

- Enquanto seus aliados estão quebrando tudo, corra para seu alvo e lance uma granada de atordoamento nele. Amarre ele apertando triângulo enquanto ele estiver atordoado e então deixe-o no chão. Assim seus aliados não matarão seu alvo, e você tira ele de combate.

- É sempre melhor destruir tanques do que invadí-los. Um tiro errado de tanque de guerra pode mandar seu alvo para o espaço...

- Alguns generais estão em lugares que não são acessíveis por terra. Para pegá-los, roube um helicóptero dos piratas e chame seus aliados para dentro dele. O helicoptero dos piratas tem um espaço grande, e pode levar bastante aliados.

- Seu alvo vale metade do preço morto. Mas se você não se importar muito com a vida dele, ainda é um bom dinheiro...

9 de fevereiro de 2009

Detonado - Mercenaries 2 World in Flames - 4ª Parte.


Mercenaries 2 World in Flames (PS2)
Parte 5:

Antes de mais nada, devo umas desculpas para os leitores do Blog da Resenha. Estou a semanas tentando fazer o upload do resto do detonado de Mercenaries 2 World in Flames, mas estranhamente quando clicava em "Publicar Postagem", o Blogger simplesmente não fazia o upload.
Agora parece que o problema está resolvido. Provavelmente foi algum erro interno do Blogger. Então, não precisam mais chorar quando os venezuelanos atirarem em você. Aqui continua o detonado de Mercenaries 2 World in Flames!



-Fase 11: Solano

Essa fase eh um pé no saco. Ela não só é enorme como também é muito chata. Por isso todo cuidado é pouco para não morrer na praia.

Agora além da Universal Petroleum, da Venezuela, Piratas e Guerrilha, tem os Aliados (EUA) e China querendo o petróleo do país de Hugo Chavez, e sua missão é dar um fim no tal Solano, novo ditador local. E caloteiro.

Para começar, procure um barco, de preferência um barco grande, com canhões. Tanto os chineses quanto os americanos e os venezuelanos possuem alguns deles ancorados na costa. Pegue o barco e rume pelo rio até o local indicado. Se ver algum navio da venezuela, saia da cabine do barco, pegue o canhão da proa e afunde ele.

Quando chegar na praia mais perto do local, você vai ver um AA (anti-aéreo) e algumas barricadas no local. Pegue o canhão de proa e meta bala em tudo. Pode desperdiçar mesmo. Se estiver em um navio venezuelano, deixe um C4 dentro dele ao sair e ative da praia para ganhar um dinheirinho extra.

Na praia, lembra de onde estava o AA? Vá para lá e comece a escalar o barranco. Se você for pelos portões principais, terá que enfrentar muitos tanques, soldados e etc. Melhor pegar um atalho pelas montanhas.

Depois de subir no barranco, continue sempre subindo, o máximo que conseguir, sempre para os locais mais altos, até você ouvir a mensagem de que a operadora vai colocar as portas do esconderijo do Solano no seu radar. Então suba no morro onde tem umas palmeiras e olhe para a direção com o binóculo. De lá dá pra ver as portas (ou pelo menos a seta amarela sobre elas). Chame o missel bunker buster na porta dai mesmo. Mire um pouco abaixo da seta amarela se não conseguir ver a porta.

Depois da explosao voce tera que chegar mais perto para ver o que aconteceu com o portão. Desça pela encosta onde tem umas moitas. Você vai sair a meio caminho dos portões, atrás de um muro. Olhe a casinha à esquerda, ao lado do muro, que tem uns barris de petroleo do lado. Suba na caixa, pule no barril, pule no teto da casinha e depois em cima da muralha. Pronto, você está com vista panoramica pra todos os soldados da area, e fora de alcance dos canhoes dos tanques de guerra (a nao ser que eles se movam...). Mande bala em tudo, MAS NÃO DESTRUA O HELICOPTERO.

Isso é muito importante. O helicoptero tem que ficar intacto. Se algum mané pegar o helicóptero, capture-o novamente (eh soh ficar debaixo da sombra dele e apertar triangulo) e o estacione no heliporto denovo.

Depois de destruir a area, recarregue-se. Na barraca antes do heliporto tem uma caixa com kit de primeiros socorros, e os soldados de bazuca tem caixas de munição com eles. Mais a frente você vai encontrar uns cinco ou seis tanques e duas torres de guarda, além de algumas dezenas de soldados, portanto eh bom se precaver. Se conseguir roubar um tanque, isso ajuda bastante.

Quando chegar nos portões do Solano, haverá um tanque à frente, um no portão, atrás das caixas e um do outro lado da clareira. Também haverá alguns jipes. Se você tiver bombas ou outros ataques aéreos disponíveis, eu recomendo que use. Caso contrário, dê um fim em um veículo de cada vez com uma bazuca (há muitos soldados de bazuca no caminho). Para acabar com as torres, jogue um C4 embaixo delas e acione à distância.

Quando chegar perto seu personagem vai falar que nada aconteceu com a porta. Assim que ele falar isso, corra para o helicóptero que você deixou lá atrás. Você terá apenas cinco minutos pra voltar para a base, sendo que normalmente se leva uns 30 pra chegar ai. Só o helicóptero é rápido o bastante pra cruzar o mapa neste tempo.

Entre no helicóptero, mas antes certifique-se de que nao tem ninguem vivo por perto, assim você ficará disfarçado de venezuelano, e poderá voar para casa sem ser incomodado pelos AA em volta da base.

Voe em linha reta até sua base, e de preferência voe alto para evitar qualquer AA no caminho. Quando chegar, desça e aterrise na frente da mansão, no lado esquerdo dela, ao lado do muro. Há um espaço vago ali. Se você ainda tiver mísseis anti-tanque no helicóptero, use-os no tanque de guerra que está na frente da porta.

Saia correndo do helicóptero e entre na mansão. Quando fizer isso vai aparecer uma cutscene, depois dela você não terá mais o tempo correndo no canto da tela, ae sua missão é pegar o General Carmona e detonar todos os tanques, AAs e soldados que estão na sua mansão.

Na sala da garagem há uma caixa com C4 e munição, e perto da porta há outra com kits de primeiros socorros. Destrua os tanques, AAs, helicóptero, jipes, soldados e tudo mais. Se quiser pegar o Carmona vivo é só não atirar nele. Normalmente ele vai ficar correndo feito uma barata tonta pelo jardim. Depois de pegá-lo a missão (finalmente) acaba... eita missão chata essa...


- Fase 12: China ou Aliados?

Agora é hora de escolher. Prefere ficar amigo dos chineses ou dos americanos? As missões à seguir envolvem atacar diretamente uma das duas facções, ou seja, você terá que optar por uma delas.



- Fase 12: China: -- Espião

As fases da China são sensivelmente mais fáceis do que as dos aliados. Essa primeira envolve resgatar um espião chinês que foi capturado pelos americanos e está mantido no topo de um edifício, de onde será mandado de helicóptero para os EUA para ser executado.

Vá até o prédio. Andando se precisar. Jogue um C4 no AA na frente do prédio, troque de arma, pegue o C4 denovo e jogue no tanque que está ao lado do prédio. Pode haver outro tanque do outro lado, faça a mesma coisa e jogue um C4 nele também. Não detone ainda. Os americanos ainda não sabem que você está trabalhando pra China.

Suba no alto do prédio e mate todos os soldados. Agora ative os C4 e exploda o pessoal lá embaixo. Solte o espião, entre no helicóptero e toque a buzina pra ele entrar lá com você. Agora é só voar até a base da China. Fácil, né?



-Fase 13: China -- Destruição Universal

Lembra da Universal Petroleum? Hora de se vingar daqueles porcos capitalistas. A China quer a UP destruída até o último tijolo.

A dica: pegue um navio da China, daqueles com dois canhões, um na frente (proa) e outro atrás (popa). Navegue até o porto da UP e bombardeie geral. Depois que acabarem os carros, tanques, soldados e etc, desça do navio e destrua tudo na frente da UP. A China então te dará um Bunker Buster para derrubar o prédio da UP, faça isso e pronto, missão cumprida.



-Fase 12: AN -- Avião Espião

As fases dos Aliados (AN) são beeeemmmm mais difíceis do que as da China. Nessa você tem que resgatar quatro agentes da CIA e destruir a caixa preta de uma avião espião em uma ilha chinesa repleta de AAs...

Pegue um jet ski na estrada, junto com os piratas, logo ao sul da tal ilha, e rume para lá. Ao chegar, procure um prédio grande, tipo um resort à beira mar. Desça lá.

No pátio do resort tem um AA chinês, algumas barracas e soldados. Mate os soldados e destrua o AA. Cuidado para não usar granadas ou coisas assim, porque três dos quatro agentes que você tem que resgatar estão ajoelhados entre as barracas.

Depois que tudo estiver OK, siga a estrada e elimine o outro AA. Se possível, roube ele. Agora volte pro resort, solte os agentes e chame um helicóptero de resgate. Mas cuidado, antes leve os agentes para o outro lado do resort e peça para eles esperarem lá (aperte triângulo perto deles). O helicóptero tem mania de descer em cima dos reféns e matá-los, fazendo você perder a fase...

Se tudo der certo e a IA porca do jogo não matar os reféns, eles irão entrar no helicóptero e você já terá resgatado três dos quatro agentes. Agora vá pela ponte.

Há um AA do outro lado da ponte. Destrua ele e prossiga para os outros AAs SEM PASSAR PERTO DO AVIÃO, marcado no seu radar. Quando você se aproximar o quarto agente vai pular das ferragens pra falar com você, e se ainda houver soldados e AAs por perto eles vão matá-lo.

Depois de destruir todos os AAs, vá até o avião, mate todos os soldados que estiverem por perto, peça pro mané (o quarto agente) te seguir e o deixe parado longe do avião. Volte e coloque um C4 na caixa preta e destrua ela. Agora chame o helicóptero de resgate e tire o agente da ilha. Pronto, missão cumprida.



-Fase 13: AN -- Refinaria

Os chineses invadiram uma refinaria da UP. E eles colocaram explosivos em tudo. Se algum soldado da UP ou da AN chegar perto eles mandam o local pelos ares.

Ae entra você. Sua missão é invadir a tal refinaria, desarmar as bombas e depois segurar os chineses até o reforço chegar.

As bombas estão nas plataformas ao redor do local. Desarme elas (estão no topo das plataformas) e então começarão a vir helicópteros chineses para destruir a refinaria na marra.

Há alguns lançadores de mísseis anti-aéreos no local, mais há pouca munição. A dica é sequestrar os helicópteros e usar um para explodir os outros. Quando acabar a munição, aterrise ele e sequestre o próximo. Depois de uns 10 helicópteros destruídos vão chegar os helicópteros dos aliados pra proteger a refinaria, ae então a missão acaba.



-Fase 14: AN e China -- Destruição em Caracas:

Tanto a AN quanto a China tem postos avançados em Caracas, capital da Venezuela. Sua missão é destruir os postos da facção inimiga na cidade.

Primeiro você terá que encontrar com seus aliados perto de Caracas, onde eles estarão com alguns tanques. Pegue o tanque maior pra você. Então você só precisa por abaixo três construções marcadas no radar e depois chamar um Bunker Buster na base principal do inimigo na cidade. Pronto. Missão Cumprida.



-Fase 15: Solano

Depois de fazer o serviço sujo dos EUA ou da China, você finalmente ganhou um Bunker Buster nuclear pra jogar na fuça do tal Solano.

Lembra daquela porta da missão 11? Vá para lá denovo. Pegue o atalho pelas montanhas e, quando visualizar as portas ou a seta amarela, chame o Bunker Buster Atômico nelas. A explosão atômica não vai chegar até você, no alto da montanha, por isso só relaxe e assista o show. Pronto, Solano está morto e você terminou todo o Mercenaries 2 World in Flames para PS2.