5 de abril de 2010

Mass Effect 2 (******) (PC, Xbox360)

- Mass Effect 2 (Xbox 360, PC) (******)

Qual foi a ultima vez que voce sonhou com algum personagem de ficçao? E qual foi a ultima vez que voce se pegou pensando em algum personagem ficcional como se fosse uma pessoa real?

Se faz tempo que voce nao experimenta estas senseçoes, prepare-se. Todas elas veem em uma caixinha onde esta escrito "Mass Effect 2".

Mass Effect foi uma grata surpresa da Bioware, e agora sua segunda ediçao expande ainda mais este universo.

A narrativa começa onde Mass Effect parou. Depois de ter salvo o universo da ameaça alienigena dos Reapers, o comandante Sheppard e sua tripulaçao estavam satisfeitos, voando para mais uma missao de rotina na nave Normandy. Isso ate ela ser despedaçada por uma nave alienigena desconhecida, ocasionando a morte de Sheppard e do navegador Pressly, e quase levando embora toda a tripulacao.

Se voce completou as missoes secundarias de Mass Effect, deve se lembrar do Cerberus, uma corporaçao supremacista humana maligna que fazia experiencias loucas com humanos e alienigenas em planetas longinquos. Pois eh exatamente esta corporaçao que foi a responsavel por resgatar e "reconstruir" seu personagem.

E entao Mass Effect 2 se funde de maneira primorosa ao primeiro game da serie. Tudo o que voce fez no primeiro game tem efeitos neste, incluindo os finais alternativos. Voce deixou seu amigo Krogan morrer? O irmao dele assumiu o posto. Voce abandonou um dos humanos no primeiro game? Agora amigos dele vao querer sua cabeça...

Eh possivel ate mesmo importar seu comandante Sheppard para Mass Effect 2, e continuar jogando com ele, com os mesmos poderes e habilidades.

Os graficos sao excelentes, embora haja alguns probleminhas de sombra e luz dinamica. Cada lugar do universo de Mass Effect tem seu "tom", sua paleta de cores e texturas, desde os mundos deserticos ate os cemiterios de espaçonaves, mundos-cidades, plataformas espaciais... Eh possivel reconhecer perfeitamente um mundo ou parte do game apenas olhando a textura e cores da tela.

Os efeitos sonoros e as vozes sao impecaveis. Cada personagem tem seu jeito de falar, sua entonaçao e maneirismos, do extremamente formal Legion ateh a punk revoltada Jack e o insano e atrapalhado professor Mordin Solus. A trilha sonora eh muito bem colocada, e fora algumas musiquinhas meio chatas do primeiro Mass Effect (como a que toca quando voce abre o painel de exploraçao espacial), a maioria dos efeitos sonoros desagradaveis do primeiro game foram eliminados.

A interface foi simplificada, e funciona perfeitamente, embora os seus aliados as vezes ainda fiquem presos em portas ou esquinas...

A IA eh muito boa, e em alguns pontos eh bastante desafiadora. Na maioria dos combates, no entanto, a coisa se resume a se esconder atras de uma parede ou caixa, esperar o inimigo descarregar a arma e entao mandar bala nele. Nao ha muito espaço para estrategias mais refinadas, mas a variedade de inimigos e cenarios eh o bastante para te manter ocupado e se divertindo com isso.

O melhor, como em Mass Effect e DragonAge Origins, eh a interaçao com os demais personagens. Praticamente todos os seus aliados, inimigos e ateh personagens que aparecem de fundo, tem historias fascinantes, e agem de maneira extremamente natural, demonstrando como funciona o mundo de Mass Effect.

Entre os personagens que voce pode encontrar estao um krogan (especie de alienigena guerreiro parecido com um sapo ou tartaruga gigante) criado por engenharia genetica, querendo descobrir mais sobre si mesmo e sobre sua raça, um drell (especie de alienigena reptiliano) amargurado pela perda da esposa e portador de uma doença degenerativa incuravel, uma justiceira que esta caçando sua propria filha, uma assassina desalmada, entre muitos outros. Ate mesmo personagens de fundo, que estao nos cantos apenas para "ocupar espaço" tem suas historias e seus dramas, como a extraterrestre que voce fica no bar no planeta Illium, desabafando para um amigo como eh dificil ter um namorado humano, ou o krogan apaixonado que resolve ler poesia para sua amada no meio de uma praça...

Conversar com seus aliados libera novas missoes, a medida que eles se sentem mais a vontade para pedir sua ajuda para resolver problemas pessoais deles. Dependendo de quao "bom" ou "mal" voce eh ou se torna, voce pode se envolver amorosamente com membros de sua tripulaçao. Se voce sair enfiando sua arma na cara de todo mundo, xingando ou executando friamente seus inimigos, atraira a confiança de aliados como Jack, Legion e o assassino drell Thane Krios mais rapidamente, e podera acabar namorando um deles.

Uma adiçao divertida eh a possibilidade de agir de maneira bondosa ou maligna durante as cutscenes. O mercador nao quer te dar um desconto? Enfie sua pistola na cara dele com o clique de um botao e pronto, voce agora pode comprar tudo por metade do preço. Um inocente esta na mira de um atirador de elite? Jogue-se na frente e impeça a morte dele. Ser bom ou mal depende muitas vezes de um simples botao, e no universo de Mass Effect, faz mais diferença do que ter uma mira impecavel.

A unica coisa chata no game eh a parte de exploraçao de planetas. Para achar recursos minerais que irao te ajudar a fazer upgrades em sua nave ou armas, voce tem que ficar "escaneando" com o mouse cada uma das centenas de planetas, asteroides e estaçoes espaciais do game... O que eh muito cansativo... Por sorte nao eh algo indispensavel para se evoluir no game. Bastam um ou dois planetas e voce jah tera material o bastante para fazer os upgrades que precisa...

Ha tambem diversas possibilidades de personalizaçao de seu personagem. Voce pode customizar as roupas dele, a armadura, a cabine do capitao (comprando pets, modelos de naves espaciais e peixes para aquario) e mesmo sua propria nave.

Em resumo, Mass Effect eh um game excelente. Merece as rarissimas seis estrelas aqui do Blog da Resenha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário