13 de abril de 2010

Napoleon Total War (PC, ****)


Napoleon Total War (PC) (****)
A série Total War nasceu ainda nos anos 90, com o diferencial de trazer para o mundo dos RTS milhares de unidades em cada campo de batalha, e um casamento maravilhoso entre jogos de estratégia em tempo real e em turnos.
O ápice foi com o excelente Rome Total War, e continuou com o ótimo Medieval II Total War. Seguindo a linha do tempo, a Creative Assembly trouxe Empire Total War, sobre o neo-colonialismo.
Empire Total War não chegou nem aos pés de seus predecessores. Pesado, lento, feio, cheio de bugs e exigindo muito dos computadores, Empire foi uma triste decepção para os fãs da série...
Eis que a Sega e a Creative Assembly resolveram se redimir de seus pecados, e lançaram agora Napoleon Total War, praticamente Empire Total War com todos aqueles problemas resolvidos...
Napoleão

Depois de explorar Japão Feudal (Shogun Total War), Antiguidade Clássica (Rome Total War), Idade Média (Medieval e Medieval II Total War) e Era Moderna (Empire Total War), a série chega nas Guerras Napoleônicas, causadas por um italiano baixinho que acabou se tornando imperador da França depois que a Revolução Francesa cortou as cabeças dos nobres anteriores.
O game possúi dois modos single-player. Na campanha Napoleônica você joga com o famoso general Napoleão Bonaparte e seus comandantes, desde a infância de Napoleão até sua ascenção como imperador e sua derrota na batalha de Waterloo. Cada "bloco" de campanha ilustra um período do conturbado período, das primeiras viagens do jovem Napoleão à campanha da Itália, conquista do Egito, Rússia e, finalmente, a briga pela Inglaterra, Áustria e Espanha. Paralelamente cada "bloco" também serve como um tutorial, introduzindo aos poucos as novas mecânicas de Napoleon Total War, como a pesquisa de tecnologias, comando em batalhas, guerra naval e outros.
Cada bloco também é coroado com magníficas cutscenes, cenários bem constrúidos e uma quantidade absurda de missões paralelas. Todas as campanhas são tensas, com poucos turnos para se fazer muita coisa. Na campanha do Egito, por exemplo, você tem apenas 60 turnos para dar a volta no mapa, enfrentar a marinha inglesa (sem estar equipado com NENHUM navio, logo no começo), conquistar a cidade do Cairo e subjulgar os beduínos do deserto. Dá para perceber como o Napoleão de verdade foi um cara durão, encarando tantos frontes diferentes ao mesmo tempo.
Outro modo single-player é a tradicional campanha, onde você escolhe uma nação inimiga de Napoleão Bonaparte (Rússia, Inglaterra, Áustria...) e luta contra o império francês, conquistando áreas em vários continentes.
No multiplayer temos batalhas históricas para se jogar com amigos e um modo campanha também. No entanto, jogar um game de turno pela internet é muito cansativo, e você vai ter que esperar muito se alguém for ao banheiro ou atender o telefone e esquecer de passar o turno dele...
Durante o jogo singleplayer, quando você se envolve em uma batalha equilibrada, há a possibilidade de procurar na internet por outro jogador humano para que ele te enfrente com o exército inimigo. Para quem não gosta de combater inteligência artificial, é uma boa idéia.
O jogo em si é praticamente igual a Empires Total War, mas com seus problemas, na maioria das vezes, resolvidos. Napoleon é muuuuuiiiiittttttoooo mais leve, e roda bem em computadores mais simples, ao contrário de Empires, que ficava pesado até mesmo em um Core i7 com 18 GB de Ram e placa 3D de 1 GB...
Se você tem a sorte de ter uma supermáquina, Napoleon tem suporte a gráficos ainda melhores, iluminação dinâmica, texturas especiais e água que reflete o céu super detalhado.
As unidades são bem detalhadas, a animação é bem feita, sobretudo as lutas corpo-a-corpo, e agora é possível destruir o mundo à sua volta. Um tiro de canhão deixa uma cratera no solo, construções vêm abaixo com bombas e granadas, e ao final de uma batalha o campo fica parecendo um monte de ruínas.
A inteligência artificial é muito boa. Muito melhor do que os suicidas de Empire Total War, que andavam em linhas, só esperando para serem dizimados por canhões. No nível normal de dificuldade já dá para ver tropas tentando te cercar, se adaptando à sua estratégia e abusando de estruturas defensivas.
O som também é magnífico, e os ruídos das armas e dos soldados cresce à medida que se dá zoom na batalha. No máximo de zoom é possível ouvir os soldados conversando, recarregando suas armas, marchando e até tocando música enquanto viajam pelo campo de batalha. Pela primeira vez também, cada nação fala sua língua. Veja soldados franceses gritando em francês, oficiais ingleses dando ordens em inglês, árabes falando árabe, russos falando russos, austríacos gritando em alemão... Nada daquele "inglês com sotaque tosco" de Medieval II e Rome. Os discursos de Rome Total War fazem falta (e eram beeeemmmm divertidos), mas aqui temos batalhas navais tão boas quanto as de Empire Total War.
A única coisa que impede Napoleon de conquistar as cinco estrelas do Blog da Resenha são detalhes que tornam o game inferior à Rome e Medieval Total War. Se a era medieval e a antiguidade eram interessantes por terem vários povos, cada um com seu modo de lutar, suas unidades e estratégias, Napoleon peca por ser muito repetitivo. Praticamente todos os povos deste game são absolutamente idênticos, com milícias armadas com mosquetes, tropas de infrantaria com mosquetes, tropas de choque com mosquetes, cavalaria com mosquetes... praticamente só mudam de roupa e cor da pele... Fora o fato de que as civilizações se tornam muito desinteressantes por serem muito semelhantes, tirando um pouco o brilho de se jogar novamente o modo campanha com outro povo.
Algumas batalhas são muito fáceis também. Se te atacarem em uma cidade usando apenas cavalaria, apenas esconda sua infrantaria ou milícia dentro de alguma construção e então vá ao banheiro ou faça um lanche enquanto a cavalaria inimiga é massacrada, ficando rodando em volta da construção e tomando bala até ser eliminada. Em Rome Total War o próprio game impedia que você invadisse alguma cidade apenas com cavalaria...
Embora seja um pouco repetitivo, Napoleon Total War é uma "versão consertada" de Empire Total War, e é muito bom. Se você gosta de história da França, é fã de Napoleão Bonaparte ou apenas sonha em atirar com um mosquete, não pode perder esse game!

Nenhum comentário:

Postar um comentário