7 de junho de 2010

Mount & Blade Warband (PC) (*****)



Mount & Blade Warband (PC) (*****)

Há alguns dias atrás estava eu passeando pelo Pirate Bay, em busca de lançamentos de games e filmes quando eu topei com vários torrents (arquivos de download rápido) desse jogo Mount & Blade Warband.

Um número enorme de pessoas estavam baixando o game. Como nunca tinha ouvido falar, passei no Gamespot (http://www.gamespot.com/) e procurei uma resenha dele em inglês. Segundo o Gamespot era um jogo fraquinho, com gráficos antigos, cuja única coisa diferente era poder lutar em cima de um cavalo.

Por via das dúvidas, resolvi baixar a versão piratona para testes (se fosse bom eu iria comprar, lógico). E surpresa, é um dos melhores games medievais que eu já vi! E o melhor, é de graça!

Sim, você leu certo, o jogo é excelente, e não custa nada, nem um tostão. Você pode baixar GRATUITAMENTE no site da produtora e jogar quantas vezes aguentar. No próprio site eles vendem também o serial original, sem ele você não pode evoluir seu personagem além do sétimo nível, o que não faz grande diferença no game...

Montaria e Lâmina!
Além de ser de graça (eu já mencionei que é gratuito?), o game é uma experiência magnífica. Para começar, é um RPG, como os vários que temos por aí (Mass Effect, Dragon Age Origins...). Você inicia o game criando um personagem, e pode escolher várias opções para a história dele. Cada uma irá afetar suas habilidades de uma certa forma. É filho de um lorde falido? Vai ganhar perícias relacionadas à nobreza. Cresceu como um nômade das estepes, olha os pontos em montaria chegando. Conquistar donzelas é seu objetivo? Pontos em Carisma...
Após escolher a história de seu personagem, você distribui alguns pontos em habilidades e pronto. Aqui não tem nenhuma perícia ou habilidade inútil, todas são extremamente úteis para você, principalmente Carisma e Liderança, que deixarão você ter um exército maior (se você tá jogando a versão gratuita, jogue tudo o que puder de ponto nestas duas!).
Depois é hora de personalizar seu personagem. Escolha olhos, boca, barba, bigode, cabelo... Tem para todos os gostos, do oriental ao negro, do albino ao latino. Feito seu personagem, o game te leva para Caldária, um local fictício na Idade Média, dominado por praticamente todos os reinos de expressão naquela época.
Tem árabes, mongóis, reinos medievais clássicos, vikings, russos... Cada um dominando um reino fictício. Você começa em uma missão "tutorial", tendo que resgatar o irmão de um mercador, raptado por bandoleiros, e depois de cumprir esse começo, o game te solta na região para fazer o que você quiser.
Sim, isso mesmo, você é que escolhe o que vai ser da vida em Caldária! Você pode arregimentar um exército passando nas vilas e recrutando roceiros para te acompanhar. Então você pode treinar em campos de treinamento, deixando suas tropas mais fortes e profissionais.
Estes treinos são muito divertidos. Resume-se em você pegar um pedaço de pau e arrebentar seus soldados até eles virarem machos. Ou demonstrar para arqueiros como se atira, praticando em jarros de barro. Ou fazer tudo isso em cima de um cavalo. Se tudo correr bem, seus soldados irão ficar mais treinados e pedir dinheiro para comprarem equipamento, equipando-se com armas e cavalos.
Com um exército você pode se tornar um monstro insano, assaltando vilas e roubando gado, emboscando caravanas, invadindo castelos... ou jurar lealdade a um dos vários nobres de Caldária e trabalhar com ele para invadir castelos, saquear vilas inimigas, resgatar nobres sequestrados... Se for bem sucedido, seu lorde pode até te recompensar com um feudo, ou até um castelo ou uma cidade.
Além de guerrear, você pode dedicar seu tempo caçando bandidos e vendendo eles como escravos (ou anexando eles a seu exército se você tiver bom coração...), invadindo covis de ladrões para roubar a carga deles, escoltar caravanas, e também conversar com milhares de personagens diferentes.
Você ainda pode comparecer a banquetes, lutar em torneios, aprender poesia, ler romances, usar seus conhecimentos poéticos para derreter o coração das damas, e claro, namorar. Inclusive o game mostra o quanto era difícil arrumar uma namorada na Idade Média, você tem que conhecer a moça em algum banquete, ou ser apresentado a ela por algum amigo ou parente em comum, recitar poesia para ela, contar histórias e, principalmente, precisa da permissão da família da garota. E se tiver mais algum personagem interessando nela as coisas pioram, e podem acabar em duelo de espadas ao por do sol.
Enquanto você está viajando de cidade para cidade, o jogo assume uma visão em terceira pessoa, com destaque para a trilha sonora que muda dependendo do local onde você está. Nesta visão em terceira pessoa você pode escolher para onde ir, onde acampar, e também ver outros personagens ou exércitos que estejam se deslocando pelo mapa perto de você.
Quando entra em alguma batalha, visita alguma cidade ou personagem, o jogo muda para uma visão em segunda pessoa, focada nas costas do personagem.
A trilha sonora é impecável. As músicas são maravilhosas, e os efeitos sonoros são competentes. O barulhos dos cavalos trotando e relinchando são shows à parte. Os gráficos são razoáveis em algumas partes, como na construção do corpo dos personagens, que é meio antiquada e quadrada. O céu, no entanto, é muito bem trabalhado, assim como as construções e o relevo, dando uma sensação de imersão no jogo.
As batalhas são extremamente divertidas. No geral, parece que você está em Rome Total War (até os gráficos são semelhantes!), mas tomando parte nas batalhas. Você pode dar ordens para seus soldados usando as teclas F1, F2 e F3, criando estratégias com facilidade. Fora do combate você pode dividir seus soldados em pelotões, para que, por exemplo, a cavalaria consiga agir de forma idependente da infrantaria.
Você também desce a porrada nos inimigos, embora seja um pouco difícil lutar sobre um cavalo, no começo, sempre há a opção de desmontar e sair à pé distribuindo machadadas e flechadas nas linhas inimigas.
Em tavernas pelos reinos você também pode achar companheiros para te ajudar nas lutas. Cada um deles tem suas habilidades e evolui de forma independente. Ou seja, se você está jogando o modo gratuito, não precisa se preocupar em evoluir muito, basta recrutar companheiros mais competentes e deixar que eles façam o trabalho duro por você.
Como é um jogo aberto (muito mais do que qualquer GTA), Mount & Blade Warband praticamente não tem final. Você pode jogar até invadir todas as centenas de vilas, cidades e castelos do game, ou até casar com todas as moças dos reinos, ou vencer todos os torneios... Depende do que você quer fazer.
Com a programação fácil, o game ganhou diversos mods na internet. Mods são instruções novas que modificam algo no jogo, como um mapa, armas ou toda a história dele. Em Mount & Blade os mods são facílimos de instalar, e não prejudicam o jogo que você tinha salvo.
Na própria página da TaleWords (http://www.talewords.com/), a produtora do game, é possível encontrar um fórum com vários mods. Alguns são incrivelmente bem feitos e reproduzem, por exemplo, as cruzadas ou os reinos europeus na Idade Média. Outros, mais simples, apenas arrumam as texturas antiquadas do game original e dão uma geral nos gráficos.
Mount & Blade Warband é um game maravilhoso, com uma jogabilidade divertida, trilha sonora impecável, total liberdade de ação, muitas opções de aventuras na Idade Média e muita interatividade, além de ser gratuito (pega logo o seu em http://www.talewords.com/). Só não ganhou seis estrelas por dois problemas. Primeiro os gráficos meia-boca dos personagens, sem iluminação dinâmica, texturas pouco convincentes e construção meio "quadrada". Segundo pelos bugs que aparecem de vez em quando. A maioria foi sanada pelo patch 1.3, mas alguns ainda persistem, sobretudo missões que não se cumprem nunca, ficando em sua lista de missões mesmo depois de já terminadas...

14 comentários:

  1. Anônimo2:48 PM

    viu cara eu baixei o jogo pelo utorrent so que ele veio com 3 arquivo um mini pc chamado Skidrow e mais dois arquivos em braco sao arquivos que o icone e uma folha branca o no do arquivos brancos e sr-mbwbd o outro e sr-mbwbd-cue me ajuda ai??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixa o Daemon Tools pra emular :D

      Excluir
  2. o jogo é muito bom. o tema abordado é um dos melhores e tem tudo para se tornar o melhor "se uma empresa grande comprar os direitos do jogo" pois a parte gráfica e a AI do jogo é patético. na invasão de castelos, muitas vezes as tropas nao conseguem subir por culpa de ineficiencia dos desenvolvedores da AI deste jogo. a questão dos movimentos são praticamente estilo lego. se voces já jogaram colossus, voces sabem como é movimentos de cavalos de verdade. ah... o mapa do jogo é grande e dá até gosto de viajar pelo mundo, porém é um dos piores mapas graficamente falando. é isso.

    ResponderExcluir
  3. O engraçado é que, visto de cima, o mapa é tosco sem dó. Mas de perto até funciona.

    Quanto à IA, durante os combates é possível apertar Esc e customizar ela. Se deixar no máximo os soldados ficam menos burros...

    Já ao anônimo, baixe direto da empresa (www.talewords.com), o jogo é grátis. Baixando de torrent, procure no fórum do arquivo que vc baixou. Normalmente o Skidrow diz lá o que fazer com cada arquivo destes...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:28 PM

    viu cara eu baixei o jogo pelo utorrent so que ele veio com 3 arquivo um mini pc chamado Skidrow e mais dois arquivos em braco sao arquivos que o icone e uma folha branca o no do arquivos brancos e sr-mbwbd o outro e sr-mbwbd-cue me ajuda ai??
    R:Ei kra usa o Daemon Tools baxa ele no baixaki por exemplo instala ele e executa o arquivo .cue e monte a imagem

    ResponderExcluir
  5. Luciano5:39 PM

    essa é para o anônimo ...
    baixa o DAEMON TOOLS e abra um dos arquivos "brancos" com ele ta no formato iso dae tenque executar com esse programa

    ResponderExcluir
  6. o jogo é ótimo mesmo meu exercito ta pouquinho ainda tou com 127 ta muito diferente do meu outro exercito do mount & blade v 1.11 que tou com 657 seguidores ^^

    ResponderExcluir
  7. o jogo é ótimo, eu tenho ele completo, meu exercito ainda é pequeno é de 127 pessoas :p muito diferente do meu outro exercito do mount & blade 1.11 que contem 694 seguidores ^^.RECOMENDO

    ResponderExcluir
  8. O jogo é ótimo recomendo pra quem quiser baixar. Mostra muito bem as batalhas medievais, o ruim é que as quests são repetitivas.
    OBS: quem tem um PC com a placa de vídeo fraca podem até baixar mas vai ficar mt lento.

    ATENÇÃO - Nos sites do Baixaki, Click Jogos e outros ai o link está quebrado então baixem por este link aqui: http://www.taleworlds.com/

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9:39 PM

    Anônimo
    Para Poder Instalar o JOGO voce vai precisar do DAEMON TOOLS ou algum programa q leia imagens de CD

    ResponderExcluir
  10. eu sei o extrator de arquivos de imagen é o ''izarc '' :D

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7:54 AM

    eu acho que o jogo nao é de graça, lá diz que eh trial e só chega até o level 7 e depois vc tem que comprar ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, você só chega no nível 07, mas pode conquistar todo o mapa se tiver paciência e um bom exército.

      Excluir
  12. Anônimo1:35 PM

    o jogo e demo so consiguo achar demo

    ResponderExcluir