30 de setembro de 2010

Sniper Ghost Warrior (PC, Xbox360) (*)

Sniper Ghost Warrior (PC, Xbox 360) (*)

Muitas das pessoas que gostam de games de ação em primeira pessoa gostam de jogar como "snipers", atiradores de elite.

Não tem como negar que é divertido pegar um rifle de longa distância, subir em alguma construção e eliminar algum monstro ou terrorista à quilômetros de distância, enquanto vê pela mira telescópica os companheiros dele correndo sem saber de onde veio o tiro.

Pensando nisso, a polonesa City Interactive criou um game totalmente focado em snipers, chamado "Sniper Ghost Warrior".

O pior à respeito deste game é as boas promessas que ele trazia. Batalhas na mata, missões stealth, atirar nos inimigos à distância... e principalmente, uma visão um tanto diferente de tantos games americanos por aí...

Mas, infelizmente, a Polônia fez juz às inúmeras piadinhas que rolam na internet sobre o país. Sim, sendo curto e grosso, Sniper é uma decepção...

O pior é que ele tinha tudo para dar certo. Basta cinco minutos do tutorial para você se encantar com os gráficos bem feitos, a boa mecânica de tiro, sobretudo com mira telescópica, o excelente trabalho sonoro e a razoável mecânica de furtividade do jogo.

Então começa a missão de verdade. A história é simplória, com um grupo de snipers americanos enviados para um país fictício na América Latina com a missão de assassinar o ditador local.

Uma coisa muito divertida é o "bulletcam". Quando você acerta um tiro na cabeça do inimigo (head shot), o game "aparentemente" fica em câmera lenta, onde você pode acompanhar a trajetória da bala e ver seu alvo capotar no ar com a força do impacto.

No entanto o problema já começa ai. Embora seja divertido, e de longe a melhor parte do jogo, a tal bulletcam NÃO DEIXA todo o jogo em câmera lenta, apenas você e seu alvo.

Sim, por mais bizarro que isso seja, você vai acompanhar a trajetória da bala enquanto os outros 300 soldados em volta detectam sua localização, pegam seus rifles, amarram suas botas, escalam o local onde você está e te moem na bala. Não raro você volta de uma bulletcam só para ver que já foi morto à vários segundos por um monte de inimigos.

O pior, no entanto, é a IA (Inteligência Artificial, embora esteja mais para Burrice Artificial). Ela varia de inimigos cegos, surdos, mudos e aleijados, na frente dos quais você pode dançar macarena que eles não vão tomar nenhuma atitude, e inimigos que fazem o Superman parecer um mendigo.

Em vários locais do jogo você vai encontrar (ou melhor, ser encontrado) por inimigos capazes de te perceber imediatamente, mesmo eles estando de costas e a mais de um quilômetro de você, vendo através de rochas sólidas e mata densa. E o pior, estes inimigos sobrehumanos podem te acertar precisamente com uma pistola, atirando através de mais de 50 metros de rocha sólida... e você, com seu rifle de atirador de elite, não consegue atirar através de uma folha de papel...

Enfim, jogar o modo single-player é acabar frustrado após poucos minutos de jogo, sendo continuamente eliminado por uma IA onisciente e onipotente. Em jogos multiplayer, divirta-se tentando encontrar alguém disposto a jogar com você, em servidores mais vazios que prédio público em dia de feriado...

Um comentário:

  1. Muito Bom Seu blog, as dicas
    estão cada vez melhores.
    Sucesso

    Passe no meu também e comente
    http://rendaagora24.blogspot.com/

    ResponderExcluir