22 de agosto de 2006

GTA Vice City


GTA Vice City (****)

GTA Vice City é o quarto jogo da série GTA, da produtora Rockstar, assim como os outros seis jogos da série, tem como ponto forte a grande liberdade de ação e o tom bem humorado e politicamente incorreto. O jogo segue a linha iniciada com GTA3, com perspectiva de terceira pessoa (estilo Tomb Raider).

Grand Theft Auto (algo como "grande ladrão de carros") Vice City é um jogo, no mínimo, impressionante. A parte gráfica é um destaque à parte, com gráficos bem trabalhados, veículos e personagens bem detalhados e iluminação excelente. O ambienete do jogo remete aos coloridos anos 80, com todo o visual espalhafatoso de uma Miami da "era disco", como camisas floridas, ternos rosa choque, carros tigrados, òculos Ray-ban e todo o exagero próprio da época.

O enredo principal do jogo é a dura vida de Tommy Vercetti, um capanga de mafioso que, após ser emboscado e perder o dinheiro do chefe, é obrigado a recupera-lo nas ruas sujas de Vice City. Como não poderia deixar de ser, tratando-se de um jogo da Rockstar, há uma infinidade de missões secundárias, sem ligação com Tommy. Há inúmeros veículos com missões próprias, como viaturas policiais, ambulâncias, carros de bombeiros e motos de pizza, além de missões tipo "rampage" (massacre), onde você tem um tempo limite para eliminar uma quantidade certa de marginais ou veículos. A liberdade de ação também possibilita sair pela cidade fazendo o que quiser, de roubar carros e lojas a iniciar perseguições cinematográficas pelas ruaas de Vice City.

A Cidade
GTA Vice City tem muitos pontos positivos. Muitos mesmo. Além da enorme liberdade de ação (você pode fazer quase tudo pela cidade, de comer pizza a comprar estabelecimentos, como fábricas de barcos, redes de taxi e até um bordel) o jogo mostra um cenário completo. A Vice City é uma cidade enorme, com ambientes que vão de praias a favelas de imigrantes haitianos e cubanos, aeroportos, portos, depósitos de lixo, mansões, becos e até um quartel do exército. Os personagens da cidade mudam de acordo com o horário e as condições climáticas. Pode-se ver pessoas fazendo cooper na praia pela manhã, enquanto prostitutas e mendigos infestam as calçadas durante a noite. É possível ver muitas coisas acontecendo na cidade o tempo todo, de brigas de gangues a perseguições policiais, atropelamentos e, ocasionalmente, até mesmo o personagem do jogador pode ter o carro furtado por outro ladrão...
Outro ponto positivo de GTA Vice City é sua trama, muito bem amarrada, com muitos personagens secundários carismáticos e divertidos. As missões seguem uma ordem mais ou menos linear, embora muitas vezes várias delas apareçam ao mesmo tempo, permitindo ao jogador escolher qual ele quiser resolver primeiro.
Muitas e pesssoas na cidade podem interagir com o jogador, normalmente vendedores e prostitutas, e pode-se entrar dentro de algumas construções, como a boate e o shopping center, o que torna o jogo muito mais rico e acrescenta muitas possibilidades de ação.
Nem tudo são flores....
GTA Vice City chega muito perto de ser um jogo perfeito... mas, como todos sabem, ninguém é perfeito. O principal problema do game é a diferença monstruosa de dificuldade das missões. Algumas são estupidamente simples, não requerendo nenhum esforço para serem completadas, enquanto outras são absurdamente difíceis, como a tenebrosa "demolition man" (na qual você tem que colocar bombas em um edifício em construção usando um helicóptero de brinquedo. O tempo é escasso, o helicóptero é lento e muito difícil de manobrar, explode facilmente se for atacado ou encostar nas paredes e é alvo de atiradores e inimigos o tempo todo....). Pior ainda é quando estas missões absurdamente difíceis não estão no final do jogo, mas sim no meio e até no início dele!
Outros problemas menores são os bugs gráficos, muito comuns quando se dirige muito rápido. Nestas situações os obstáculos parecem "sumir", sendo muito fácil colidir com muros, palmeiras ou outros carros.
Embora tenha alguns pequenos problemas, GTA Vice City é um ótimo jogo. São tantas as missões secundárias que é diversão garantida mesmo após as missões do enredo principal terem sido terminadas.
Boato...
A Rockstar é famosa por deixar coisas ocultas em seus jogos, os famosos "easter eggs" (literalmente "ovos de páscoa", conteúdos ou programas ocultos). Circula um boato na internet de que, se a pessoa tiver instalado no mesmo computador os jogos GTA Vice City, GTA San Andreas e GTA3, uma estrada se abrirá em cada cenário, possibilitando que personagens de um jogo "viajem" para a cidade do outro jogo...
De fato, se você voar com um helicóptero ou avião perto do farol da praia, em GTA Vice City, poderá ver no minimapa uma estrada "fantasma" ligando uma rua ao limite do mapa... Seria a estrada para San Andreas ou Liberty City???
Ficha Técnica
-Pentium III/ Athlon/ 1.2 Ghz Celeron/Duron
-128 RAM
-CD/DVD 8X
-915 MB espaço livre
-Placa 3D (32 MB)
-Windows 98/ME/XP

4 comentários:

  1. Anônimo2:22 PM

    very interesting your blog......love you

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:23 AM

    gosto do site.Tenho uma duvida.Como posso fazer desaparecer a agua no jogo?Principalmente a do oceano.Cada vez que vou para a agua as armas desaparecem e os sinais no mapa tambem.impossibilita-me de fazer missoes.Continuem assim

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente obrigado pelo elogio, eh sempre bom saber q tem gente q curte o Blog da Resenha.
    Quanto ao jogo, em q plataforma vc está jogando? PC ou PS2? Se for para PC, tente baixar o update mais novo para o jogo (você pode encontrar em www.gamespot.com).
    Se for em PS2, pode ser problema com o CD. Se o CD for original, reclame na loja onde vc comprou, se for pirata... bem, ai eh "la garantia soy yo", e não há muito o q se fazer a não ser chorar por não ter comprado original (eh umas 10 vezes o preço, mas tem suas vantagens)...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:17 PM

    curto o jogo mas passei a missao do elicoptero de brincar

    ResponderExcluir