25 de agosto de 2006

Warzone 2100



Warzone 2100 (****)

O que você mais quer de um RTS (Real Time Strategy, game de estratégia em tempo real)? Unidades customizadas que podem ser adaptadas à sua estratégia? Muitas tecnologias à disposição para pesquisar? Diversas opções de construção? Gráficos tridimensionais?

Quando se fala em Warzone, pouca gente conhece este ótimo RTS. Talvez grande parte do anonimato de Warzone 2100 se deve à falta de uma campanha de marketing eficaz por parte da Eidos (a mesma produtora por trás do sucesso de Tomb Raider).

Zona de Guerra

Warzone é um RTS que trás muitas boas idéias, até então inéditas ou subutilizadas em outros games. A princípio o jogo não parece grande coisa. Por ser um pouco antigo, as cutscenes (os "filminhos" do jogo) não são lá muito impressionantes, e o menu principal também carece de um tratamento gráfico melhor.

O enredo também não é lá muito original. Em um futuro próximo, por volta de 2050, uma guerra nuclear devasta a Terra. Apenas alguns humanos sobrevivem ao cataclisma, em refúgios subterrâneos. Em 2100, depois da radioatividade diminuir, os sobreviventes saem do subsolo para "reconstruir" o planeta, e ai começam a ocorrer conflitos entre grupos de sobreviventes.

O jogo em si, no entanto, é o que realmente impressiona. As unidades são totalmente customizáveis, e, conforme você destrói fábricas e centros de pesquisa inimigos, você pode "roubar" tecnologia deles, recebendo novas peças para montar suas unidades. Seus subordinados podem ser montados de acordo com sua estratégia, desde veículos fracos, porém rápidos e baratos, até tanques lentos mas resistentes.

Cada unidade tem três partes: o corpo, que pode ser mais ou menos resistente; a propulsão (rodas, esteiras, holvercraft, asas...), que define a velocidade dele e também ajuda na resistência; e as armas/utilidades. Neste quesito tem-se uma variedade enorme de armamentos, que vão desde metralhadoras a canhões anti-tanque, baterias anti-aéreas a lançadores de mísseis e morteiros, sendo que alguns são melhores contra infrantaria, outros contra veículos e outros contra construções, e alguns demoram bastante para recarregar, dando possibilidade para inúmeras combinações. Os equipamentos de utilidade também são diversos, incluindo construtores, reparos, radares diversos entre outros.

Quanto às construções, elas seguem o padrão normal dos RTS, fábricas de veículos, centros de pesquisa, HQ... No quesito defesas, no entanto, há uma variedade enorme de opções. Além de cercas e muros, há três ou quatro tipos de construções com as mesmas armas disponíveis para veículos, como torres, barricadas, poços e casamatas. Uma torre com canhão anti-tanque tem um alcançe maior, mas é mais fácil de atingir do que uma casamata ou uma barricada com o mesmo canhão, o que encoraja inúmeras estratégias de defesa.

Há centenas de tecnologias a serem pesquisadas, entre novas peças para unidades, novas armas, novas construções, melhorias entre outras. Cada uma possui uma cutscene para aquele tipo de tecnologia. Cada tecnologia de armas, por exemplo, tem uma cutscene, o que torna o jogo muito bonito, embora os gráficos delas sejam um pouco ultrapassados.

Os gráficos do jogo em si compensam a pouca atenção dada aos menus e cutscenes. Além de bonitos (melhores que os do Warcraft III, por exemplo), não pesam tanto, permitindo que o jogo funcione em computadores mais antigos (já fiz ele funcionar em um Pentium I...). Os efeitos de iluminação são competentes, o cenário pode ser girado 360º, e os comandos para isso são simples o bastante para não confundir o jogador, como acontecia em outros jogos, como a série Myth. Também é possível aproximar a ação, colocando-se em uma visão quase na perspectiva das unidades.

Os cenários e as misões são bem variados, vão de desertos a àreas verdes e cidades em ruínas, e as missões podem acontecer tanto em locais próximos à sua base quanto em locais distantes, sendo que às vezes você deverá selecionar algumas unidades para embarca-las em direção a outros cenários.

Um ponto positivo é o fato de que sua base não precisa ser reconstruida a cada missão, como ocorre na maioria dos RTS. Sua base permanece a mesma em grande parte do jogo, permitindo aprimora-la cada vez mais ao invés de ter que construir uma nova a cada fase. Apenas em algumas fases, quando você é obrigado a evacua-la, você tem que recomeçar do zero.

Outro ponto positivo é o fato do jogo só usar uma fonte de recursos. Nada de procurar ouro, madeira, ferro, comida e etc... Você precisa apenas de petróleo. Com alguns poços e um gerador de energia você já pode começar a construir seu exército.

Mesmo com todos estes pontos positivos, Warzone 2100 sente o peso do tempo( foi lançado em 1999). Os gráficos das cutscenes são ultrapasssados, os menus não empolgam, e o enredo, por mais que ele se desenvolva bem, não é muito criativo. Está passando da hora da Eidos e da Pumpkin Studius lançar "Warzone 2"...

Requisitos de Sistema:

-Pentium 166 Mhz

-32 MB RAM

-CD-Rom 8X

-Placa de Video 2MB, aceita várias placas 3D

A Eidos não dá mais suporte ao jogo e ele não tem site oficial. Ele foi vendido na revista CD Expert nº44

43 comentários:

  1. Anônimo10:22 PM

    Pô a história do war zone 2100 não está bem correta.
    O certo é que não há luta entre sobreviventes humanos rivais, mas sim contra o computador que destruiu a terra lançando mísseis nucleares. É necessário pegar a tecnologia que conseguimos destruindo suas instalações. Um charme do jogo é que descobrimos que o computador é mau no meio da missão.

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim, vc tem razão, mas isso é "spoiler", quem não jogou perde a surpresa...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:20 PM

    quantas fases tem esse jogo?
    vc tem o manual dele?
    estou em uma fase em que vc transporta suas maquinas em uma nave verde para um outro local. lá tem que destruir o inimigo em varios locais, contudo eles também são transportados na nave deles e aparecem em outros locais.
    consegui destruir todos, aí aparece uma mensagem: "return L2", onde fica isso?, pois já voltei para os dois locais onde são deixadas as máquinas pela nave e nada acontece.
    não consigo terminar a fase
    c.victor@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta fase você tem de espalhar radares e unidades por todos os cantos para impedir que um inimigo, lançado pela nave, fique escondido. Já que você recebeu a ordem "RETURN L2", você cumpriu a missão e precisa voltar a sua base. Então veja no mapa à sua direita inferior da tela que uma luz vermelha indica a localização da L2. Selecione todas as unidades e envie-as para este local. Quando a última unidade chegar no local a fase termina.

      Excluir
    2. Nesta fase você tem de espalhar radares e unidades por todos os cantos para impedir que um inimigo, lançado pela nave, fique escondido. Já que você recebeu a ordem "RETURN L2", você cumpriu a missão e precisa voltar a sua base. Então veja no mapa à sua direita inferior da tela que uma luz vermelha indica a localização da L2. Selecione todas as unidades e envie-as para este local. Quando a última unidade chegar no local a fase termina.

      Excluir
  4. Anônimo1:21 PM

    vc tem o manual do jogo?

    ResponderExcluir
  5. Warzone tem muuuiiiitttaaassss fases, mas a versão q eu possuo é a que saiu na revista Fullgames, e o manual da revista não especifica quantas fases o jogo tem exatamente... Mas até terminar ele leva um bom tempo.
    Quanto à fase que você falou, a mensagem é "Return to LZ". LZ = Landing Zone, "Zona de Aterrisagem", e é o local onde sua nave deixa suas unidades no começo da missão. Se voltar lá não adiantou, procure um ponto brilhando em verde no mapa, pois algumas fases tem mais de um LZ.
    Se mesmo assim não funcionar, isso pode ser bug no game. Tente baixar o patch mais atual (disponível em www.gamespot.com) ou recomeçar o jogo...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3:07 PM

    A mi me acontece o mesmo, nao da para terminar esa fase.

    Lendo o README, acho que o problema e que termino a fase con muitas unidades, e nao da para que todas fiquem no LZ. :-(

    ResponderExcluir
  7. Porque a versão warzone2100-2.2.1 quando eu boto para iniciar quando vai entrado na missao ele sai do jogo e não aparece se teve algum erro.E ai eu queria saber se alguem sabe porque acomtece isso?

    ResponderExcluir
  8. Jr, normalmente quando isso acontece pode ser problema do DirectX, ou do jogo, ou do seu PC.

    Eu aconselho a baixar o DirectX mais novo (v. 10.0), se não resolver, procure o Patch para o Warzone 2100. Se não resolver, procure um patch para sua placa de vídeo...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5:51 PM

    passei as duas primeiras fases mas agora não consigo passar a terceira porque não sei onde fica os tais artefatos que tem de sr reolhidos

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3:28 PM

    Quem não jogou ainda,não sabe oque está perdendo,eu já zerei 2 vezes o jogo,os gráficos é muito bom.

    (Ajuda para o blog vitor)

    A blog vitor para passar desta fazer aproveita levar uns camenhoes para construir aqueles coisas que fazem os tanques

    ResponderExcluir
  11. como faz pra passar da faze onde nao pode deixar ninguem fugir... toda vez que chego perto da base inimiga chega uma nave e foge com um tripulante.
    favor mande um email alexandrecostaoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7:34 PM

    shirley, você tem que chegar no keneon o mais rapido possivel que os tanques inimigos estarão lá.
    se vc não conseguir suba a montanha com caminhões e tanques e construa morteiros na metade ba montanha. mas não pode invadir a base inimiga, construa uma torre de radar para os morteiros e proteja seus caminhões dos ataques inimigos. aconselho vc a destruir as bases inimigas pequenas primeiro para não te atormentarem durante a operação.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo10:09 AM

    po mesmo construindo morteiros na metade da subida da montanha eu nao consigo passar dessa fase ...
    onde nao posso deixar os inimigos escapar ...
    algum outro meio ?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10:10 AM

    fabiopreviato@hotmail.com

    eu amo esse jogo, no play eu passei essa fase mais agora nao lembro como rs..
    me ajuda ai meu email ta ai

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8:48 AM

    Amigo, como passo a fase em que não posso deixar o inimigo fugir?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3:00 PM

    no meu acontece o mesmo que no jr,e eu tenho o direct mais atual,oque eu faço

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3:32 PM

    nao passo a faze qe eles nao pode fugir

    ResponderExcluir
  18. Anônimo4:14 PM

    eu to numa fase que aparece um ponto vermelho nas montanhas e depois de um tempo aparece um montao de inimigos no local a e tem um tempo pra completa a missao por favor auguem sabe como passa essa tela

    ResponderExcluir
  19. Anônimo10:13 AM

    ja fiz os morteiros e mesmo assim não passou.Alguém sabe ?

    ResponderExcluir
  20. rodrigo3:10 PM

    a faze que ninguem pode escapar; voce tem que recuperar um artefato no pé da montanha ; para isso voce tem que chegar na missão e ja ir para o pé da montanha para destruir o tanque inimigo antes que ele consiga subir a montanha.
    ai voce vai matar o inimigo e ja vai recuperar o artefato logo no pé da montanha.ai la em cima da montanha voce constoi os morteiros e não invade a base inimiga, somente a destoi com os morteiros e quando os morteiros destruirem a base voce vai receber ordem para voltar para area de aterrisagem

    ResponderExcluir
  21. Anônimo10:21 AM

    Na moral, eu fui abrir um dia desses o meu Warzone 2100, dai os itens do menu não aparecem mais. O que deve ser isso? Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7:08 PM

      isso quer dizer que voce usou algum cheat errado por exemplo com a letra " x " ou " %" esse sinais significam que vc travou seu warzone e so reformatando o pc vc pode reinstala ou instala

      Excluir
  22. estou jogando uma faze que levo uma nave com tanks
    ai faço a missão ai aparece va pa ap o que significa
    agradesço desde ja a atenção

    ResponderExcluir
  23. Anônimo10:46 AM

    Pra passa as tela que fala volte para a AP e que vc tem que leva todos os tanques caminhoes etc... pro lugar onde aterrissa a nave

    ResponderExcluir
  24. Anônimo1:53 PM

    Para passar na fase pode usar o código. Ctr T e depois let me win

    ResponderExcluir
  25. Anônimo2:41 PM

    O que fazer para passar a fase onde a nossas construções passam para o lado do inimigo?

    ResponderExcluir
  26. po kara tem uma fase que tem o tempo de trinta minutos e a misao é destruir rapido os inimigos sem deixar escapar os inimigos em uma nave! toda vez que estou chegando perto onde a nave pousar nao importa se tem muito ou pouco tempo a nave chega rapido e da misao falida. me da uma dica como se passa dessa fase!?

    ResponderExcluir
  27. Anônimo10:51 AM

    Tô com o mesmo problema...toda vez que chego perto da base inimiga vem uma nave e carrega todo mundo. Já contruí morteiros, tanques morteiros, e todo tipo de arma disponível para essa fase e nada...alguém pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  28. Anônimo6:00 PM

    https://www.facebook.com/WarZone2100Br?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  29. Anônimo2:55 PM

    ALGUEM ME AJUDA NAO QUER ABRIR O MEU WZ NAO SEI PQ DA UM ERROR QUANDO CLICO PRA ABRIR AJUDA AEE'

    ResponderExcluir
  30. Anônimo7:04 PM

    warzone atualmente nao tem uma publicidade digamos boa mas na versao atual 3.1.1 é possivel fazer que se faz no warzone antigo "versões anteriores". Nesse warzone é possivel jogar com pessoas online tanto brasileiro como internacional seu rank e privaitvo a você mas pode deixar a ser visualizado por todos online .Multiplayer poucas pessoas jogam por que o warzone ja nao faiz tanto sucesso como antes é um otimo jogo de estragegia que alem de a pessoas viciar ele consegue desenvolver suas ativadades cerebral como " cordenaçao motora,habilidade de pensamento rapido,facilidade em pensar,menos dificuldades com ativadades com as maos e consiguindo desenvolver um otimo senso de estrategia " tanto como qualquer outro jogo warzone possui algumas restriçoes muitas das pessoas nao jogam pela dificulade inicial de aprender a consiguir construir estruturas e unidades muitas da vezes os jogadores mais experiente kickam os jogadores novatos do server lobby online para quem quiser mais ajuda em jogabilidade e facilidade em jogar add no face Calebe Gonçalves Ferreira =Facebook .

    ResponderExcluir
  31. estou jogando isso e achei otimo porem cheguei na missao 11 onde vc tem eliminar todos os enimigos e pegar uma tecnoligia pego a tecnologia porem o inimigo sem escapa e eu nao concluo a misso alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  32. Anônimo4:39 PM

    na faze em que não pode deixar escapar nenhum inimigo tem que ir com o máximo de tanques o mais rápido possível no pé da montanha destruir os tanques inimigos e pegar um artefato , tudo isso enquanto pede reforços ,traga robôs e tanques dica, forme um grande grupo , depois destrua as bases inimigas que estão no inicio e siga para o outro lado da montanha destrua a base e lá e siga pela lateral da montanha somente com os robôs até chegar na base inimiga , depois traga os tanques e destrua toda a base e pegue o artefato e retorne ao ap com todas as unidades suas.

    ResponderExcluir
  33. Alguém pode me ajudar? Tenho um notebook Asus com processador Intel Core i3-2365M e memória Ram de 4GB. Mas o Warrzone roda travando :( (principalmente quando há bastante unidades no jogo). Se alguém puder me ajudar de alguma maneira ficarei muito agradecido.

    ResponderExcluir
  34. Para quem tem dúvida de como passar da fase em que não pode deixar o inimigo fugir na nave: Mande seus tanques direto para a base de onde sai a nave - o macete é acertar alvos e abrir o mapa. Depois use o transporte e traga tanques "piton" - os mais rápidos como: o "Artilharia de foguetes" e "Foguetes AT". Na segunda vez que for atacar, enquanto seus tanques estiverem bombardeando a base, instale morteiros com os caminhões. Deixe os morteiros detonar a base e fique administrando os tanques inimigos próximos aos seus morteiros. Quando tiver quase tudo destruído a mensagem "Retorne a AP" começa a surgir. Retorne imediatamente, pois o tempo também é curto.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo5:20 PM

    Boa noite para todos!! estou na fase acredito eu acima da 15ª em que tenho que proteger minha base e destruir um inimigo invisível que fica rindo da minha cara o tempo todo, não consigo passar, alguém pode me ajudar ? Obrigado !!

    ResponderExcluir
  36. alguem ja terminou o jogo?
    estou curioso quanto a isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu já terminei, passei todas as fezes a anos atras, ótimo jogo, estou com vontade de jogar de novo, já me deu saudades

      Excluir
  37. Jogo este jogo desde 2011.
    Porém nunca ZEREI , pois sempre jogava com o computador , ou , quando começava a campanha parava numa fase de time de 2 (fodasticas) horas, hoje passei por elas e estou determinado a zerar , este jogo é impressionante tanto no PS1 quanto no PC
    Carece de pessoas para jogar online ou em rede , se conhece algum grupo do jogo por favor mande para hadeblando-ss@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Jogo este jogo desde 2011.
    Porém nunca ZEREI , pois sempre jogava com o computador , ou , quando começava a campanha parava numa fase de time de 2 (fodasticas) horas, hoje passei por elas e estou determinado a zerar , este jogo é impressionante tanto no PS1 quanto no PC
    Carece de pessoas para jogar online ou em rede , se conhece algum grupo do jogo por favor mande para hadeblando-ss@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. o jogo warzone esta com o cenario do jo preto e branco porque

    ResponderExcluir