18 de outubro de 2006

Return to Castle Wolfenstein


Return to Castle Wolfenstein (****)

Wolfenstein é um nome conhecido entre os gamemaniacos. Ele é o nome do primeiro shooter de primeira pessoa, criado no inicio dos anos 90. Antes de Wolfenstein 3D, os games de PC se resumiam a jogos de plataforma, como Prince of the Persia, e esportes, como games de ping pong.
A revolução de Wolfenstein 3D foi incluir o jogador na ação, colocando na tela a perspectiva do personagem. Além de lançar o gênero "shooter", este jogo tambem foi um dos primeiros a abordar a Segunda Guerra Mundial.
No inicio do século XXI, foi lançado Return to Castle Wolfenstein, uma continuação do jogo original, trazendo todo o clima de saudosimo do pioneiro...

Para Bellum...

Wolfenstein 3D não é mais um shooter generico de Secunda Guerra Mundial. Longe do campo de batalha do "Dia D", Berlim e Stalingrado, ele explora outra faceta mais intrigante do conflito que mudou o seculo XX.
Hitler e os altos oficiais do III Reich eram assumidamente interessados por ocultismo. Durante a guerra a alemanha nazista enviou varios arqueologos para recuperar reliquias "magicas", fatos que inspiraram os filmes do Indiana Jones e Hellboy (assim como os HQs). Em Return to Castle Wolfenstein, os nazistas encontraram sepultado um heroi mitico do passado, um necromante morto-vivo poderoso, e decidiram tentar acorda-lo para ajudar as tropas do Reich.
O personagem do jogador é um soldado especialista em infiltrações, que descobre a trama e tenta impedir os "nazi-ocultistas" de realizarem seu intento.
O enredo é bem construido, dando um sensaçao de Indiana Jones com armas de fogo. Há muitos locais a se explorar, inimigos a destruir e segredos sombrios a descobrir. O clima "dark" do jogo tambem é digno de nota, proporcionando bons sustos e um clima de paranoia constante.
A IA tambem é boa, os inimigos armam emboscadas e são avisados por alarmes, o que significa que se você não tiver cuidado onde pisa pode arranjar confusao rapidamente.
O que realmente impressiona neste game são os gráficos. Tudo é muito bem cuidado, com atenção especial para efeitos de luz e sombra, principalmente quando se usa um lança-chamas.
Sombras da escuridao
Return to Castle Wolfenstein é um game excelente, acima da média. No entanto, há certos pontos fracos no game.
O dito castelo Wolfenstein é muito pequeno, e só aparece em duas fases ao longo de quase 30, o que chega a ser uma certa propagenda enganosa. Quem jogou o Wolfenstein original ficará decepcionado com o castelo Wolfenstein deste game.
Outro problema que não chega a atrapalhar o jogo é a falta de possibilidade de se usar veículos. Ao contrário de Battlefield 1942, aqui não se pega nem jipe. O máximo que se consegue é pilotar um jato nas cutscenes.
Algumas fases tem problemas técnicos. Uma delas, por exemplo, é muito escura, sendo que você não dispõe de lanterna ou visão no escuro (exceto pela mira de uma das armas, que também não dá boa visibilidade, é trocar uma tela preta por uma verde...). Além de ser impossível ver qualquer coisa na fase (é simplesmente uma tela preta), há vários abismos pelo cenário, e os inimigos podem enxergar perfeitamente....
O principal problema deste game, no entanto, é a praticamente necessidade de se usar cheats (manhas, trapaças) nos chefes de fase e em alguns inimigos. O chefe final é simplesmente impossivel de se derrotar sem estar imortal e com todas as armas com munição máxima.
Concluindo, Return to Castle Wolfenstein é um excelente shooter de primeira pessoa. Arme-se de todos os cheats que puder, use-os nos chefes e aproveite o game...

Um comentário:

  1. "Zerei" esse jogo hoje, concordo com quase tudo o que foi dito, porém a tal faze escura não é tãão escura assim, dá pra passar numa boa.

    Realmente os chefes são difíceis, porém é possível vence-los (pelo menos no nível médio, o qual eu joguei) sem usar cheats, coisa que eu até tentei fazer porém o processo é tão complicado que eu acabei desistindo. Cada chefe tem um jeito para ser abatido.
    Vou listar apenas os personagens aos quais eu senti uma boa dificuldade.
    O primeiro chefe (aquele que mata a gordona e protege uma relíquia) deve ser enganado, por eles ser muito grande tem áreas daquele mapa que ele não consegue entrar. Portanto é só bater e correr para se esconder em algum lugar que ele te alcance (um ótimo esconderijo é o buraco na parede por onde você tem acesso a faze).
    O super-soldado só pode ser vencido na base do bater e correr também, na grande sala onde ele deve ser enfrentado existe um painel de controle com um vidro inquebrável (logo ao lado do balcão onde ficam os hp-pack em baixo da sala onde fica o comandante), é nesse local que vc deve brincar de gado e rato com o monstro, mande um tiro de bazuca e se esconda, acabando a bazuca use a metralhadora Veneno ou o fusil de para quedista, mande uma rajada e se esconda, nessa brincadeira (se vc for hábil e persistente) é possível mata-lo sem perder nada de hp, mas é difícil.
    O chefe final foi o mais fácil (na minha opinião), pois ele não tem armas de fogo, só uma espada e algumas magias (que se vc bobear morre numa só cacetada). O segredo é ficar girando em circulo em volta dele a uma boa distância e não parar de atirar, as melhores armas são 1º bazuca, 2º arma elétrica e 3º Veneno.

    ResponderExcluir