10 de dezembro de 2007

Rome Total War: Barbarian Invasions



Rome Total War: Barbarian Invasion (***)

Fazer uma expanção para um game é ainda mais difícil do que fazer um jogo 100% novo. Primeiro é preciso alcançar a expectativa dos fans do game original, gente que terminou o jogo com todas os níveis de dificuldade e opções de jogabilidades, conhece o enredo do começo ao fim e não está ansioso por novidades que venham a tornar seu jogo favorito ainda melhor.

E é esta missão que RTW:BI tenta cumprir...

Invasões Bárbaras
Se o Rome Total War original se concentrava no período da expansão romana, com a conquista de Cartago, do Egito e do norte da Europa, Barbarian Invasion mostra a queda de Roma, com a chegada dos bárbaros do leste europeu, principalmente os Hunos, liderados por Átila.
A expectativa em cima de Barbarian Invasion é grande, afinal, ele trata de uma das épocas mais violentas da história, e traz as guerras que não só acabaram com o Império Romano como ajudaram a fundar a Idade Media (tema do próximo jogo da série, o excelente Medieval II: Total War).
Em muitos aspectos, esta expanção é extremamente bem sucedida. Ela trás dezenas de novas facções, como os impérios romanos do oriente e do ocidente, hunos, godos, visigodos, vândalos, francos e outros bárbaros dos quais todo mundo já ouviu falar nas aulas de história.
Há também novas adições interessantes. No game original, bastava conquistar todas as cidades do inimigo para destruir aquela facção, e tornar suas tropas "rebeldes", agora dominar todas as cidades é algo arriscado, pois o inimigo irá se tornar uma "horda", ou seja, vai pegar toda a população local, armar ela, e sair por aí saqueando e destruindo suas cidades. Você mesmo, se ficar com apenas uma cidade, pode formar uma horda, e sair destruindo tudo pelo mapa.
Outra adição interessante foi a questão da religião. Há três tipos de religiões que influenciam o jogo: O cristianismo, recém adotado pelos romanos (muitas cidades ainda tem templos pagãos); o Zoroastrismo, de origem persa; e o Paganismo, dos bárbaros e romanos. Dominar uma cidade que tenha outra religião é um problema, pois ela irá se revoltar facilmente. Para poder impedir isso, é preciso mandar personagens que tenham a mesma religião deles para governar a cidade, ou converter o local para a religião oficial de seu povo.
Destruição Total
Embora Barbarian Invasion seja uma boa adição para quem já terminou o game original com todas as facções, ele é bastante inferior ao primeiro jogo.
O primeiro problema é a adição de um recurso inútil, o tal "ataque noturno". No Rome original você podia batalhar sob chuva, nevasca, tempestade de areia, sol escaldante, mas tudo durante o dia, em Barbarian Invasion você tem a opção de lutar durante a noite. O problema é que só alguns raros personagens podem fazer um ataque noturno, e este, exceto pelos gráficos, não muda em nada o combate...
Outro problema é a falta de novidades no que diz respeito a unidades militares. Exceto por uma ou outra novidade, a maioria delas saiu do Rome original. O combate também ficou "viciado", coloque um monte de arqueiros montados e pronto, você ganha qualquer batalha. Os tais arqueiros montados são terrivelmente chatos, além de velozes (não podem ser alcançados por nenhuma outra unidade), eles tem uma ótima mira, são resistentes e possuem muuuuiiiitttta munição. Praticamente todas as batalhas viram confrontos de arqueiros montados, e a infrantaria vira apenas alvo para eles.
O cenário também é o mesmo do Rome original. Ainda que os Hunos tenham devastado a China e cruzado a Rússia, estas partes do mundo não aparecem no jogo. Ficamos restritos aos mesmos locais e cidades do original, e ainda fica a pergunta "de onde sairam todas estas facções novas, se o mapa é o mesmo e o jogo começa onde o Rome Total War termina???".
As batalhas navais também estão vagas. Como no game original, não há confrontos marítimos nos quais você possa jogar no modo de combate massivo. Todas as lutas no mar são decididas automaticamente pelo computador.
Por fim, Rome Total War: Barbarian Invasion é uma divertida adição ao jogo original, ainda que fique devendo em questão de inovação.

Um comentário:

  1. Anônimo11:04 AM

    Muito boa sua explicação! Eu instalei esse jogo hoje mesmo.
    (OBS: O jogo novo é Medieval II Total War).
    Sobre os pontos fracos eu acho que no Rome original eles generalisavam muito as tribos, como todos os tribos germânicos que viravam só 1, a Germania.
    E a única saida para os arqueiros montados é tentar encurralá-los.
    Muito boa descrição!

    ResponderExcluir