30 de dezembro de 2007

A Guerra dos Consoles

A Guerra dos Consoles














2008 chegando, tá na hora de trocar o velho console de videogame por um novo, de última geração, recém chegado nas lojas do Brasil.

Com a Microsoft, Sony e Nintendo brigando pela supremacia dos videogames, fica difícil saber qual é o melhor console para se adquirir. Há muito tempo não se via uma briga tão boa entre os fabricantes de games e consoles, por muitos anos a Sony reinou soberana, com seu Playstation e depois com o Playstation 2. Mas agora a superioridade do PS está ameaçada com a chegada de novos fabricantes e a volta de antigos sucessos.

Hoje vamos analisar cada um dos consoles da nova geração. Do PS3 ao Xbox 360, do Wii ao Ps3. Vamos colocar todos no ringue e ver quem beija a lona e quem sai vitorioso!


- Wii: (***)




No início dos anos 90, a Nintendo governou quase soberana o mercado de videogames. Os antigos NES e SNES foram consoles famosos, e seus títulos ganharam todo o mundo, sendo que o seu game mais icônico, Super Mario Bros, acabou iniciando a onda de adaptações de jogos para filmes em Hollywood. Com o advento dos jogos em CD e DVD, a Nintendo perdeu o bonde da história, investindo em jogos de cartucho, mas agora volta na vanguarda da tecnologia.

Vantagens: A principal vantagem do Wii é o preço. De todos os consoles da nova geração, este é o menos caro, e também o mais completo. Ele é pequeno, cabe em qualquer espaço, vem com jogo (Wii Sports) e ainda possui o revolucionário controle que faz a fama do console. O controle, com sensor de movimento, permite movimentos mais amplos e abre espaço para novos tipos de game. Qualquer movimento feito com o controle é reproduzido na tela, facilitando o uso em jogos de esportes, esgrima e luta.

Desvantagens: Embora seja barato, bonito e tenha um controle inovador, o Wii tem uma desvantagem grande, a falta de games realmente interessantes. A própria Nitendo já lançou seus antigos títulos para o console. Teremos Super Mario Bros, Zelda, Super Metroid, Nitendogs... Tudo com um gosto de comida requentada. O processador de 243MHz também é um pouco fraco, e vai perder força com o tempo.

Veredito: Se você quer um console barato, não se importa com a pouca quantidade de games disponíveis e prefere apenas jogar ocasionalmente, o Wii vai suprir todas as suas espectativas. Também é recomendado para nostálgicos com saudades dos antigos heróis de Legend of Zelda, Super Mario Bros ou Super Metroid...




- Playstation 3 (***):

Quando surgiu nos anos 90, o Playstation (hoje chamado PSOne) foi uma revolução no mercado. Além de games, ele também tocava CDs de música, tinha cartão de memória capaz de salvar jogos e também sobreviveu por anos com milhares de títulos diferentes. O PS2 chegou o final do século XX com força total, conquistou o mercado e assegurou a continuidade do reinado da Sony no mundo dos videogames. Será que o terceiro Playstation cconseguirá honrar a família como os outros fizeram?

Vantagens: Como todos os consoles da Sony, o Playstation 3 é o ápice da tecnologia disponível a nós, meros mortais. A placa gráfica é uma brutal NVidia com resolução de 1920x1080. Ele também possui um poderoso processador e um leitor de Blue-Ray, provável sucessor do DVD no ramo de cinema. Outra vantagem é a retrocompatibilidade, ele é, em tese, capaz de rodar CDs de música, DVDs de filmes, games de PSOne, games de PS2... Só não leva criança na escola nem cozinha. Isso fora o fato de ter um HD interno de 20 ou 60 GB...

Desvantagens: Se o PS3 coleciona vantagens, ele também tem muitas disvantagens. O preço é algo que salta aos olhos, assustando qualquer mortal que não tenha a fortuna do Bill Gates. O modelo mais barato, com HD de 20 GB, alcança a marca dos 500 Euros (no Brasil sai por uns 3.000 reais...). O console também não possui uma grande quantidade de títulos, contando apenas com alguns jogos medianos e bons, mas sem um game que faça a fama dele, como fez God of War para com o PS2 e Resident Evil com o PSOne. Também não existe (ainda) PS3 desbloqueado, ou seja, você vai ter problemas para usá-lo com filmes, música ou games. A mídia para Blue-Ray também é cara, ou seja, você vai gastar quase o preço de um Wii para cada jogo novo que for comprar para seu console...

Veredito: O PS3 é o videogame de quem tem muito, muito, mas muito dinheiro para gastar. Ele é o "top" da tecnologia atual, mas se você não é filho do Renan Calheiros nem é político em Brasília, dificilmente conseguirá comprar e manter seu console abastecido com os últimos lançamentos.



- Xbox 360 (****):
Podemos dizer que a Microsoft é uma novata no ramo de consoles. Enquanto a Sony e a Nintendo brigam neste ramo a mais de dez anos, a Microsoft só entrou no páreo recentemente, com o primeiro Xbox.

Vantagens: O Xbox é o console com melhor custo-benefício dos três. Ele é mais caro do que o Wii, mas mais barato do que o PS3. Tem mais jogos disponíveis no mercado do que os outros dois, e, por não usar uma mídia cara, como o Blue-Ray, seus games não são muito caros. Seu processador é um poderoso 500 MHz, e seu maior trunfo é o Xbox Live, uma rede virtual por onde você pode jogar games em multiplayer, baixar demos de jogos ou conhecer jogadores do mesmo console em outros países.

Desvantagens: A Microsoft resolveu lançar mão de uma estratégia perversa. O Xbox 360 mais barato vem sem o HD, e você vai precisar gastar mais grana para deixar seu console completo. Ele também não trás nenhuma grande novidade, não há um "controle inovador" como no Wii, nem uma nova mídia como no PS3. Embora isso não seja problema no momento, vai desvalorizar o Xbox 360, principalmente quando o Blue-Ray e o HDDVD se tornarem acessíveis. Talvez vamos ver com ele algo similar ao que aconteceu com o Nintendo 64, que não adotou o CD e depois se viu em desvantagem quando esta mídia se tornou popular...

Veredito: O Xbox 360 é um Xbox anabolizado. Ele não trás muitas inovações tecnológicas, mas tem um processador poderoso, bons gráficos e muitos jogos disponíveis. Se você não tem grana para investir em um PS3, gosta de games online e não se importa do console ficar obsoleto em alguns anos, o Xbox é o ideal para você.




-- Fontes: http://www.tiscali.co.uk/games/features/wii-vs-ps3-vs-xbox360/2, Revista PSW, Revista EGM, Wikipedia, Sony.com, Nintendo.com e Microsoft.com.

-- Outra Opnião (video do Youtube):





Nenhum comentário:

Postar um comentário