4 de abril de 2008

Warhammer 40.000 - Dawn of War

Warhammer 40.000 - Dawn of War (*****)

Imagine o mundo no ano 40.000, século XXXX. Como seria a humanidade em uma era tão longínqua? Onde estaríamos? No que acreditaríamos? Onde viveriamos?
A famosa série de jogos de miniatura, RPG e videogames, Warhammer 40.000, não se importa muito com isso. Pelo contrário, o negócio aqui é chutar o pau da barraca. No futuro só existe guerra, e muita guerra.




O Início da Guerra

O universo de Warhammer 40.000 tem aparecido no mundo dos games à muito tempo. Na era dos consoles de 16 bytes já haviam jogos baseados neste rico cenário.
A mais recente aposta desta marca, no entanto, é a série Dawn of War, para PC.
O primeiro game da série, Warhammer 40.000 - Dawn of War, trás até quem não conhece o universo desta marca para o calor do combate. No século 40, os humanos são uma raça completamente imersa em uma guerra santa contra todos os inimigo de seu misterioso imperador-deus. Os que são contra o tal imperador, chamados de hereges, lutam com a mesma fúria, assim como alienígenas, que incluem os orcs e os eldar (espécie de elfos futuristas).
O jogo é um extremamente competente RTS, com gráficos maravilhosos, trilha sonora empolgante, enredo bem trabalhado e muita diversão garantida.
Dawn of War foca-se mais nas batalhas, mas não abre mão da construção de bases. No entanto, construir uma base nunca foi tão fácil e rápido. Há apenas dois recursos: Pontos de Recurso, obtidos quando se controla locais estratégicos no mapa (marcados com computadores presos ao solo), e Energia, obtido através da construção de usinas de plasma ou usinas termoelétricas, em pontos específicos do solo.
As construções são mandadas do espaço, e caem como meteoros no solo, podendo inclusive atingir alguma unidade desavisada que esteja por perto. Embora não tenham muitos tipos diferentes de unidades militares, pode-se personalizá-las, dando-lhes armas mais pesadas, líderes e equipamentos especiais.
Os comando são simples, e lembram muito Warcraft III, embora os gráficos sejam sensivelmente melhores. O terreno também influencia muito na estratégia, sendo que crateras, sacos de areia ou ruínas fornecem cobertura para suas tropas, e terrenos de difícil movimentação, como rios, deixam-as mais expostas.
Outra diferença é a inclusão de Moral para as tropas. A Moral mede o quanto a tropa está confiante, e uma moral alta melhora o dano e o ataque dela, enquanto estar em desvantagem numérica ou ser vítima de lança-chamas pode fazer a moral dos soldados cair, tornando-os mais fracos e fazendo-os desertar.
As unidades são bastante detalhadas, e as cutscenes, feitas com os gráficos do jogo, não deixam à desejar, mostrando o quão violento e insano é o mundo do século 40. Na maior parte do jogo tem-se a impressão que se está jogando algum tipo de Warcraft futurista, e coisas como espadas-motosserra e armas high-tech fazem um contraste divertido e inusitado.
As batalhas também são recheadas de detalhes só visíveis com zoom. Se você aproximar a imagem poderá ver soldados vitoriosos dando "fatalytes" nos inimigos derrotados, máquinas de guerra arremessando os oponentes longe e até mesmo o recuo das armas ao atirar.
Embora seja um jogo razoavelmente curto, Dawn of War conta com um divertido modo multiplayer, que te possibilita até escolher as cores e símbolos de sua tropa. Há também uma grande quantidade de expansões, o que sempre reserva mais diversões para depois.
Em resumo, um RTS de respeito. E o melhor, por um preço bastante em conta. Na rede de livrarias Leitura, por exemplo, pode-se encontrar Dawn of War original por menos de 30 reais, e procurando na internet pode-se localizar promoções ainda melhores. Mais um incentivo para adquirir um grande jogo, sem recorrer à pirataria...





-----------------------------------------------------------------------------

Leve esse game para onde você estiver, veja em https://qualityimportadora4.websiteseguro.com/product_info.php?cPath=46&products_id=171&idPonto=54.

Traga toda a emoção do combate para mais perto de você! Aproveite essa promoção:

https://qualityimportadora4.websiteseguro.com/product_info.php?cPath=26&products_id=83&idPonto=54

Nenhum comentário:

Postar um comentário