26 de junho de 2008

Detonado - Resident Evil 4 - Parte 1 (Dicas)

DETONADO - RESIDENT EVIL
Bem vindos à mais um detonado do Blog da Resenha. O jogo da vez é Resident Evil 4, um dos mais aterrorizantes games já lançados. Diferente da maioria dos games da série, RE4 está disponível não só para o console da Sony (PS2), mas também para Wii, Xbox e PC.
Por conta da diversidade de consoles, não vai ser mencionado nenhum botão específico (Aperte X, Y, Z, 1, 3, 4...), apenas as ações (atirar, abrir, mexer...). Ou seja, dê uma olhada nas opções do jogo pra saber que botão faz o que.
Dicas Gerais:
Algumas dicas para se manter vivo em RE4:
- Evite dar "Headshot" (tiro na cabeça) de seus inimigos. Na maioria dos games isso significa morte automática do alvo, mas em RE4, pode significar um monstro saindo do buraco na cabeça do morto. Há três tipos de monstros que podem sair do pescoço de alguém, e dois deles podem te matar em um golpe só. Ou seja, evite ao máximo acertar a cabeça de seus inimigos. Eventualmente monstros vão surgir de corpos mortos com tiros pelo corpo, mas serão em número bem menor...
- Saiba sua estratégia de ataque. No começo do jogo, seu inventário é minúsculo, portanto saiba o que carregar e o que deixar para trás. Se você tem um boa mira no controle, prefira carregar uma pistola ao invés de um rifle de longa distância, pois os dois tem o mesmo tipo de tiro, embora o rifle tenha um zoom melhor, ele ocupa muito espaço e tem pouca munição para ele por aí.
-Conheça seu inimigo. Se você estiver cercado de oponentes, saiba como matar cada um deles de maneira eficiente. É sábio desarmá-los com tiros nas mãos, e atraí-los para que fiquem todos juntos e possam ser exterminados com uma granada só. Granadas de luz (flashbang) matam monstros, mas não ferem humanos, enquanto outras armas tem efeito nulo em monstros.
-Não fique cercado. Tenha sempre um plano B. A quantidade de inimigos pode ser absurda às vezes, e eles vão tentar te circundar pelos lados e por trás. Portanto, tenha sempre cuidado com o local onde você vai ficar.
-Saiba como gastar seu dinheiro. Muitas vezes fazer um upgrade em uma arma que você já tenha pode ser mais útil do que comprar uma arma nova. Muitos itens que são aclopados em armas podem se mostrar inúteis, portanto muita calma quando for comprar armas e itens.
- Sempre procure por ervas amarelas, uma vez que elas aumentam o seu total devida. Isso não importa muito no começo, mas lá pelo final há inimigos que podem matar-lhe com 1 golpe se você nunca usar essas ervas.
- Sempre que uma Attache Case maior estiver disponível, compre. A maioria das armas boas ocupa muito espaço. Mais espaço no inventário sempre é útil.
- Use a handgun quando estiver enfrentando apenas 1 ou 2 inimigos para não desperdiçar munição de outras armas. Também use a handgun para acertar alvos à distância e para derrubar objetos, como ninhos de pássaros e medalhões pendurados em árvores.
- Sempre que possível, combine os itens do seu inventário para ocupar menos espaço. Espaço sempre é escasso no inventário.
---------------------------------------------------------------------
Armas:
Conhecer suas armas e seus inimigos é muito importante para poder terminar RE4.
-Faca: Útil para abrir caixas, matar cobras e coisas assim. Evite usar contra inimigos perigosos.
-Handgun (Pistola): Útil no começo, mas fica muito fraca depois de entrar na parte do "Castelo". Ela também tem a tendência de acertar mais facilmente na cabeça dos alvos. E isso nem sempre é bom...

-Red-9: Ótimo poder de fogo, muito dano, sobretudo com upgrades. Como desvantagem é lenta para recarregar. Particularmente eu recomendo fazer upgrades na Red-9 ao invés de trocá-la por outra pistola

-Punisher: Tecnicamente, um lixo. Você pode ganhar ela de graça durante o jogo, mas tente vendê-la logo que possível. Seu poder de fogo é inferior ao da handgun normal...

-Blacktail: Rápida e com ótimo poder de fogo. Ao lado da Red-9 é uma das melhores pistolas para se usar. Se você quiser velocidade, não deixe de comprá-la e fazer muitos upgrades.
-Matilda: Uma "Pistola-metralhadora", tem muuuuiiiitttttaaaa munição, mas é lenta para recarregar, ocupa muito espaço no inventário e não tem poder de fogo para compensar.
-Broken Butterfly: Este revólver pode ser encontrado de graça durante o jogo, logo, não há razão para gastar dinheiro nele. Ele é absurdamente forte, mas sua munição é muito rara, o que faz com que seja melhor guardá-lo apenas para emergências.
-Killer 7: É rápida de recarregar, e bastante forte. Mas não pode receber mais upgrades, o que torna preferível manter outras pistolas em mãos. Só use esta se você estiver apenas com uma pistola fraca, como a handgun ou punisher, em mãos.
-Shotgun (escopeta): Pode ser encontrada logo no começo do jogo, e é útil contra grupos de inimigos e contra alguns monstros. Sua munição não é tão comum, portanto guarde-a para quando a coisa ficar realmente feia...

-Riot Gun: Praticamente igual à shotgun. É apenas levemente mais forte e rápida. Se tiver que escolher, prefira fazer um upgrade na shotgun ao invés de comprar essa...
-Striker: Uma das melhores armas do jogo. Muita munição, muito dano, pega grupos grandes de inimigos com um tiro só... e ocupa menos espaço no inventário. Compre assim que ver uma...

-Rifle: É o tipo de arma que não vale à pena. No início você pode facilmente substituí-la por uma pistola qualquer, uma vez que não há muita coisa à distância para ser acertada. Quando ela se torna necessária, a semi-automática já está disponível.

-Rifle Semi-Automático: Embora menos forte do que o rifle, você não perde tempo se errar o alvo. Ela vai salvar sua vida contra alguns monstros, portanto compre-a, junto com a mira infra-vermelha.
-TMP (submetralhadora): Não vale à pena. Ela pode acertar grande quantidade de inimigos, mas ocupa espaço desnecessário e a escopeta faz o mesmo serviço com muito mais competência. Só compre se você tiver munição dela sobrando, e das outras armas faltando...
-Lançador de Minas: A princesa dos olhos de Resident Evil 4. Serve como um sniper, é explosiva como uma granada e tem alto poder de destruição. A única desvantagem é que sua munição é muito rara.
-Rocket Launcher (Lançador de Foguetes): É uma arma "um tiro, uma morte". Pena que só tenha um tiro. Use-a somente nos chefões, vai poupá-lo de muita dor de cabeça...
-Flash Granade (Granada de Luz): Apenas deixam os inimigos atordoados... A não ser que eles sejam os terríveis monstros que saem da cabeça dos oponentes, neste caso ela é fatal. Use-a contra tais monstros, pois eles são difíceis de mirar com outras armas.
-Incendiary Granade (Granada Incendiária): Incendeia toda a área. Bom para usar contra grupos grandes de inimigos. Force-os a passar por uma porta ou janela e então jogue uma belezinha dessas neles. Burn, babe, burn!!!
-Hand Granade (Granda de Mão): Uma granada "normal". Boa para ser usada contra grupos de inimigos.
----------------------------------------------------------------~
Inimigos:
- Ganados: Aldeões com paus, pedras, machadinhas, facões, motosserras... (os que usam motosserras são carinhosamente chamados de "Dr. Salvador". Não faço idéia do motivo...).
Muitos usam até mesmo bananas de dinamite contra você. Um ganado pode ser facilmente derrotado, mas eles aparecem em multidões. Contra eles, tente atirar em seus braços ou armas para desarmá-los, atirando nos joelhos ou pernas eles podem ser facilmente derrubados. Tente usar isso para mantê-los o mais longe possível, enquanto arrebenta seus corpos.
-Colmillos: Cães mutantes. Não deixe eles chegarem perto. Mate-os de longe, e, se eles sobreviverem, use sua escopeta nas fuças deles.
-Las Plagas: Lembra que eu falei dos monstros que saem de dentro da cabeça dos aldeões? São Las Plagas. Cuidado com eles, a maioria pode te matar com um único golpe. Como são magrelos, é difícil acertá-los (acertar o corpo do ganado-hospedeiro não vai ferir o monstro...), por isso abuse das granadas de luz.
-Ganados de lo Castillo: Parecem frades, monges ou algo do tipo, mas são malignos. Muitos tem escudos, armaduras ou máscaras que irão rebater seus tiros, e normalmente estão armados com bestas ou manguais, embora alguns também tenham foices. Evite chegar perto deles, e use sua escopeta para se livrar de eventuais escudos. Também não gaste munição atirando nas partes metálicas de suas armaduras. É perda de tempo.
-Garrados: São uma mistura de Wolverine com Demolidor, são cegos e tem garras retráteis. Esses monstros são quase invulneráveis, e para matá-los você precisa atingir o parasita nas costas dele. Normalmente há sinos nos locais onde estes seres estão. Aproveite que eles são cegos e se esgueire, sem fazer barulho, para longe deles, então use o Lançador de Minas ou um rifle para acertar as costas dele. Se a coisa ficar feia, acerte o sino e ele vai ficar atacando ele ao invés de você.
-Novistador: Insetos invisíveis. Podem ser detectados pela silhueta que aparece no ar quando eles passam. A melhor arma contra eles é a escopeta, pois eles precisam estar bem perto para atacar, e um tiro normalmente os cortará no meio.
-Regenerator: Esse bicho é um monstro, no sentido mais terrível da palavra. Tenha medo dele. Para matá-lo, use um rifle com mira infra-vermelha e acerte todos os parasitas dentro dele, depois acerte sua cabeça. Se você não tiver munição para rifle ou mira infra-vermelha, só lamento. Eles não morrem de outra maneira. Alguns Regeneratores podem expelir espinhos, e são chamados de Iron Maiden (Não, eles não tocam heavy metal...)


6 comentários:

  1. Anônimo6:42 AM

    Como matar o Regenerator na faca!!
    É isso mesmo, tem jeito sim!!

    1º atire em sua perna. Ele vai cair. Aí mora o perigo, estes Regenerators se arrastam pelo chão e pulam no pescoço do Leon. Mas tem como evitar isso. Ao Regenerator cair no chão de uns 2 passo para traz. o Regenerator vai pular mas não vai alcançar o pescoço de Leon e sim cair bem debaixo de seus pés. Pronto é só abaixar e meter a faca no bicho. Não se preocupe o Regenerator não te ataca enquanto vc está metendo a faca nele. Assim podemos economizar muita munição. Paciência pois ele demora a morer. Esta dica só funciona com o Regenerator comun. Ou seja ,o Regenerator de espinhos não aceita esta manha!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:15 PM

    "Nooooooooooooooooooooooooooooooooooooooossa cara,
    Vc é fantastico, sem vc ninguém conseguiria passar da Maria"

    ResponderExcluir
  3. Confirmo o que o nosso amigo acabou de explicar como matá-lo. Se ainda tiverem duvidas, procurem no youtube: "Como matar um Regenerator na faca". Ver fazendo parece fácil, mas no prático deve ser mais difícil. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. anonimo obrigado pela dica da faca eu nao peguei a mira infra-vermelha e nao conseguia passar da parte com os dois regeneradores

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:06 PM

    Regenerador ou Iron Maiden sem infra vermelho ou faca:
    Use uma Broken Butterfly ou um minetrower nos braços dele, ai, manda da mesma arma na cabeça e no peito
    Abraços, aproveitem

    ResponderExcluir
  6. paulo9:05 PM

    O cara da motosserra se chama assim porque quando a gente ganha aqueles bonecos nos campeonatos de tiro aparece o nome do cara da motosserra como dr salvador.Eu acho abusado de matar aquele negão com uma metralhadora.

    ResponderExcluir