17 de março de 2009

Hellgate London (PC) (****)


-HellGate London (PC) (****)

Você se lembra de Diablo? O RPG da Blizzard que foi lançado no final dos anos 90, ganhou uma continuação meia boca e está para ganhar mais uma?

Pois bem, embora não seja da Blizzard, HellGate London contou com o time que desenvolveu o primeiro Diablo, e por isso mesmo ele é um grande game!

Portal do Inferno

No Diablo original, as forças do inferno supitavam em um vilarejo medieval chamado Tristan, no meio do nada, e sua missão era assumir um personagem, guerreiro, mago ou arqueira, e descer até as profundezas das trevas, a fim de eliminar o cramulhão em pessoa. Agora imagina isso acontecendo nos dias atuais, e em uma grande metrópole como Londres, ao invés de algum vilarejo esquecido no fim do mundo. É exatamente sobre isso que se trata este game.

No enredo do jogo, em um futuro próximo, vários portais para o inferno começaram a se abrir em toda a cidade de Londres. O caos tomou a Inglaterra e os poucos sobreviventes humanos tiveram de se abrigar no subterrâneo, na extensa rede de túneis de metrô da capital inglesa. Vinte anos depois você, mais uma vez assumindo um personagem, deve liderar uma guerrilha contra as forças do inferno e recuperar a Terra para os vivos.

À sua disposição há os personagens clássicos de Diablo e Diablo II em versões modernas. O Blademaster é similar ao Bárbaro, com habilidades de combate com armas brancas. O Templário é o antigo Paladino, com seus escudos e auras. O Marksman é a arqueira do Diablo original, enquanto os magos Summoner e Evocator são respectivamente o necromante e a feiticeira de Diablo II. Ao contrário das versões medievais, no entanto, aqui eles são bastante customizáveis, sendo possível escolher o sexo, corte de cabelo, estilo de rosto, cor da pele e várias outras variáveis.

O game em si também pode ser customizado com apenas um rolar da roda do mouse. Rode a mesma para a frente e você terá um shooter em primeira pessoa, rode para trás e o game vira um adventure no estilo Tomb Raider e Mercenaries.

Os gráficos são surpreendentemente bons, mesmo em máquinas mais antigas, e o som também não decepciona. A versão especial do game trás a trilha sonora do mesmo e o making-of, e vale cada centavo.

Tudo em HellGate London lembra os bons tempos de Diablo. Os equipamentos com atributos especiais; o HUD com o mana e a vida representados por esferas azuis e vermelhas; os NPCs; os labirintos sem fim e os inimigos, alguns velhos conhecidos do RPG da Blizzard. Há até mesmo uma espécie de Horadric Cube futurista (para quem nunca jogou Diablo II, um cubo onde se podia colocar armas e equipamentos e fundí-los em itens especiais).

Mas não espere os demônios armados com foices e tridentes. Aqui até o inferno é high-tech. há capetas usando armas de fogo, leiser e lança-granadas...
















Oh Hell!


HellGate London tem tudo para agradar qualquer fã de Diablo e de shooters como Requiem Avenging Angel e Doom. No entanto, ele também tem alguns defeitos...

O principal talvez seja a falta de inspiração dos criadores. Demônios invadindo Londres poderiam trazer uma história muito mais sombria e missões que realmente fizessem sentido. Quem não lembra do famigerado Butcher, o demônio que eliminava 9 entre 10 jogadores iniciantes de Diablo e toda a história que cercava a criatura?

Aqui as missões são, no mínimo, sem sal. A maioria se resume em "vá a tal lugar, mate tal monstro, traga tal item". Há pouca variação e quase nenhum motivo dentro do enredo do game para tais missões. Os NPCs também são sem graça, não há nada como o velho Caim The Elder ou outro personagem memorável da série Diablo. Obviamente os produtores não quiseram causar polêmica com a Blizzard, embora tenham inserido o NPC mais chato do Diablo original, o moleque da perna de pau, em HellGate London... Mas bem que podia ter NPCs mais trabalhados.

Outra característica que não chega a ser um problema é o fato das armas não terem munição. Sim, elas não usam nenhum tipo de munição, você pode simplesmente apertar o botão de tiro e ficar tendo o trabalho apenas de andar e mirar nos monstros. De certa forma isso torna o game um pouco repetitivo, principalmente com o ultra-realismo que tem aparecido nos jogos atualmente. Você não precisa poupar munição ou mesmo se preocupar em recarregar, é só esmagar o gatilho e dar uma de Rambo...

No mais, HellGate London é um game ótimo, embora possa se tornar um pouco cansativo. Se você gosta da série Diablo, é uma boa pedida para esperar o prometido Diablo III da Blizzard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário