10 de março de 2009

Left 4 Dead (PC)


Left 4 Dead (PC) (****)

Lançado em novembro do ano passado, Left 4 Dead é um game de tiro no melhor estilo "Madrugada dos Mortos" e "Extermínio". Se você gosta de filmes de zumbis, está aí um forte candidato a ser seu game favorito.

Deixado Para Morrer
Sabe aqueles filmes de zumbi de diretores como George Romero ou Sam Raimi? Aqueles onde, sem mais nem menos todas as pessoas do mundo começam a ser infectadas e se tornarem mortos-vivos? Não é de hoje que estes filmes são inspiração para games, desde os anos 90 jogos como Resident Evil e Parasite Eve já aproveitavam dessas histórias de virus mutantes, aberrações e mortos-vivos...

Diferentemente dos outros jogos, no entanto, em Left 4 Dead você não é um super-soldado extremamente equipado, mutante ou sequer tem alguma esperança de resolver a infestação de zumbis. Você é apenas um sujeito normal, tentando sobreviver e, com sorte, ser resgatado da área infestada.

Seguindo a tendência atual, Left 4 Dead possúi uma campanha single-player que também pode ser jogada multiplayer, ideal para Lan-Houses. São quatro personagens largados em um cenário caótico, cheio de mortos-vivos, e seu objetivo é progredir em direção à "safehouses" (casas seguras), normalmente cômodos fortificados com portas de metal, com kits de primeiros socorros, armas, munição, comida, água e banheiros, para, ao final da missão, ser resgatado. Caso jogue em rede, até quatro pessoas podem "encarnar" os personagens ao longo da campanha. Em modo single-player os outros três personagens serão controlados pelo computador.

As campanhas são criativas e extremamente tensas. Monotonia é algo inexistente neste game. Durante toda a missão há hordas de mortos-vivos andando pelo cenário e, de tempos em tempos, é bom se preparar para um "ataque", quando um grupo grande de zumbis virá correndo para o local onde você está, saindo de janelas, pulando muros e arrombando portas.

Além dos zumbis tradicionais, há também mutantes perigosos à solta. Os boomers, por exemplo, são mutantes horrendamente gordos e explosivos. Atire em um deles à queima-roupa e você vai voar longe. E o pior, se ele encostar em você, vai soltar gororobas que vão atrair todos os zumbis da região para cima de você... Realmente ameaçador.

Boomers no entanto não são as piores coisas à solta. Hunters, por exemplo, são mutantes quadrúpedes ágeis que podem escalar paredes e dar botes em você, atravessando grades distâncias com saltos velozes e te retalhando com suas garras. Smokers são mutantes linguarudos que podem te agarrar com a língua, e soltam fumaça quando acertados. Os mais temidos, no entanto, são as witches e os tanks. Witches são mutantes aparentemente inofensivas, ficam apenas chorando, sentadas em alguns lugares do cenário. Mas se você chegar muito perto ou colocar luz na cara dela prepare-se para ser retalhado e mutilado impiedosamente por um dos monstros mais casca-grossas do game. Tanks são o pesadelo do jogo. Gigantes com aparência de gorilas extremamente resistentes e fortes, que podem arremessar carros e pedaços de concreto em você e resistir à centenas tiros de fuzil ou escopeta...

Os gráficos são excelentes, e transmitem o clima de terror do game. Tiros arrancam membros, furam portas e derrubam pedaços do cenário. Acertar galões de gasolina ou botijões de gás provoca explosões, e é uma excelente estratégia para dispachar hordas de zumbis de uma só vez. Portas e janelas podem ser arrombadas com coronhadas, e os efeitos de luz e sombra são de tirar o fôlego.

A trilha sonora também é assombrosa, embora os personagens falem demais... Mas com alguma prática e sem as legendas, rapidamente se pode aprender a identificar os inimigos pelo barulho que produzem. Cada tipo de mutante e zumbi tem seu próprio vocabulário de grunhidos e lamentos, e as vozes dos personagens são muito bem executadas. Veja-os gritar desesperados frente a um "ataque" de centenas de mortos-vivos ou cochichar para não chamar atenção de algum zumbi...

A inteligência artificial também é bem executada na maioria das vezes. Se você escorregar de algum lugar alto, um amigo irá correndo te ajudar a subir novamente. Os personagens, quando controlados pelo game, agem com camaradagem, curando os feridos e ajudando uns aos outros quando caídos ou em perigo. Mas experimente deixar um deles "se ferrar" sozinho e essa camaradagem vai acabar, com os outros te "excluindo". Após uma longa campanha ignorando meus aliados controlados pela IA tive de amargar uma morte violenta nas garras de um Hunter, com meus antigos "amigos" assistindo impassíveis...

Outro ponto positivo é a liberdade de movimentação. Embora muitas vezes o game seja um tanto quanto linear, não há muitas restrições quanto ao caminho à se seguir. Você pode, por exemplo, entrar em um prédio, subir as escadas e dar uma de "sniper", despachando os zumbis lá de cima com um rifle de atirador, ou até mesmo fazer caminhos alternativos. As ruas estão muito cheias de zumbis? Tente entrar em uma casa e sair dela pela porta dos fundos, poupando munição...

Quanto ao armamento, cada personagem carrega uma pistola com munição infinita e uma arma grande à escolha. Inicialmente pode-se optar por uma escopeta ou uma uzi, mas depois tem-se opções de pegar rifles de atirador, fuzis e escopetas melhores. Há tambem granadas, na forma de cocktails molotov ou "pipe bombs", bombas que atraem os mortos-vivos para elas e então explodem.

Deixado para os Mortos
Left 4 Dead é bastante divertido, mas infelizmente é muito curto. Há apenas quatro campanhas, com cinco fases curtas cada uma. Se você não jogar no modo multiplayer, logo vai se cansar dos mesmos cenários o tempo todo.

A dificuldade, em geral, é fácil. Embora rápidos e vorazes, os mortos-vivos são frágeis. Se você quiser, pode terminar uma fase sem dar um único tiro, apenas deixando seus amigos fazerem todo o "serviço" por você...

Há também a dificuldade em se dar ordens para os aliados, quando eles são controlados pela IA. Não há um menu de ordens, como por exemplo em Battlefield. Isso quer dizer que não dá, por exemplo, para mandar um aliado na frente como batedor, ou mandar que seus amigos vigiem a porta enquanto você mata zumbis na rua com seu "sniper". Os personagens tendem a te seguir, seguir sempre em frente ou ficar parados olhando para a mesma direção que você, o que dificulta qualquer estratégia mais elaborada do que simplesmente avançar e atirar...

Também é engraçado como os personagens de Left 4 Dead nunca ouviram falar em "mochila". Cada um pode carregar apenas um kit de primeiros socorros (mais ou menos do tamanho de uma pochete), apenas um vidro de analgésicos (ambos recuperam vida, embora os kits recuperem mais) e apenas uma bomba (uma pipe bomb parece ser do tamanho de um controle remoto de TV, e o cocktail molotov é do tamanho de uma garrafa PET de 1 litro). Tudo bem que não seja realista aqueles personagens estilo "Rambo", que carregam fuzis, metralhadoras e bazucas ao mesmo tempo, mas não conseguir carregar dois vidrinhos de analgésico... Nem que fosse no bolso!

No geral, Left 4 Dead é um game feito para ser jogado na internet ou em Lan, em modo multiplayer. No single player ele é um tanto quanto inconsistente, embora ainda seja um excelente shooter de terror.





Um comentário:

  1. Parece exterminio e é muito bom mesmo, mas muito curto no single player offline

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