14 de junho de 2009

Empire Earth 3 (PC)

Empire Earth III (PC) (*)

A série Empire Earth sempre sofreu de uma grave crise de identidade. Criada na esteira da série Age of Empires da Microsoft, a primeira versão de Empire Earth se destacou como um RTS simpático, que, embora visualmente inferior aos Age of Empires, possuia novas missões, civilizações e unidades, e uma jogabilidade divertida.

A continuação, Empire Earth II, ao tentar se distanciar o máximo possível da série Age of Empires, acabou em algum ponto bizarro entre a série Civilization e um tosco RTS com inteligência artificial péssima, jogabilidade estranha e gráficos ruins.

Eis que surge Empire Earth III, agora ligado à rede Games for Windows, da Microsoft. Seria este um RTS no nível do primeiro Empire Earth? Ou seria mais uma horrenda continuação, como Empire Earth II?

O bom, o mau e o feio

Empire Earth III, pode-se dizer, é infinitamente melhor do que Empire Earth II, mas ainda está muito aquém do primeiro game da série.

Os principais modos de jogo, single player e multiplayer, focam em dominação mundial através de territórios mostrados em um globo. Para tanto, você pode escolher três "civilizações" pra lá de genéricas.

Os europeus correspondem a uma mistura tosca de romanos com cavaleiros medievais, forças da OTAN, vikings, bárbaros estilo Conan e similares. O oriente médio também é uma força pouco específica de turcos, árabes, indianos e similares. E o extremo oriente joga na mesma panela japoneses, chineses, coreanos e nepaleses. Tudo muito confuso, misturado e jogando pela janela as diferenças óbvias entre as nações do mundo real. Mas tudo bem, até ai não chega a ser realmente um problema, é possível se divertir em um RTS que não seja tão historicamente correto.

O problema começa com os gráficos. Curiosamente, parece que cada unidade e construção foi feita por um designer diferente. Algumas unidades, como os lanceiros ocidentais, são caricaturais, quase como os humanos de Warcraft III, com braços e troncos desproporcionais à cabeça. Outras, como as arqueiras, são extremamente detalhadas, proporcionais e bem modeladas. A mudança constante de estilos entre as unidades dá a impressão de que Empire Earth III é um jogo mal acabado, feito com partes do que eram para ser outros games diferentes.

A jogabilidade também é falha. A inteligência artificial continua ruim, e agora ainda há um agravante, as "missões" que você recebe durante o jogo são toscas, chatas e inconsistentes. Que tal encontrar uma princesa que se perdeu na selva? Ou atacar uma região do mapa para que outra se alie à você? Ou atacar a mesma região para que ela se alie à você?

Não há praticamente nenhuma narrativa ou trama que leve o jogador à invadir os territórios vizinhos. O único motivo para continuar a constante invasão de territórios (mais mal marcados do que no jogo de tabuleiro War) é a vontade de ver o jogo prosseguir...

A total ausência de narrativas, as missões sem sentido, as facções pra lá de genéricas e o design bagunçado de unidades e estruturas torna Empire Earth III um game, na melhor das hipóteses, ruim. Não tão ruim quanto seu predecessor, mas ruim o bastante para deixar os jogadores com preguiça de levá-lo adiante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário