25 de julho de 2009

Fallout 3 (PC, Xbox360) (******)


Fallout 3 (PC, Xbox 360) (******)

Final de ano é época das revistas e sites especializados em games darem nota para os jogos lançados durante todo o ano. 2008 não foi diferente. Ou melhor, foi diferente por causa de um game, o tão aguardado Fallout 3.

A mais ou menos uma década atrás o Fallout original, seguido pela continuação Fallout 2, ganharam títulos e mais títulos como os melhores games de RPG do mundo. E não é para menos, a série tinha uma narrativa divertida, uma idéia inovadora e grande liberdade de ação, além de excelentes jogabilidades, gráficos e músicas.

O terceiro game da série Fallout acabou sendo adiado indefinidamente, preso a um limbo onde estão até hoje Starcraft Ghost e Duke Nunkem Forever...

Produtoras menores lançaram jogos paralelos, incluindo o RTS Fallout Brotherhood of Steel (PC) e o mediano game de ação Fallout Brotherhood of Steel (PS2 e Xbox, nada a ver com o game de mesmo título para PC), mas nenhum repetiu o feito dos Fallout originais.

Até agora

O Melhor Game do Mundo

Lançado no final de 2007, início de 2008, Fallout 3 saiu abocanhando prêmios por onde passou. Chamá-lo de "Melhor Game do Mundo" se tornou lugar comum em todas as publicações nacionais e internacionais. E elas estão certas!

Fallout 3 saiu do limbo pelas mãos de uma softwarehouse nova, a Bethesda, que topou a difícil missão de dar vida (e perspectiva de primeira pessoa) ao mundo criado nos anos 90, com Fallout e Fallout 2.

O enredo de Fallout 3 é uma atração à parte. Nos anos 60, enquanto Estados Unidos e União Soviética brigavam na guerra fria, algém disparou uma bomba atômica, e uma guerra nuclear devastou o mundo todo. Nos EUA, os mais ricos dentre os cidadãos puderam pagar para morar dentro de abrigos anti-nucleares, conhecidos como Vaults, onde poderiam se refugiar por tempo indeterminado dos horrores da hecatombe que ocorria do lado de fora.

Enquanto a guerra desenrolava, nações eram pulverizadas e novas armas a laser e armaduras energéticas eram inventadas do lado de fora, do lado de dentro dos Vaults a vida continuou basicamente como era em 1960, com trilha sonora de Elvis Presley, seriados de TV em branco e preto, american way of life...

É neste cenário que você entra. De maneira até então inédita, Fallout 3 permite a customização de seu personagem desde a infância do mesmo. Ao nascer, escolha a cor, penteado, rosto e nome de seu personagem. Enquanto bebê, escolha os atributos dele enquanto aprende o jogo em um tutorial extremamente inovador. E criança, determine como você é, ao descer o braço em seus colegas de escola ou chorar para seu pai...

Fora do Vault, o jogo segue um enredo básico onde você deve ajudar algumas facções a purificarem a água extremamente contaminada do planeta. No entanto, além deste enredo, o "mundo" (um total de mais de 20km² prontos para serem explorados) guarda centenas de enredos secundários, de manés totalitários tentando criar um "país" na terra devastada a antigas fábricas de armas, robôs assassinos, assaltantes, mutantes, monstros e andróides.

Os gráficos parecem uma mescla de filmes como Mad Max com Exterminador do Futuro. Fora da cidade (Washington, capital dos EUA, reconstruída com detalhes que incluem até a sede da Bethesda !) o cenário é de um deserto pós-apocalíptico, com assaltantes vestindo roupas de couro e portando porretes, pontes semi-destruídas e pequenas comunidades construídas com ferro velho. Tudo lembrando os excelentes filmes da série Mad Max, e, com algumas conseções, Waterworld.

Dentro da cidade, temos uma Washington que lembra como a cidade era em 1960, com prédios Art Noveau, monumentos (incluindo museus, a Casa Branca, o Pentágono...) e amplas avenidas, mas tudo devastado por uma guerra nuclear. Se você assistiu o novo Terminator Salvation, vai reconhecer no filme muitos locais idênticos aos de Fallout 3.

O som é uma maravilha à parte. Dependendo de onde você está, seu Peep Boy (uma espécie de relógio futurista) pode pegar estações de rádio que tocam, desde música religiosa até rock antigo, fora os discursos do auto-proclamado Presidente dos Estados Unidos. Os efeitos de som permitem que você localize exatamente onde estão cada um de seus inimigos apenas ouvindo os disparos, e o som das armas é bastante fiel.

Os gráficos também são de cair o queixo, mesmo em computadores medianos. Com eles no máximo, Fallout se torna praticamente um filme.

A jogabilidade também é um detalhe à parte. Além de poder atirar por aí, como em qualquer shooter, você ainda pode acessar o modo "VATS", que lembra os tiros mirados de Fallout 2. Aqui você pode escolher onde mirar no inimigo e então assistir seu personagem, como numa cutscene, arrancando braços e pernas dos inimigos.

As mortes são, assim como em Fallout 2, extremamente violentas. Se você escolher a característica Blood Mess (Sanguinolento), elas ficam ainda mais absurdas. Cabeças voam, braços e pernas explodem, monstros soltam gosma para todos os lados, e sangue voa para todos os lados, fazendo a festa dos jogadores mais sanguinários.

Outra característica mantida pela Bethesda é o humor negro. Em Fallout 2 haviam vários locais com referências a filmes (O Mágico de Oz, Mad Max, Aliens, Star Trek, Star Wars...), livros (sobretudo o Guia do Mochileiro das Galáxias) e gibis (incluindo X-men, Superman e Conan). Em Fallout 3 as referências são mais sutis, mas é possível encontrar, por exemplo, jogadores do RPG Vampiro, a Máscara, que resolveram construir uma sociedade igual à dos vampiros do jogo. Ou o gibi de Cronan, o Bárbaro. Ou uma cidade que tem uma bomba atômica no meio dela (lembra do Retorno ao Planeta dos Macacos?). Há muito mais referências, embora não seja fácil encontrá-las.

Em resumo, Fallout 3 é o melhor jogo de RPG que você vai encontrar no mercado. Pelo menos até Fallout 4 sair do forno, uma vez que já está sendo feito pela mesma Bethesda Software.

E, seguindo uma tendência internacional, Fallout 3 é também o primeiro game a ganhar SEIS estrelas aqui no Blog da Resenha... Ele merece!


4 comentários:

  1. 女性会員様増加につき、当サイトの出張ホストが不足中です。女性の自宅やホテルに出向き、欲望を満たすお手伝いをしてくれる男性アルバイトをただいま募集していますので、興味のある方はTOPページから無料登録をお願いいたします

    ResponderExcluir
  2. 最近様々なメディアで紹介されている家出掲示板では、全国各地のネットカフェ等を泊り歩いている家出少女のメッセージが多数書き込みされています。彼女たちはお金がないので掲示板で知り合った男性とすぐに遊びに行くようです。あなたも書き込みに返事を返してみませんか

    ResponderExcluir
  3. オ○ニーライフのお手伝い、救援部でHな見せたがり女性からエロ写メ、ムービーをゲットしよう!近所の女の子なら実際に合ってHな事ができちゃうかも!?夏で開放的になっている女の子と遊んじゃおう

    ResponderExcluir
  4. 友達12:28 AM

    早い時期に結婚してしまって、少し後悔しているんです。私は、今の夫しか経験が無くって、このままでいいのかなって…。思うようになってきてしまって…冒険はしたいんですけど、やっぱりばれたりしたら怖いので…割り切りで会える方って居ませんでしょうか?連絡お待ちしてますね♪最初に年齢を教えてくれるとうれしいです。pop-music-lo-ve@docomo.ne.jp

    ResponderExcluir