29 de julho de 2009

Spore Expansion (Creep & Cute) (Aventuras Galáticas)

Spore Medonhas e Fofinhas (*)


A EA Games e a Maxis, depois do sucesso da série The Sims, resolveram ampliar o filão. Ao invés de apenas controlar uma família humana, que tal controlar toda a evolução? De uma célula a um império espacial?
Essa é a premissa de Spore.

Apesar do visual meio "infantilóide", Spore deixa na sua mão a criação e customização de sua raça, desde célula até uma sociedade interplanetária. Com os recursos do game é possível criar do zero sua criatura, adicionar pernas, braços, bocas, garras, criar veículos, construções e etc etc...
Eis que, como na série The Sims, a Maxis e a EA resolveram lançar "pacotes de expansão" onde se pode encontrar mais pedaços para customizar mais seus bichos.
Medonhas e Fofinhas é a primeira expansão deste tipo, com dezenas de novas bocas e algumas novas garras, pés, lâminas e espinhos, possibilitando a criação de monstruosidades terríveis ou bichinhos fofinhos. No entanto, o pacote não vale o custo-benefício.
Não há nada mais do que novas bocas, mãos, pés, carapaças e poucas opções novas de pinturas. Um upgrade gratúito disponibilizado pela EA nos últimos meses trazia dezenas de excelentes novas pernas e braços, com temática insectóide, o que nos faz questionar o motivo pelo qual a mesma empresa resolveu cobrar por partes bem sem graça...
Fora o fato de que a maior parte do game se desenrola depois que sua criatura já criou uma civilização, e você não pode mais mudar o físico de seu bicho. Veredito final, Medonhas e Fofinhas é um pacote de expansão bem sem propósito, que serve apenas para os muito fãs (e com muito dinheiro no bolso) de Spore.




Spore Aventuras Galáticas (****)


Spore é um jogo divertido. Criar criaturinhas, criar construções, matar outras criaturas...
Mas quando chega na era espacial, o jogo perde muito da graça. Suas missões ficam restritas a eliminar animais doentes, pegar artefatos, atirar mísseis em outras naves...
Eis que a EA Games e a Maxis resolveram então lançar o excelente Spore Aventuras Galáticas.
Aventuras Galáticas é um grande pacote de expansão. Além de novas partes, novas opções de pintura e novos monstrinhos, ele oferece uma perspectiva totalmente nova para Spore, a criação de aventuras e o compartilhamento das mesmas pela internet.
As aventuras envolvem desde objetivos simples, como conversar com um e outro personagem, até batalhas complexas, com centenas de soldados em campo. Além de customizáveis, elas também são disponibilizadas no jogo para serem cumpridas tanto na fase espacial de seu império quanto fora do jogo singleplayer, em um modo "instant action".
O criador de missões é bem simples, e permite fazer várias narrativas à escolha do jogador, simplesmente puxando e soltando no cenário os recursos que se deseja. A simplicidade acaba atrapalhando um pouco, há alguns bugs, e não é possível fazer nenhuma aventura mais complexas, do tipo onde tem duas opções para o personagem seguir. As aventuras do pacote de expansão são terrivelmente lineares, mas as possibilidades são muitas, e, com um pouco de jogo de cintura, dá para criar labirintos complexos, ambientes internos e boas tramas.
As partes adicionais são quase todas reservadas ao período espacial de seu monstro, com novas armas, equipamentos e adereços que dão bônus nas batalhas. Aqui temos lançadores de mísseis, lasers, garras, espadas... mas também capacetes, capas, armaduras e muitos equipamentos, além de um novo modo de pintura que simula uma roupa.
Aventuras Galáticas é um excelente pacote de expansão, que acrescenta centenas de novas possibilidades ao bom Spore, e com certeza vai te dar várias horas de diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário