10 de maio de 2010

Knights of the Old Republic II The Sith Lords (PC) (****)


Knights of the Old Republic II The Sith Lords (PC) (****)


Sem dúvida, a Bioware é a grande fabricante mundial de RPGs eletrônicos hoje. Houve uma época em que a Blizzard chegou a alcançar este posto, mas depois de sucessivos cancelamentos e adiamentos de games, e da atenção voltada quase que somente para seu MMORPG World of Warcraft, a Bioware rapidamente retomou seu posto com os excelentes Dragon Age e Mass Effect.

Porém, à muito tempo atrás numa galáxia distante a produtora já despontava com seus games ambientados na série Star Wars.

Ao contrário da maioria dos games de Star Wars, Knights of the Old Republic (ou "KOTOR" entre os fãs) não se passa na época da saga cinematográfica, mas milhares de anos antes, o que dá mais liberdade para a produtora ousar na narrativa sem ofender os fãs mais "hardcore" da trilogia.

Os Lordes Sith
Por muito tempo ouvi falar de KOTOR, mas só agora pude por minhas mãos nessa saga. O primeiro game, já com uma década de idade, se recusa a rodar no Windows 7, por isso tive que começar logo de KOTOR 2: The Sith Lords.
O game se passa logo depois das guerras com os Mandalores, alienígenas belicosos que invadiram a República. Com o fim dos Mandalores, a República caiu em uma guerra civil entre os Jedis que tinham lutado contra os Mandalores e os que tinham ficado no planeta Coruscant, sem interferir na briga.
A guerra civil praticamente devastou a República e acabou com uma parte dos Jedi se juntando aos Sith, uma seita que segue o Lado Negro da Força, e outra sendo praticamente toda devastada.
Seu personagem é um ex-jedi que perdeu completamente a conexão com a Força após o fim da guerra civil, e é encontrado meio morto em uma nave a deriva, caçado por Lordes Sith e pela Ordem Jedi sobrevivente.
O game é um show, como a maioria dos títulos da Bioware. São praticamente dois games em um, com suas ações podendo levá-lo para o Lado Negro da Força e a se juntar com os Sith, ou ao lado iluminado, se juntando aos Jedi. Seus aliados também dependem do caminho que você escolher. Torne-se um Sith e terá a opção de ter aprendizes de Sith, robôs assassinos, droids torturadores e Mandalores a seu lado. Torne-se um bom Jedi e atraia outros jedis, engenheiros pacifistas e justiceiros.
Você pode personalizar seu personagem com equipamentos, ajustando perícias, aprendendo poderes da Força e tomando decisões complicadas ao longo do game. Se você não jogou KOTOR original, pode personalizar sua "história" falando com outros personagens.
Embora existam poucos mundos a serem explorados, e cada um seja bem limitado, todos tem um ambiente muito particular, sendo fáceis de se reconhecer. Há muitas missões secundárias a serem resolvidas e muitos personagens interessantes para se conversar.
Em cada mundo você vai ser obrigado a tomar várias decisões importantes. Em certo planeta você terá que decidir se ajuda um general linha dura a dar um golpe de estado ou se apoia uma rainha ineficiente. Todas as duas decisões podem te levar para o lado negro ou iluminado da Força, dependendo de como são tomadas ou do motivo que te leva a apoiar um ou outro governante. O jogo abusa do relativismo moral e de decisões complexas. Você atacaria um civil desarmado? E se ele fosse um Sith? E se estivesse arrependido? E se tivesse destruido milhões de mundos? E se estivesse querendo destruir você? Nada em KOTOR 2 é fácil.
O som é bastante bom para um game tão antigo (o jogo é de 2003), e os sabres de luz, tiros de laser e explosões soam realistas, sobretudo em contraste com a maravilhosa música de fundo. Há uma quantidade surpreendente de fundos musicais, vários para cada planeta, ambiente, local ou acontecimento, e todos podem ser acessados fora do game.
Os gráficos são bem envelhecidos, principalmente no que diz respeito às margens, que são bastante "picotadas". Um efeito "molhado" de reflexos é introduzido de forma sem-vergonha por cima de animações mal-feitas dos rostos dos personagens e das texturas medíocres. Em 2003 já existia tecnologia o suficiente para se fazer uma textura mais realista...
No geral os combates são balanceados e o game nunca é impossívelmente difícil nem estupidamente fácil. A narrativa é cativante e sempre te impulsiona para a frente. Embora os finais decepcionem um pouco por serem menos épicos do que se espera, o game em geral vai te fazer desejar ser um Jedi... ou um Sith.

Um comentário:

  1. Otimo post amigo esclareceu todas as minhas duvidas sobre o game ;)

    ResponderExcluir