26 de setembro de 2010

Requiem Memento Mori (PC - MMO) (****)

Requiem Memento Mori (PC - MMO) (****)

Eu não sou uma pessoa muito fã de MMO. Normalmente nem ligo minha internet enquanto estou jogando. Mas, à algum tempo atrás alguns amigos meus conseguiram me convencer a experimentar Dungeons & Dragons Online.

Como gostei da experiência, passei a procurar outros MMO grátis na internet... e tropecei nesta verdadeira obra de arte.

Ok, se você conhece a maioria dos MMO (World of Warcraft, Dungeons & Dragons Online, Granado Espada, Tíbia e outros...), sabe que algumas coisas são comuns. Normalmente, visando atrair um maior público, estes jogos são coloridos, family-friendly (pouca violência, nenhum sangue...) e com todas as elfas peitudas devidamente lacradas em armaduras e outras vestimentas que fariam a Rainha Vitória da Inglaterra parecer uma devassa. Assim estes jogos conseguem rankings baixos nas empresas de censura (como a temida americana ESRB e no brasileiro Ministério da Justiça, que volta e meia bane alguns games), e as empresas lucram com hordas de garotinhos de 13 anos e donas de casa quarentonas.

Os jogadores maiores de idade, que cresceram vendo dezenas de corações, olhos e cérebros voarem de um inimigo atingido por um chute em Duke Nunkem, acabam ficando sem muita opção em termos de MMO...

Acabavam...

Requiem veio exatamente para preencher esta lacuna. Considerado 17+ pela ESRB e 18+ pela GRB (e certamente banido pelo Ministério da Justiça, como o infinitamente menos violento Counter Strike), o game parece uma mistura de quadrinhos da revista Heavy Metal com obras de arte de Luis Royo e músicas de Sepultura. (é bom deixar claro que NÃO HÁ músicas do Sepultura no game, é só uma comparação...)

O jogo abusa de sangue, tripas, violência absurda, desmembramentos e lindas mulheres com pouquíssima roupa. É praticamente impossível matar algum monstro sem tomar um banho de sangue e vísceras, e sempre que algum bicho morre há animações de decapitação, mutilação ou coisas piores.

Os gráficos de Requiem também são magníficos. Os efeitos de luz, a passagem do tempo (quando anoitece ou amanhece) e as texturas principalmente, são ótimas. O som é bom, e as músicas de fundo ajudam a criar o clima insano de terror, violência e adrenalina do game. Os controles são simples mesmo para quem nunca jogou MMO, e nem é preciso ajuda para sacar todos. Mesmo porque Requiem tem um dos tutoriais mais úteis, informativos e divertidos que eu já vi.

Divertido também é o sistema de montarias. Cada personagem pode invocar uma montaria, que varia de dinossauros, monstros, mortos-vivos, dragões ou coisas ainda mais bizarras, e sair cavalgando pelo extenso mundo de Requiem. Infelizmente não é possível lutar em cima de uma montaria, mas o efeito do movimento, junto com o som do bicho cavalgando, é bem divertido.

Infelizmente, nem tudo são flores. Embora existam muitos brasileiros no jogo (na verdade alguns servidores são praticamente tomados por brasileiros), poucos são amigáveis ou tem algum interesse em receber novatos, dar uma ajuda ou convidar para uma guilda. A maioria é formada por trolls que ou ignoram qualquer um que tente falar com eles, ou simplesmente detonam os novatos sem dó nem piedade.

Embora alguns gringos sejam simpáticos, há muito pouca interação entre jogadores em Requiem (talvez o apelo erótico/sanguinolento tenha atraído muitos garotos de 13 anos interessados no sangue e pouca roupa das mulheres...), o que deixa o game parecendo um monte de single-players rolando paralelamente... O que é uma pena, pois há recursos muito divertidos de batalhas grupais entre guildas ou bandos de amigos.

As missões também são ruinzinhas. Há muitas "missões de carteiro", do tipo "leve tal encomenda para tal pessoa", e há muitas missões chatas onde você tem que matar um número "X" de criaturas, que ficam aparecendo pateticamente no meio do nada e só servem de saco de pancada. A coisa melhora mais pra frente, quando o game vai ficando mais complexo, mas no começo é um pouco tedioso ficar matando sacos de pancada ambulantes...

Outro problema do jogo é que ele tem vários nomes oficiais (!!!). Por algum motivo obscuro (talvez pela quantidade de jogos, músicas, bandas, livros e filmes com o nome Requiem), o mesmo game é conhecido como Requiem Memento Mori, Requiem Bloodmare e Requiem Alive. Ou seja, às vezes você vai ouvir falar em Bloodmare e ficar pensando se é o mesmo jogo. É sim. E todos eles jogam nos mesmos servidores, sem nenhuma mudança, a não ser o nome que cada jogador vê ao iniciar o game...

Se você gosta de sangue, mortes, destruição e mulheres (e homens também!) com pouca roupa, danças sensuais, gráficos excelentes e boa trilha sonora, experimente Requiem. De preferência se passe por gringo, fale no chat só em inglês e poupe sua paciência dos milhares de trollzinhos brasileiros que infestam alguns servidores...

Faça download do jogo (é grátis! grátis mesmo, sem pagar nada!) em http://www.playrequiem.com/

Um comentário:

  1. Anônimo2:02 PM

    É isso ai cara o jogo e isso, muito sangue tripas e monstros feios,e infelizmente o povo não e muito amigavel.

    ResponderExcluir