27 de janeiro de 2011

Cities XL (****) (PC)

Cities XL (****) (PC)

Este é um tipo de jogo que estava sumido a algum tempo. Os simuladores de administração de cidades começaram com o inventor de Spore e Sim City, que resolveu criar um game sem final, onde o jogador poderia construir sua cidade virtual sem nenhum objetivo a não ser o de realmente construir algo funcional.

Estes simuladores de cidade alcançaram a fama e logo surgiram variações, como as famosas séries Caesar, Pharao e Emperor, onde você construia cidades na Roma antiga, Egito antigo e China imperial, respectivamente.

Ao invés de inovar com uma cidade futurista ou do passado distante, Cities XL trás o melhor que você já conhecia desde Sim City, recheado com gráficos de cair o queixo e um divertido modo "mundial", onde suas cidades podem se enganjar no comércio entre elas.

A jogabilidade é absolutamente a mesma de todos os outros simuladores de cidades. Você é um prefeito vitalício e praticamente onipotente, que tem que demarcar terrenos para a construção de casas, prédios, construir ruas, erguer prédios públicos, hospitais, aterros sanitários e tudo o mais que uma cidade precisa. Manter um caixa positivo e deixar os cidadãos felizes é o objetivo maior do jogo.

Como este tipo de jogo costuma "enjoar" rapidamente, Cities XL tenta de tudo para prender a atenção do jogador. Os gráficos e o som são magníficos, e sempre há o que fazer na cidade, seja demarcar espaços para novas empresas que querem se fixar em sua metrópole ou criar bairros para novos trabalhadores que querem se mudar para lá.

Praticamente tudo o que você faz te trás alguma recompensa, normalmente liberando novas construções. Conseguiu 10.000 habitantes? Mais um "achievement" completo. Conseguiu manter o caixa em alta durante dois meses seguidos? Achievement. Gastou mais de 100.000 de uma só vez? Achievement!

 O mais divertido, no entanto, é o ciclo de dia e noite, que dá um ar de realidade para sua cidade, com direito a belíssimos efeitos de luz e sombra. Você também pode dar zoom na cidade e andar pelas ruas como um pedestre, vendo as pessoas irem para o trabalho, os carros passarem pelas avenidas e até ganhar uma buzinadas se ficar parado no meio da rua.

Não se sabe muito o motivo, mas os produtores de Cities XL resolveram colocar os habitantes da cidade como pessoas cabeçudas, semelhantes aos Buddy Poke do Orkut. É engraçadinho, mas contrasta muito com os gráficos e o clima sério e realista do jogo.

Cities XL não tem absolutamente nada de original, é o bom e velho Sim City com gráficos elaborados e milhares de achievements. É um game muito bom no que ele propõe, mas a criatividade passou bem longe da produção deste jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário