25 de abril de 2012

Google Glass - Futuro Brilhante ou Advento do Grande Irmão?

Eu lembro quando assisti Terminator (Exterminador do Futuro) pela primeira vez. Em meio á ação, Arnold Schwarzenegger atirando para todos os lados e esqueletos robôs, o que mais me chamou atenção foram as cenas na "perspectiva" do robô, onde a visão dele não só tinha um curioso filtro avermelhado como também um HUD (Heads Up Display) que mostrava frases, placas de carro, informações diversas e mira, tudo sem necessitar de comandos ou botões. 


Nos anos 80 e 90, com seus computadores massivos cheios de botões coloridos e dials, isso era uma coisa altamente impossível, digna de um robô futurista de um filme de ficção científica. 

Eis que saímos daquela era e chegamos na segunda década do século XXI, uma era de telas touchscreen  e computadores de bolso. Agora os engenheiros da Google resolveram tornar a visão do Terminator viável com o projeto Google Glass. Apenas observe o vídeo abaixo para ver como isso pode se tornar verdade:



Futurista? Conceitual? Difícil? Impossível? Acredite se quiser, a Google tá querendo colocar no mercado ainda este ano

Outro vídeo mostra como este acessório pode ser usado para jogar, por exemplo, Battlefield:




Muito bonito, mas... é possível lançar algo assim ainda este ano? 

Pessoalmente eu acredito que exista alguns abismos muito grandes que a Google precisa cruzar. Tecnologia de controle "sem as mãos", movendo os olhos para acessar ícones, já existe a algum tempo, e pessoas como o físico Stephen Hawking dependem dela para se comunicar, o grande problema é com comando de voz. 

Quem andou comprando iPhone atualmente já ouviu falar da SIRI, programa lançado ano passado pela Apple para reconhecimento de voz e comandos "sem as mãos" em seus telefones e tablets. Basta acessar sites como o FailBlog para ver centenas de situações engraçadas e constrangedoras onde comandos de voz mal interpretados pelo programa lançaram mensagens ofensivas ou absurdas para contatos do celular. 

Ainda no tablet ou no celular você pode recorrer a botões ou toques para tentar remediar a situação ou encontrar o comando certo que programas como SIRI falharam em entender. Agora imagine um dispositivo quase completamente sem interação física, comandado apenas por voz...

Google Glasses, será que eles vão entender seus comandos de voz?
Outro grave problema do Google Glasses diz respeito à segurança. Não só a segurança de não ser roubado usando um deles (afinal está no seu rosto para todo mundo ver, não dá pra usar guardado no bolso...) mas na orientação visual do usuário. A nossa sociedade é bastante baseada em estímulos visuais e precisamos de ter um campo de visão desobstruído para podermos, por exemplo, subir uma escada com segurança. 

Por isso os HUDs de ficção científica, como o do Exterminador do Futuro colocavam as informações sempre de lado na tela, para que o usuário pudesse enxergar o que estivesse à frente. Já no vídeo do Google que aparece no início da reportagem, cansei de contar momentos em que uma pessoa teria sua visão obstruída por notificações, mensagens, vídeo-chamadas... tudo isso sem contar que "empresas" que enchem os sites hoje de propagandas, scams e virus não perderiam a chance de colocar imagens animadas coloridas piscando no seu campo de visão o tempo todo...

Aliado ao comando de voz, é a receita para alguém xingar no trânsito e ver o Google Glasses abrir um clip de alguma banda de punk-rock do nada, distraindo o motorista e causando acidentes. 

Parece simples a solução, basta usar o gadget quando estiver em um local tranquilo onde você possa dedicar sua visão a alguma outra coisa. Mas pare e pense na quantidade de pessoas que, enquanto dirigem, tiram as mãos do volante para digitar mensagens, SMS e até e-mails em celulares e tablets. Se tem gente que abre mão não apenas da visão mas também das duas mãos enquanto está dirigindo, o que não fariam com um dispositivo que pode ser facilmente disfarçado com um boné e acessado por voz? 

No entanto, há outro problema ainda pior. 

Já ouviu falar no livro 1984, do escritor George Orwell? Neste livro, que se passa no futuro ano de 1984 (para o ano em que foi escrito, 1949), um regime totalitário controla os cidadãos espionando eles o tempo todo a procura de cada mínimo sinal de traição ou resistência. Em nosso mundo atual, algo similar já andou ocorrendo, principalmente nos EUA, com o governo espionando chamadas telefônicas, abduzindo laptops e investigando o IP (protocolo de internet) de pessoas inocentes à procura de potenciais "terroristas", tudo sob as bençãos do Ato Patriótico, sancionado pelo ex-presidente George W. Bush.

Agora imagina ter em seu rosto um aparato que dispõe de uma câmera capaz de filmar o seu dia-a-dia. O tempo todo, todos os dias. O que impede governos, até mesmo governos "democráticos" como o dos EUA, de forçarem o Google a liberar o acesso a esta câmera? 

"A Polícia pede acesso a seus arquivos"... O pior é quando acessarem sem nem sequer pedir!
Pelo menos governos, corruptos ou não, são formados por representantes do povo, que, pelo menos em teoria, deveriam se preocupar com seu povo. Até o ditador mais desalmado deve se preocupar em cuidar de seu povo. Agora imagine corporações. 

O Google, assim como o Facebook, são conhecidos por não darem muita atenção a uma coisa chamada privacidade. Dados de pesquisas e perfis de usuário são rastreados automaticamente e informados a empresas diversas em troca de dinheiro para que possam mostrar propagandas feitas especificamente para atingir seus interesses. Agora imagine estas corporações tendo acesso a seu dia-a-dia. O tempo todo. 

Com estes óculos o Google sabe o que você come, bebe, onde vai, que locais frequenta, quem são seus amigos, onde você pede pizza, o seu sabor preferido de salgadinhos... Nada impede ele de simplesmente lotar seu visor com propagandas, ou pior ainda, deixar que outras empresas se "disfarcem" como sendo você e saiam oferecendo produtos, scams ou virus às pessoas as quais você tem contato. 

Se andar prestando atenção à barras de propaganda na internet, vai ver muitas propagandas que são claramente scams ("Tenha um estômago sexy com apenas uma dica estranha", "Aumente seu pênis", "Chineses descobrem segredo de um abdomem sarado") sendo apresentadas com os logos da Globo, SBT, Band, CNN e outras emissoras ou jornais como se fossem "apoiados" por estes. 

Com acesso ao seu dia-a-dia e informações em primeira mão sobre sua rotina, estes scams podem se tornar ainda mais direcionados. Imagina um amigo seu ligando seu Google Glasses e se deparando com uma mensagem "Esse é aquele link que eu te falei ontem quando nos encontramos na rua - Fulano". E ele realmente te encontrou na rua no dia anterior. 

Problemático? Sem dúvida. 

Com certeza os Google Glasses um dia chegarão às lojas e ao rosto das pessoas, incluindo eu e você, mas enquanto a empresa não resolver os problemas relativos à segurança dele, design e proteção contra o acesso de terceiros (incluindo da própria empresa), dificilmente será algo tão benéfico e divertido quanto o vídeo nos faz acreditar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário