18 de maio de 2012

Qual será o próximo Total War?


Façam suas apostas! Com o lançamento da última expansão para Shogun 2 Total War, Fall of Samurai, a Creative Assemby e a Sega podem começar a pensar no próximo jogo da série.

E nós fãs ficamos na dúvida. Qual seria o próximo Total War? Fórums, inclusive o próprio fórum da série Total War, estão lotados de idéias que vão de dinossauros a fadas, mas nós aqui do Blog da Resenha temos algumas idéias...



Rome 2 Total War:
Probabilidade: Alta

A Creative Assembly estava criando games baseados em eventos históricos, começando com Shogun, Medieval e, por fim, Rome. A partir de Rome Total War, a empresa passou a "atualizar" seus jogos mais antigos, lançando Medieval 2 e agora Shogun 2. Rome 2 seria o passo mais lógico adiante.

Atualizar Rome (2004) com novos gráficos, batalhas navais, sistema de estações do ano e tantas novidades incorporadas nestes quase dez anos iria tornar o game no mínimo impressionante. Principalmente por Rome ter sido o título com maior variedade de unidades, facções e ambientes. Enquanto Empire Total War, Napoleon e Shogun se concentravam quase sempre em planícies com clima temperado e unidades mais ou menos iguais em poucas facções sem muita diferença entre si, Rome 2 deveria trazer toda a variedade da guerra da Antiguidade Clássica, com bigas dos romanos e egípcios, hoplitas gregos, arqueiros egípcios, cavaleiros beduínos, bárbaros do norte...



World War Total War
Probablilidade: Alta

Em Fall of the Samurai, a Creative Assembly inseriu algumas novidades que dão a impressão de que, ao invés de voltar no tempo para a Antiguidade, eles querem avançar cada vez mais. Navios de aço, torpedos, metralhadoras, bombardeios navais e a interessante mecânica de controlar artilharia e navios poderiam ser um sinal de que o próximo Total War seria baseado no próximo grande conflito da história... A Primeira Guerra Mundial.

De fato, a Primeira Guerra Mundial, com sua mistura de cargas de cavalaria com aviões e ataques químicos seria bastante interessante como cenário, principalmente se permitir ao jogador construir imensas redes de trincheiras com depósitos, enfermarias, quartéis e estações de telégrafo. 



China Total War
Probabilidade: Média

Com os EUA perdendo espaço na economia mundial, a China se faz cada vez mais presente. Já que Shogun 2 se passou no Japão, por qual motivo não continuar no ocidente e investir na história deste enorme e superpopuloso país?

Poucos países tem uma história de guerras tão rica quanto a China, desde sua "Idade Média" com os Três Reinos, a invasão mongol de Gengis Khan até a Guerra dos Boxers e a Guerra do Ópio com a Inglaterra. A Creative Assembly teria oportunidade de aproveitar sua experiência com Medieval 2 e Shogun 2 juntamente com as novas mecânicas e unidades de Fall of the Samurai e Empire Total War.



África Total War
Probabilidade: Média

Após as guerras napoleônicas, conflitos começaram a aparecer em outro lugar no mapa, um lugar que normalmente não aparece nos games, nem mesmo nos jogos históricos como os da série Total War. Mostrar os conflitos do neocolonialismo na África seria uma boa oportunidade de inovar e explorar histórias e narrativas que quase nunca são mostradas no ocidente. 

A boa aceitação de mods como Zulu Total War (para Empire Total War) prova que existe sim interesse dos fãs da série sobre os conflitos na África, onde potências estrangeiras como a Grã-Bretanha, Bélgica, França, Portugal e Turquia tentaram dominar reinos nativos e califados. Entre as opções de campanha singleplayer poderiam estar jogar do lado dos colonizadores, com tecnologia mais avançada, porém em menor número e sofrendo com doenças, clima e falta de suprimentos ou do lado dos nativos, com superioridade numérica e conhecimento do terreno. 



Modern Total War
Probabilidade: Baixa

Este seria um game bastante complicado de fazer, englobando as guerras modernas, talvez da Guerra da Coréia até as atuais invasões do Afeganistão e Iraque. Além do mapa ter que ser enorme (o que pode dificultar a parte administrativa do jogo, como se pode ver em Empire Total War), a passagem do tempo deveria ser o mais lento possível, uma vez que os atuais meios de transporte permitem levar tropas de qualquer lugar do globo para qualquer outro lugar em questão de horas. 

Novas mecânicas precisariam ser implantadas, para guerra assimétrica, ataques terroristas, emboscadas, forças especiais e por aí vai... 

Algum dia provavelmente veremos um jogo assim... mas por enquanto é capaz que a Creative Assembly e a Sega prefiram focar em outros cenários...



World War II Total War
Probabilidade: Baixa

Falando de história, volta e meia voltamos a tocar no assunto Segunda Guerra Mundial. Assim como com Modern Total War, é provável que algum dia venhamos a ver um jogo da série sobre este conflito... mas não apostem nisso para breve.

A Segunda Guerra Mundial já ganhou jogos até demais a seu respeito, e ultimamente anda meio esquecida pelas softwarehouses... Fora que a Creative Assembly teria que criar toda uma nova mecânica para lidar com aviões, foguetes, submarinos e um número muito grande de soldados se deslocando em um tempo muito curto... melhor testar isso tudo em um jogo sobre a Primeira Guerra Mundial, como foi feito com as metralhadoras e ironclads em Fall of the Samurai.



Ancient Total War
Probabilidade: Baixa

Ok, Rome engloba a chamada Antiguidade Clássica, onde o Império Romano começa sua expansão, as cidades-estado gregas estão no auge e Cartago é um poderio militar e comercial... Mas aconteceu muita coisa interessante muitos e muitos milênios antes disso.

Ancient Total War seria interessante por englobar o começo da Antiguidade, com as cidades-estado da Mesopotâmia brigando entre si, a formação do Império Persa e da Babilônia, o auge do Egito e dos Hititas... Combinado com o detalhismo que a série atingiu em Fall of the Samurai, temos aí um prato cheio para um excelente game...

Porém a série parece estar andando para uma era mais próxima da nossa, e voltar no tempo a um período anterior ao de Rome Total War parece bem improvável...



Dinosaurs Total War
Probabilidade: WTF?

Sim, dinossauros. Afinal, quem nunca foi louco por eles quando era criança? Imagine o tempo em que a Terra era unida em um só continente e exércitos de dinossauros marchavam carregando armas e navios e... perae! Que nonsense é esse?!

Dinosaurs Total War só daria certo se a Creative Assembly tivesse muito jogo de cintura para abandonar todo o microgerenciamento de províncias e exércitos para transformar tudo em gerenciamento de ninhos e pequenos grupos de carnívoros emboscando presas ou grandes manadas de herbívoros tentando comer o máximo possível de folhas por dia...



Zombie Total War
Probabilidade: WTF?

Zumbis? Apocalipse zumbi na série Total War? Até poderia funcionar com hordas de mortos-vivos sob controle de necromantes rivais... mas fugiria completamente da proposta "histórica" da série... e como seriam os sobreviventes (se é que tem algum ainda...)? Seriam uma facção à parte? 

Bem bizarro... 

6 comentários:

  1. Angelo Jr4:36 PM

    eu to criando um roteiro pra um rpg de mundo aberto bem no período do neo-colonialismo (não sou profissional, apenas gosto tmb de imaginar jogos), mas por enquanto gostaria de ver o jogo em outras paisagens, como a china. se o jogo se ambientar na primeira guerra será muito interessante ver os combates, mas realmente, se fosse pra apostar, eu colocaria as fichas no rome total war 2, se bem q acho certo q depois do rome venha o da primeira guerra (se lançarem um terceiro medieval vão tá rindo da minha cara)

    ResponderExcluir
  2. Angelo Jr4:42 PM

    aahhh, tem q olhar uma coisa, provável realmente q eles peguem épocas em que havia mais "variação" nas cultuas, pois não tem muita diferença militar em jogar contra o pc tendo as mesmas unidades q ele

    ResponderExcluir
  3. Nosssa seria legal um Rome 2,até msm pq Creative Assembly tá devendo ele, faz tempo!Pq a demora para lançar,o segundo jogo do game mais popular da série!Mais acho que ela vai continuar a dar uma "atualizada" nos games antigos,até msm pq lançar um jogo com guerras "modernas" como a 2° seria muito caro,teria que mudar a engine dentre outras coisas,alem disso seria um jogo enorme!

    ResponderExcluir
  4. Seria incrível um Rome total war,com as idéias e gráficos do Shogun 2!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4:29 PM

    pera ai porque tem uma mulher semi-nua no ancident total war

    ResponderExcluir
  6. Zombie Total War kkkkkkkkkkkkkkkkk

    A Série TW não passará da Grande Guerra, então pode desclassificar a Segunda Guerra Mundial ou guerras modernas.

    ResponderExcluir