5 de setembro de 2012

Sniper Elite V2 (PC, PS3, Xbox360) (****)


Snipers, atiradores de elite. Soldados treinados para matar a grandes distâncias, de maneira furtiva, eliminando peças-chave na hierarquia do exército inimigo, disseminando o caos e o medo entre os soldados rasos. E claro, um dos papéis mais divertidos que você pode desempenhar nos games estilo FPS, acertando inimigos a vários quilômetros e vendo eles entrarem em pânico sem saber quem atirou ou de onde veio a bala.

Poucos games conseguem capturar a emoção de ser um sniper como Sniper Elite V2. Eliminar alvos com rifles de longo alcance requer uma IA bem equilibrada, nem aqueles soldados que sabem exatamente onde você está o tempo todo, nem aqueles inimigos retardados que vêem os colegas cairem na frente deles e não reagem. O design das fases também tem que ser feito pensando em locais estratégicos, pontos de vantagem e visibilidade para o jogador. Não tem graça ter uma arma de longo alcance e se ver enfiado em corredores estreitos e cheios de curvas.

Para quem gosta de bancar o "camper" e eliminar todo mundo de longe, esse game é diversão garantida.

...exceto para seus alvos, que vão cair aos montes...

A narrativa segue a saga do oficial Karl Fairburne, um dos melhores snipers do exército americano, infiltrado atrás das linhas inimigas durante os últimos momentos da 2ª Guerra Mundial. Com o Exército Vermelho da União Soviética já dentro de Berlim, e os nazistas tentando resistir até o último homem, a missão de Karl é eliminar os cientistas alemães responsáveis pelos foguetes V2, que estariam se preparando para virar a casaca para o lado dos soviéticos.

Se os russos colocarem as mãos na tecnologia desses foguetes, terão para si uma importante arma de guerra, além da possibilidade de aplicar a mesma técnica para aviões a jato e até meios de transporte para explorar o espaço.

O game apresenta essa saga de maneira bastante agradável, colocando o protagonista, a cada missão, em um cenário cheio de prédios em ruinas, estações de trem, fábricas de foguetes e outros ambientes, sempre cheios de pontos estratégicos, de onde você tem boa visibilidade e alcance para acertar vários soldados inimigos. Embora esses cenários sejam ligeiramente lineares, sempre há mais de uma passagem ou local em que você pode se esconder para acertar seus alvos de longe. Barras de ouro escondidas e garrafas de vinho  espalhadas em locais de difícil acesso também estimulam a exploração.

"Acho que vi um nazistinha!" 

Enquanto cada missão está carregando (naquelas famosas telas de loading), o jogo te explica a missão, através da voz do protagonista, te oferece mapas onde você pode visualizar pontos de vantagem e uma tela onde você pode escolher suas armas e equipamentos, entre pistolas, submetralhadoras e rifles de longo alcance. Além deles há também possibilidade de levar minas, granadas-armadilha (acionadas por barbantes esticados) e outros tipos de granadas. Armar armadilhas não só é efetivo contra seus inimigos como é bastante divertido.

Em questão de gameplay, Sniper Elite V2 é bastante detalhista e muito bem feito. Os tiros com rifles são sujeitos a todas as condições balísticas do mundo real, incluindo a queda da bala em percursos longos, influência do vento e possibilidade de prender a respiração para um tiro mais preciso. Uma bala certeira muitas vezes vai ativar a KillCam. Tudo fica em câmera lenta e um "raio-X" mostra em que órgão do inimigo a bala acertou e a destruição que causou... muito sanguinário, mas também muito interessante.

Outro recurso impressionante é a física de explosões do jogo. Esqueça aqueles games onde uma granada nem parece arranhar os inimigos, aqui qualquer coisa que explode realmente parece poderosa, levantando uma nuvem de fumaça e arremessando objetos, inimigos e tudo mais para longe, além de fazer um grande estrondo!

Falando em explosões, algo bastante divertido e desafiador é acertar os tanques de combustível de veículos, incluindo caminhões, tanques de guerra e blindados de pequeno porte. Apesar de muito difícil (ainda mais quando o veículo está em movimento), resulta em uma bela explosão e é muito recompensador.

Por falar em recompensas, o jogo tem muitos achievements, e sempre informa a distância dos tiros, porcentagem de acertos e mortes particularmente interessantes.

"Oh não! Você partiu meu coração!"
Além da campanha, muito bem feita, por sinal, há outros modos de jogo, incluindo um desafio bem cabeludo onde você tem que plantar uma bala no Füher enquanto ele corre, protegido por dezenas de guardas, rumo a um trem todo blindado.

A parte sonora de Sniper Elite V2 é muito bem feita. As armas soam poderosas, principalmente as granadas, e há várias fases onde você pode sincronizar seus tiros com sons de fundo, como explosões e barulho de testes de motores para não alertar seus inimigos.

Infelizmente a parte visual sofre bastante, pelo menos na versão de PC, que eu analisei. Embora alguns modelos, como o de Karl, sejam bem feitos, outros são toscos e pouco detalhados. Os ambientes parecem bonitos de longe, mas de perto as texturas são mais feias do que bater na mãe no dia de Natal, dentro da igreja durante a missa...

A IA é suficientemente boa, capaz de ser enganada pelas armadilhas (experimente colocar um cadáver em cima de uma mina terreste... a hora que um soldado for ver o que aconteceu com o amigo dele, será pedaço para todos os lados), te procurar caso encontrem alguém morto, buscarem cobertura e tentarem te flanquear (suas granadas-armadilha são suas melhores amigas para evitar guardas te acertando pelas costas!).

Belos cenários de longe, textura horrível de perto...

Resumindo, Sniper Elite V2 é divertido, extremamente compensador e sangrento, vai te manter grudado na tela por um tempo considerável. Apenas ignore os gráficos meia-boca e se divirta plantando chumbo no crânio de alguns nazistas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário