26 de dezembro de 2012

Scribblenauts Unlimited (PC, Wii U, Nintendo 3DS) (****)

Há jogos que dizem ser estilo "sandbox", onde você pode fazer praticamente qualquer coisa, ir a qualquer lugar e sair destruindo o que quiser. GTA, Saints Row, Far Cry e várias outras séries clamam pertencer a esse conceito, mas nenhum deles tem a liberdade (e a insanidade) de um Scribblenauts.

Pessoalmente eu não gosto de jogos "fofinhos" ou com gráficos infantis, e são raras as exceções (como Angry Birds) que me interessam... no entanto, apesar dos gráficos cartunescos e das musiquinhas de criança, este game tem um potencial imenso, e, acredite, vai divertir o mais trunculento e sanguinolento jogador por muito, muito tempo.

O conceito em cima de Scribblenauts é bastante diferente do que normalmente estamos acostumados. A qualquer momento no jogo você pode pausar a ação e escrever alguma coisa. Qualquer coisa. Exceto palavrões e a (maioria dos) nomes de personagens com direitos autorais, o que você desejar escrever vai aparecer na tela, e você pode colocar onde quiser no cenário. Simples, mas muito desafiador, pois vai depender do seu vocabulário e da sua criatividade para vencer os desafios.

"Death" por exemplo, insere a Morte no cenário...
E para personagens com direitos autorais, ou algum palavrão ou coisa bizarra que você inventou agora? Não tem problema, o jogo conta com um editor de objetos que permite a você criar qualquer coisa, colocar um nome e programar para como ela vai funcionar no game, se vai voar ou não, se é agressiva ou não, e por aí vai.

Como se esse conceito só não bastasse (que tal colocar velociraptors para lutar contra aliens no meio da cidade enquanto o Grande Cthulhu devasta tudo?), Scribblenauts Unlimited trás uma narrativa bem infantil, mas também bastante otimista. Você joga com Maxwell, um molequinho que possúi um caderno mágico, no qual tudo o que ele escreve se torna realidade. Como era de se esperar, o menino e uma de suas irmãs usam o caderno para trollar todos que encontram pela frente, até que um velho feiticeiro lança uma magia que transforma a garotinha em pedra.

Maxwell então tem que sair pelo mundo, ajudando todas as pessoas e seres que encontrar. Pessoas felizes geram estrelinhas, que servem para salvar a irmã do menino. É raro ver um jogo cujo objetivo seja fazer as pessoas felizes e ajudar os necessitados, e essa narrativa bonitinha pode fazer sucesso com aquela(e) namorada(o) ou mãe que fica brigando que videogame só tem violência.

Feliz e caricato, é um bom exemplo de um game que não é "só violência".
Olhando por cima, parece que Scribblenauts Unlimited é um jogo infantil, próprio para criancinhas pequenas treinarem seu vocabulário, mas não subestime a enorme liberdade que o jogo te dá, e a grande quantidade de referências da cultura pop escondidas aqui e ali.

Sendo feito pelos estúdios da Warner Brothers, não é de se espantar que muitos e muitos filmes sejam parodiados por aqui, mas também livros, séries de TV, quadrinhos e até outros jogos fazem uma ponta ou outra por aqui. Com o caderno você pode, por exemplo, invocar Space Marines (de Warhammer 40.000), o Grande Cthulhu (monstro criado pelo escritor H. P. Lovecraft) e até o temido Manbearpig (monstro que apareceu no seriado South Park).

Aliado ao editor de objetos, é fácil criar todo tipo de bizarrice e referências pop que você quiser, de dinossauros voadores com asas feitas de bacon à super-heróis ou personagens de outros games.

Um editor que permite você zoar qualquer coisa... 
A jogabilidade em si também não deve ser subestimada, quase toda criatura ou pessoa que você encontra te propõe um desafio, de criar algo ou adicionar algum adjetivo em alguma coisa. E acredite, muitos desses desafios vão virar sua cabeça do avesso!

Alguns são bastante óbvios e podem ser resolvidos com palavras simples, outros vão te fazer passar horas caçando em dicionários e imaginando o que pode ser criado para resolver o desafio. Outro ponto positivo é que várias e várias coisas diferentes podem ser usadas para resolver um desafio, então em certa parte, onde você tem que trabalhar de garçon para atender clientes de um restaurante, você pode viajar à vontade nos pratos que vai servir (embora eu pessoalmente sempre tendia para o bacon...).

Muitos desafios são flexíveis, e podem ser resolvidos de milhares de maneiras diferentes, enquanto outros são bem específicos e vão aceitar apenas algumas palavras.

Trollar e destruir tudo em Scribblenauts, um prazer que poucos games te proporcionam
Scribblenauts Unlimited é uma boa opção para quem já se cansou dos jogos mais tradicionais, é inovador, criativo e te proporciona um desafio muitas vezes bem maior do que apontar o mouse para um ponto da tela e clicar na hora certa. É possível se divertir bastante nesse game, apesar dos gráficos infantis e das musiquinhas, muitas delas bem irritantes.

O jogo pode ser meio constrangedor para muito jogador bruto, bravo e sanguinolento (eu, por exemplo), mas logo que você estiver criando hordas de mortos vivos atirando em tudo com metralhadoras giratórias e exércitos de pessoas sem roupa lutando entre si usando pedaços de carne como armas, qualquer preconceito com o visual "fofinho" de Scribblenauts Unlimited terá ido embora...


Um comentário: