5 de abril de 2013

Omerta City of Gangsters (PC, Xbox360) (***)


Os últimos anos estão sendo difíceis para os amantes de games de estratégia. Ao lado de dezenas de shooters em primeira ou terceira pessoa, poucos títulos como Starcraft 2, X-Com e os games da série Total War tem mantido o gênero vivo nos últimos tempos. Eis que a Kalypso, especialista em games menos conhecidos e mais às margens dos modismos, resolveu injetar mais ânimo para os amantes do estilo.

Omerta City of Gangsters não trás apenas a estratégia estilo X-Com de volta aos jogadores como também ressuscita uma narrativa que estava meio sumida, a dos mafiosos do começo do século XX, que imigraram para os EUA e iniciaram lucrativos negócios de extorção, tráfico e falsificação. E este é exatamente o enredo do jogo, onde você controla um imigrante siciliano em ascenção pelo submundo, recrutando seus aliados e lidando com todo tipo de ilegalidade.

Durante o jogo, Omerta opera em duas frentes. No mapa mais "geral" você tem a vista de bairros de Atlantic City, na New Jersey dos anos 1920, e a narrativa, apresentada por diálogos entre os personagens, te leva a tentar dominar, ou pelo menos lucrar bastante, com aquele território. Com seu personagem e os mafiosos subalternos dele você pode alugar imóveis e transformá-los em esconderijos, redes de extorção, ringues ilegais de lutas, bares ou, mais comumente, locais para a produção de bebidas alcóolicas, então proibidas no território americano.

Há uma ampla gama de atividades que podem ser realizadas nestes territórios, como assaltos à bancos e negócios ilegais inimigos, subornos, scams e roubo de armazéns. Quanto mais atividades ilegais, no entanto, mais você corre o risco de chamar a atenção da polícia, que pode iniciar uma investigação contra sua máfia se alguns subornos não rolarem por debaixo dos panos.

Omerta é um divertido jogo de estratégia e administração...

Quando alguma atividade violenta for acontecer, como roubo a bancos, enfrentamento de gangues ou fugas de prisão, o jogo alterna para uma mistura de estratégia por turnos e RPG similar à X-Com. Aqui você deve manter seus personagens sempre armados, alterar suas perícias e manejar níveis e XP como em um RPG, e na hora do combate, controlá-los, movendo pelo cenário, buscando cobertura, usando habilidades especiais e armando emboscadas, tudo dividido em turnos como nos bons e velhos games de estratégia dos anos 1990.

Em questão de jogabilidade, Omerta é competente, com bastante opções de estratégia em seus dois "níveis" (administração de máfia e combate), possúi bastante cenários que podem ser conquistados com estratégias diferentes toda vez, uma boa seleção de mafiosos para serem recrutados e um nível equilibrado de dificuldade, que não exige coisas impossíveis ou tediosas do jogador mas também não te deixa em paz, com a polícia e mafiosos rivais sempre no seu pé.

Graficamente Omerta é um game simples, sem exigir muito do PC, mas também sem mostrar muita pirotecnia gráfica. Os personagens são mostrados sempre bem de longe, de forma que os desenvolvedores não precisaram se preocupar muito com rostos, animações detalhadas ou texturas complexas, e os cenários, embora bonitos, são bastante simples também.

... e um competente game de combate em turnos
Para dar um clima maior no jogo os desenvolvedores optaram por contar a narrativa toda através de fotos em branco e preto, com aquele tom sépia típico das câmeras do começo do século passado. Apesar de ser um recurso claramente barato, para evitar dores de cabeça com cutscenes elaboradas, funcionou maravilhosamente, principalmente por conta da boa dublagem e da trilha sonora, composta de sucessos dos anos 1920.

Desde o início, Omerta não esconde sua identidade, é um game derivativo e de baixíssimo orçamento, feito por e para pessoas que gostaram de Jagged Alliance e X-Com e querem mais da mesma mecânica. E nisso ele perde bastante de sua ambição, o que deixa espaço para muita melhoria.

Os cenários das partes de combate, por exemplo, são repetitivos e muito sem personalidade, um gerador aleatório ao estilo de Diablo ajudaria bastante. Os inimigos também são repetitivos e previsíveis, embora os combates sejam violentos o bastante para continuarem desafiadores por quase todo o jogo. Também há pouca variedade nas armas e habilidades dos personagens.

Comece seu império criminoso hoje mesmo...

Omerta é um game com um público-alvo bem específico. Se você gosta de estratégia, jogos de máfia, Jazz antigo e não se importa com gráficos ou animações elaboradas, vai se divertir bastante com Omerta. Se quer inovação, excelência gráfica, narrativas elaboradas e cutscenes impressionantes, não vai encontrar nada disso aqui.



2 comentários:

  1. Angelo Jr11:32 PM

    Esse já vai pra lista dos pra serem experimentados. Desde mafia 2 que não incorporo um ragazzo americano. mas, após ver scarface pela primeira vez ontem, fiquei com vontade de ser um mafioso não-italiano, um cubano ou russo, por exemplo

    ResponderExcluir
  2. Queria muito saber jogar RTS, sou horrivel.

    ResponderExcluir