19 de setembro de 2006

Diablo II


Diablo II (**)

Diablo foi um dos mais incriveis jogos de compuutador da década de 90. Personagens cativantes, enredo sombrio, clima tétrico, muita ação, terror e mistério. Logo a Blizzard se viu obrigada a lançar uma continuação para saciar os inumeros fans destes jogos. Entao surgiu Diablo II. Seguindo a mesma premissa do primeiro jogo, esse jogo mantem a perspectiva de terceira pessoa, muitos monstros, armas e personagens do original.

In infernun veritas....
A principal idéia por trás de Diablo II é fazer um jogo para saciar os fans do original e suprimir os (poucos) pontos fracos dele.
Diablo II é um jogo muito atraente, principalmente do ponto de vista gráfico. Praticamente qualquer arma ou peça de armadura equipada no personagem reflete no corpo dele. Há também muitos monstros, classes e magias novas.
Enquanto o Diablo original trazia três classes (guerreiro, mago e arqueira), Diablo II trás cinco novos personagens. Ao contrário do original, onde qualquer personagem podia aprender qualquer magia (contando que tivesse poder para tal), neste cada um possui suas próprias habilidades, que evoluem com pontos, podendo gerar uma grande gama de possiblidades para estratégias.
Os novos personagens são: o Bárbaro, voltado para o combate corpo-a-corpo; o Paladino, com auras de cura e ataque para ajudar aliados; a Feiticeira, com muitas magias (a maioria é direto do jogo original); a Amazona, voltada para ataques à distância, com arcos e lanças; e o Necromante, que pode amaldiçoar os inimigos e controlar mortos-vivos.
Além dos novos personagens, o jogo trás ótimas idéias. A melhor delas é a de armas com "slots", espaços. Ao longo do jogo você pode encontrar gemas e runas, que podem ser inseridas nestes "slots", dando efeitos mágicos à arma. Isso possibilita criar armas mágicas customizadas.
Outra ideia é a das "runewords", palavras mágicas que podem ser formadas com as runas que, se equipadas do modo correto, transformam uma arma com "slots" em um artefato poderoso.
Há também um item chamado "Horadric Cube", um cubo mágico capaz de transformar itens em outros. Você pode, por exemplo, colocar três gemas iguais para transforma-las em uma mais poderosa. Há inúmeras "receitas" para o Horadric Cube, algumas incluem transformar armas de um tipo em outro (adagas em espadas), criar itens mágicos, poções.....
O enredo, ponto forte de qualquer game da Blizzard, é algo de espetacular. As belíssimas cutscenes dão um clima todo especial ao jogo, são muito bonitas de se ver e também muito adequadas à história do game. Em Diablo II, o mal se ergueu novamente, e heróis são necessários para acabar com ele de uma vez por todas. O enredo é tão envolvente e cheio de surpresas e reviravoltas que é impossível dizer mais sem fazer spoilers....
Outra ideia ótima é a do ajudante. Enquanto você controla seu personagem, você também pode pagar mercenários para te ajudar. Você pode equipar seu mercenário com os itens que quiser, e eles recebem experiência e se tornam mais fortes com o tempo.
Ignis Infernun
Mas, se Diablo II tem tantos pontos positivos, por que motivo ele recebeu tao poucas estrelas???
Apesar de ser divertido, Diablo II tem muitos pontos negativos, e muito importantes.
O primeiro com certeza é a qualidade gráfica. A qualidade gráfica é muito baixa, os personagens parecem desfocados e achatados, tudo é muito "quadrado".
Alguns inimigos são muito difíceis de se matar. O motivo? São muito pequenos e rápidos, sendo muito complicado clicar neles para o personagem atacar. Muitas fases são enjoativas, muito grandes, sem surpresas ou sustos do jogo original.
O clima do jogo também não condiz com o das cutscenes. O jogo é muito inconstante. Começa em um cenário parecido com o do game original, depois muda para um deserto, depois para um pântano e depois para um inferno feio, cinzento e escuro, bem diferente do original. Não há motivo verdadeiro para tais mudanças de cenario, e a estrutura do jogo muda tanto que parece que quatro times diferentes fizeram o game, um para cada cenario.
A musica tambem naum ajuda. Se no original tinhamos uma trilha sonora assustadora, neste ela naum é nem mesmo empolgante. Os efeitos sonoros são ruins, e alguns inimigos tem sons irritantes...
Mas o maior e principal ponto negativo de Diablo II é justamente negar o que o original tinha de bom. Se em Diablo cada novo jogo era único, isso não acontece neste game. As missões são fixas, assim como os cenários. Alguns labirintos mudam de forma, mas nada que chegue ao pé da genialidade do original.
Tudo isso torna Diablo II um jogo de ação qualquer, sem o clima do primeiro, sem o carisma do primeiro e, principalmente, sem a inovação do primeiro.
site oficial: www.blizzard.com/diabloii

Nenhum comentário:

Postar um comentário