15 de setembro de 2006

Diablo


Diablo (*****)

Diablo é um jogo que fica na linha divisória entre ação e RPG.

Por um lado não há linhas de diálogo para se escolher, e há pouca semelhança com os RPGs ocidentais baseados em D&D e AD&D. Por outro lado, há bastante interatividade com os personagens secundários, podendo-se inclusive ficar fofocando com eles sobre a vida alheia. Seu personagem também evolui, ficando mais forte com o tempo.

Um jogo infernal

Diablo é realmente uma experiência assombrosa. Ao começar o jogo, você pode escolher entre três personagens: O guerreiro, forte em combate corpo a corpo; a arqueira, forte à distância; e o mago, forte com magias.

O enredo do jogo é muito bem feito, como qualquer game da Blizzard. Em uma pequena vila medieval, algo de estranho começou a acontecer nas cavernas sob a igreja local. Em pouco tempo o príncipe sumiu, o rei enlouqueceu e exércitos de mortos-vivos e demônios tomaram as catacumbas da construção. Os personagens, voltando para a vila depois de um longo tempo fora, se veem obrigados a resolver o caos que o local se tornou.

Além da trama principal, há inúmeras tramas secundárias, histórias mal resolvidas, personagens cativantes e muitas boas idéias bem aplicadas no game.

O ponto mais divertido do jogo é o fato de que ele nunca cansa o jogador. Toda vez que se começa um novo jogo, se tem um mapa totalmente novo, as missões são sortidas, assim como os inimigos, armas, magias.... Sempre que se começa um novo jogo em Diablo se começa um jogo completamente diferente.

Outro ponto positivo é a criatividade dos programadores da Blizzard. O clima do jogo é tenso e pesado o tempo todo. Jogar à noite e com headphones é uma experiência realmente assustadora. Todos os personagens secundários são interativos. Alguns vendem equipamento ou curam, outros contam fofoca ou conversam sobre as quests. Embora não existam opções de diálogo, todas as falas são interessantes, algumas até divertidas, destaque para o bêbado, que possui as melhores falas do game.

Além do ótimo clima, a trilha sonora é magistral, os gráficos são muito bons (para a época), principalmente os das armas e armaduras. A jogabilidade é simples e divertida, sendo que muitos inimigos realmente metem medo.

O Inferno são os outros...

Em termos de criatividade, Diablo só é vítima da idade. Alguns gráficos envelheceram, e é visível que poucas armaduras mudam o personagem quando usadas. No entanto, Diablo é um game acima da média, mesmo para a Blizzard, responsável por alguns dos melhores games já lançados...

-site oficial: www.blizzard.com/diablo

Curiosidades:

- Diablo teve um pacote de expansão chamado Hellfire. Pouco inspirado, ele apenas acrescenta alguns locais extras e um personagem novo, o Monge.

- Às vezes, quando se anda pela cidade, pode-se escutar a melodia da música Hotel California, da banda Eagles. É engraçado lembrar que essa música, segundo teorias de conspiração, possui mensagens subliminares satanicas.

- Há algumas piadas de humor negro em Diablo. Há nas hordas infernais um monstro chamado "El Chupacabras", assim como há também um vestido de açogueiro e chamado "The Butcher" (O açogueiro). Tmabém há, na fase inferno, vários monstros chamados "Advogados"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário