3 de setembro de 2006

NeverWinter Nights


NeverWinter Nights (***)

Games de RPG normalmente dividen-se em dois tipos: o asiático, como a série Final Fantasy, e o ocidental, normalente produzido pelos mesmos estúdios resposáveis pelos RPGs de mesa, como a série Baldur's Gate.
Enquanto os RPGs asiáticos privilegiam o enredo do jogo, com personagens carismáticos e tramas cativantes, os ocidentais se preocupam com a liberdade de ação e com a semelhança entre o jogo eletrônico e o de mesa.
Neverwinter Nights (NWN) é a grande aposta dos veteranos do D&D eletrônico para continuar a saga vitoriosa dos games antigos, como Baldurs Gate e Planescape Torment.


Noites sem inverno
Os games baseados no RPG de mesa Dungeons & Dragons (D&D) sempre tiveram um público cativo, sendo que foram um dos primeiros games de computador, antes do advento dos gráficos animados, jogos compostos apenas de texto já eram baseados no D&D de mesa. Esse sucesso continuou com inúmeras séries, como Eye of the Beholder, Baldurs Gate, Planescape Torment, Icewind Dale, Pool of Radiance e inúmeros outros. Praticamente todos os cenários do jogo de mesa foram adaptados para jogos eletrônicos.
NeverWinter Nights chegou com uma proposta interessante, a de adaptar a terceira edição do jogo de mesa para o PC, de forma mais competente que o anterior Pool of Radiance. De fato, NWN é bem sucedido em diversos aspectos. Um dos mais louváveis é sua fidelidade ao jogo de mesa, praticamente tudo o que é possível com personagens do D&D também é possível em NWN, o modo de criação de personagens é praticamente o mesmo, assim como as magias, armas, equipamentos e tudo o mais.
Ao contrário dos anteriores, NWN possui gráficos totalmente 3D, com belos efeitos de iluminação, sombra e, principalmente os detalhes dos equipamentos dos personagens. Monstros do jogo de mesa também estão presentes no game, como orcs, ogros, mortos-vivos e, principalmente, dragões (que são mais fáceis de matar no D&D do que em NWN...diga-se de passagem...).
O game também tem uma possibilidade enorme de personalização do personagem. Além de escolher cor de cabelo, pele e face, você também tem a opção de personalizar o equipamento de seu personagem, se você tiver instalado os pacotes de expansão.
Esses também são um dos pontos positivos do jogo. Mesmo após terminar o enredo principal, a aventura ainda está longe de acabar. Há vários pacotes de expansão à venda, além de o jogo contar com um gerador de campanhas, que apesar de muito difícil de se dominar, permite criar uma aventura tão boa ou melhor que o enredo oficial do jogo.
Noites mal dormidas
Como sempre, nem tudo é perfeito. NWN também tem seus pontos fracos, bastante fracos por sinal.
O principal ponto negativo do jogo é irmão gêmeo de um positivo. Os gráficos, apesar de bonitos, são muito geométricos, com muitas arestas, as cores em tom pastel são enjoativas, e as texturas se repetem muito. Muitos túneis, masmorras e prédios tem paredes exatamente iguais e, embora isso não seja uma desvantagem muito grande, acaba por tornar o jogo graficamente repetitivo e enjoativo...
Outro ponto negativo é o enredo. Muito simplório, trata de uma doença mortal que está dizimando a cidade de NeverWinter Nights. A estória do game não se torna cativante em nenhum momento, muitos personagens são esteriotipados e a pretensa "liberdade de ação" é simplesmente arremessada para o alto conforme o enredo transcorre. Afinal, se você cria um personagem mau, por que cargas d'àgua ele tem que ajudar uma cidade pestilenta?
Os cenários também são muito fechados. Se em Baldurs Gate e nos jogos mais antigos você podia simplesmente "passear" pelo mundo do jogo em busca de inimigos aleatórios e sidequests, em NWN isto é quase impossível. Todos os cenários tem ligação com o enredo principal, e você não pode simplesmente sair explorando sem ser obrigado a cumprir a missão principal....
Outro problema visível é a àrvore de falas. Muitas das falas disponíveis para seu personagem simplesmente não condizem com a personalidade que você pode escolher ao monta-lo (tendências). Você pode criar um cara mau e caótico, e ter opções de fala simplesmente rídiculos de tão inocentes. Por outro lado, é engraçado perceber que personagens com inteligência baixa não conseguem falar direito, e ficam pedindo para os interlocutores repetirem o que falaram...
Se por um lado NWN é ótimo, principalmente como plataforma de jogo para as missões, o enredo principal é bastante fraco....
site oficial: nwn.bioware.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário