23 de dezembro de 2006

The Sims


The Sims (***)


Há simuladores de todo tipo no mundo dos games. Dos tradicionais simuladores de soldados e espiões a bizarros simuladores de animais e até mesmo células. No entanto, todos tinham algo em comum, eles projetavam uma realidade diferente da vivida no dia-a-dia da maioria dos jogadores.

The Sims chega exatamente com a proposta de ser um simulador diferente. Um simulador de "vida real".


Vida real

A ideia por trás do jogo é criativa. Longe de ter um enredo empolgante, seu objetivo é criar pessoas selecionando opções de face, corpo, roupas e personalidade, e coloca-las para viver suas vidas normais. Os "sims" (diminutivo para "Simulators", simuladores, e nome dos "humanos" do jogo) tem que trabalhar, dormir, comer, fazer amigos, se casar, ter filhos, ir à escola... Tudo o que uma pessoa "Normal" faria na vida.

No HUD do jogo há uma série de barras representando as necessidades dos "Sims". Quanto menor a barra de fome, por exemplo, mais faminto e infeliz está o personagem, dar de comer a ele elevará sua barra de fome e o deixará feliz.

O objetivo final é deixar os "Sims" felizes, e para isso eles precisam de comida, sono, amigos, namoradas (os), diversão, casas bonitas e bem mobiliadas.

O mais empolgante no game não é o controle do personagem em si, mas a possibilidade de se criar "Sims" que se pareçam com o jogador ou com pessoas que ele conhece. É possível, com alguma paciência, criar celebridades, artistas de cinema, amigos e colegas do mundo real em "versão Sim".

Divertido também é "brincar de arquiteto", construindo casas pros Sims e mobiliando elas de maneira a agrada-los.


Vida Irreal

Como já disse antes, a idéia é boa, mas o game deixa a desejar em muitos aspectos.

Os pobres Sims parecem viver em um regime ditatorial marxista. Eles simplesmente não tem finais de semana, feriados ou férias. Quando trabalham, o fazem o tempo todo, todos os dias.

O trabalho dos pobres Sims é realmente estafante. Quando eles voltam do serviço, estão sempre cançados, famintos e com vontade de ir ao banheiro, o que torna o jogo realmente chato, resumindo a mandar o Sim para o trabalho, suprir suaas necessidades e ve-lo dormir para poder ir ao trabalho no outro dia...

Mesmo sem o problema de emprego dos personagens, o jogo logo se torna muito cansativo. Todas as possibilidades (amizade, construção, móveis...) podem ser exploradas em menos de 2 horas, o que deixa o game sem surpresas e cansativo a longo prazo.

A Maxis tentou remediar o problema lançando dezenas de expansion packs com novos skins, móveis, paredes... e alguns até trazem possiblidades de se ter um animal de estimação, mágicas, festas comemorativas...

Resumindo, Sims é um jogo pioneiro, com uma idéia interessante e que vale a pena ser jogado, mas, se você não tem grana para comprar os expansion packs com frequencia, o jogo pode se tornar cansativo em menos de uma semana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário