26 de janeiro de 2007

Warcraft II


Warcraft II (*****)


RTS é um estilo de game que se encontra aos montes por ai. tem jogos de estratégia baseados em praticamente tudo o que você possa imaginar, de mundos de literatura, como a Terra Média de Tolkien; a mundos futuristas, alienígenas, cenários baseados na História, desde a idade da pedra até os dias de hoje. Desta forma, é difícil um jogo se sobressair. Warcraft II conseguiu.


Orcs e Humanos


Antes deste jogo, a Blizzard era uma produtora mediana de bons títulos, como Warcraft e Blackthorne, mas foi o Warcraft II que realmente a lançou ao estrelato. Um enredo envolvente é marca registrada dos games da Blizzard, e com este não é diferente. O manual de instruções de Warcraft II é praticamente um livro, dedicando boa parte de suas páginas a detalhar a história da civilização Orc e Humana e os motivos que as levaram à guerra. Durante o jogo esse enredo é trabalhado de forma incrível, fazendo com que os personagens importantes do game realmente se destaquem perante o jogador. Os gráficos, apesar de antigos, são muito bons, dão substância aos personagens, deixando-os com uma aparência musculosa e bem tridimensional, embora os gráficos sejam em 2D. A jogabilidade é simples sem ser simplória. Apesar de haver um menu no HUD para todas as opções de ataque e movimentação das unidades, os mesmos comandos podem ser feitos com o botão direito do mouse, o que torna o jogo agradável para veteranos e iniciantes. A música é um detalhe a parte. O tema do jogo "gruda" na cabeça, mas sem ser chato. A trilha sonora é o mais èpico possível, dando uma atmosfera medieval ao jogo. As fases são divertidas e bem trabalhadas, exigindo muita estratégia por parte do jogador. Batlhas navais são bastante empolgantes, e as facções são bem equilibradas. (Orcs causam mais dano, mas tem menos armadura, humanos são ao contrário) O gerador de mapa é simplório, e a única missão que se pode colocar é a de exterminar todos os inimigos. No entanto, é possível, com certa criatividade, criar belas paisagens e desafios interessantes.


As Hordas


Warcraft II tem poucas desvantagens. Uma que eu poderia citar é a falta de escala entre os personagens e as construções. As casas são muito pequenas e os soldados muitos grandes em comparação a elas. Isso não chega a atrapalhar, e convém lembrar que na época era "moda" nos RTS. Em Age of Empires a diferença era muito mais gritante. De fato, Warcraft II é um ótimo jogo, apesar de um pouco envelhecido pela ação do tempo. Se o Warcraft III tivesse seguido a linha deste, seria um jogo realmente memorável.

Um comentário:

  1. Anônimo10:08 PM

    Hey, I normally don't leave comments but I just thought I'd let you know that this blog is great. I write too, but I can't
    write as well as you do. Here are some of my writings. If you want to look at them, if not it's ok. anyway, thanks.

    St Louis Gateway Arch
    Affliction Warlock Spell Rotation
    Zygor Leveling Guide Review

    ResponderExcluir