8 de fevereiro de 2008

The Suffering



The Suffering (*****)


A Midway é famosa por fazer games ultra-violentos, como a série Mortal Kombat, e este jogo de ação não foge a regra. Na verdade, The Suffering está em um nível completamente acima de muitos games ditos violentos. Se você gosta de horror "gore", este é o jogo ideal...
Uma pequena sinopse: em The Suffering você joga com um serial-killer esquizofrênico no corredor da morte de uma prisão assombrada em uma ilha amaldiçoada durante uma verdadeira explosão de mortos-vivos. Sentiu o drama?

O Sofrimento
The Suffering é um excelente game, tanto no que diz respeito aos gráficos quanto ao som e a jogabilidade e, sobretudo, ao enredo.
Neste game você controla Torque, um prisioneiro condenado ao corredor da morte por ter, supostamente, assassinado a própria esposa e os dois filhos. A prisão Abbot, para onde ele é enviado, fica nas misteriosas ilhas Carnate, com uma terrível fama de serem amaldiçoadas. Durante toda a história dos Estados Unidos, fatos macabros marcaram estas ilhas, desde o descobrimento do Novo Mundo até recentemente, quando a prisão foi construida sobre uma antiga base militar da II Guerra Mundial.
A prisão Abbot é o presídio com maior número de assassinatos, rebeliões, suicídios e revoltas de toda a américa, e é neste inferno que você terá que sobreviver.
Logo no início do game, o presídio é atacado e quase todo mundo morre. Apenas Torque e uma meia dúzia de pessoas sobram. O que matou todo mundo? Se eu contar perde a graça...
A história do game vai sendo construída ao longo do jogo. Em cada local da ilha que você visita são liberadas informações, contadas por personagens do jogo. Cada uma delas ajuda a decifrar o grande mistério por trás das ilhas Carnate, e também mostram de onde vieram cada um dos monstros que assombram o local.
Há uma grande liberdade de ação para o personagem principal. Você pode perambular por onde quiser na ilha, embora muitas vezes o caminho esteja bloqueado, o que o força a ir a locais específicos do mapa. Durante o game você irá encontrar, além de monstros, várias pessoas tentando sobreviver neste caos. Se você ajudá-las ou matá-las, isso irá ter influência direta no enredo, assim como no final do jogo.
Como o personagem principal é esquizofrênico, o jogo abusa de alucinações visuais e auditivas. Em certos pontos é difícil, ou quase impossível, distinguir a realidade dos delírios de Torque. À medida que o personagem vai entrando em contato com mais monstros e locais sombrios, os delírios vão ficando cada vez piores, tornando The Suffering uma experiência bastante perturbadora.
Os efeitos sonoros são bastante sombrios, e servem para gerar um clima sombrio no game. O visual também é magnífico, sendo que, se você preferir, pode mudar a camêra da visão em segunda pessoa para primeira pessoa. As armas e os monstros são bastante detalhados, e a Inteligência Artificial é assombrosa. Prepare-se para ser cercado, emboscado ou flanqueado pelos monstros, ou, se você for furtivo o bastante, poderá vê-los brigando entre si ou atacando outros personagens nas horas vagas...
Sangue e Tripas...
The Suffering é um tudo o que se espera de um bom game de ação. Tem mortes a rodo, sangue a perder de vista e tripas espalhadas por todo o cenário. No entanto ele pode decepcionar quem espera um jogo de horror no estilo Resident Evil.
Os combates são o foco principal em The Suffering. Há dezenas de inimigos na tela, pulando por todos os lados. Se você espera um jogo de terror soturno, como um Silent Hill ou similar, pode tirar o cavalo da chuva, The Suffering está mais para "O Massacre da Serra Elétrica" do que para Hitchcook.
Outro ponto fraco deste game é a falta de extras. Fora o jogo principal e um "caderno" com a história da ilha e dos monstros locais (liberados conforme de avança no jogo), há apenas um Making Of (bem fraquinho) e um documentário sobre prisões assombradas (denovo, bem fraco). Mesmo depois de terminar o game, não há nenhuma novidade ou modo diferente que o estimule a jogar denovo... O que é uma pena, pois The Suffering é o tipo de jogo em que você fica torcendo para não chegar ao final...
Algumas versões para PS2 apresentam bugs, sobretudo nos loadings. Algumas vezes o loading simplesmente não termina, e é recomendado sempre salvar o jogo para não ter que recomeçar tudo novamente...
Em resumo, The Suffering vale cada centavo, é um ótimo jogo de ação e um game de terror bastante perturbador...


Nenhum comentário:

Postar um comentário