5 de maio de 2008

Detonado Shadow of Rome - Parte 03

------------------------------------------------------------------------
Detonado Shadow of Rome - SENATE HOUSE
Parte 03:

Enquanto Agrippa está na Germania, Octavianus acaba "adotado" (hummmm) pelo velho Pansa. O cara revela que é um espião aposentado, e que não trabalha mais no ramo por estar muito velho e cheio de cicatrizes.


Ele preparou um quarto (hummmm) para Octavianus atrás da casa dele. Para chegar no tal quarto há duas maneiras. Uma é ir até o cômodo da casa do Pansa que tem um armário e um livro. Suba no armario, na janela, pule a janela e desça de umas caixas do outro lado, a porta fica logo à frente. A outra maneira é se esgueirar (aperte triângulo quando estiver encostado em uma parede) pelas caixas do canto, saindo na rua logo abaixo da janela do Pansa.


Conforme se progride no jogo, você vai podendo andar pela cidade de Roma. Em cada cenário que entrar, além de personagens para se conversar, você verá pontos verdes no mapa (select), que, na maioria das vezes, são moedas. Estas moedas, mais para a frente, serão úteis para mobilhar o quarto de Octavianus, comprando móveis e enfeites em um mercado. Dependendo do tanto de itens comprados, você irá abrir novas opções de roupa, corte de cabelo e acessorios para Octavianus. Todas as armas que forem usadas por ele também terão cópias no quarto.


Nesta parte mais "RPG" do game, aproveite para procurar todas as moedas de todas as áreas, conversar com os romanos, ler jornal (no mural ao lado da porta da casa do Pansa) e experimentar todos os comandos do Octavianus. Como esse personagem é mais frágil que porcelana do Paraguai, é bom saber com precisão o que cada botão faz e quanto tempo leva para ele abaixar, esgueirar ou correr. Isso pode fazer toda a diferença quando chegar nas fases stealth.


Depois de explorar um pouco o "modo RPG", vá até o Fórum. Lá está havendo uma algazarra, pois os soldados não estão recebendo seus soldos corretamente. Converse com todos eles e depois vá para o Senado (Senate House).


Lá, ande até o portão onde há um livro. Salve o jogo. Depois converse com o soldado que está na porta. Conte a ele sobre a briga dos soldados no Forum, e ele irá lá lutar por seus direitos. Para quem não sabe inglês, selecione as opções de diálogo "I come bearing important news.", "There's trouble in the Forum.", "The Army's gone on strike.", "It's about negotiations for unpaid wages." e depois selecione quaisquer umas.


Quando ele sair, entre pelo portão e inicie a primeira missão stealth de Shadow of Rome.


Ao entrar no depósito do senado, espere o soldado sair do corredor e ficar olhando para a parede. Ande silenciosamente e passe por ele sem ser visto. Depois contorne os corredores. Procure manter-se sempre atrás dos móveis, e, nas partes sem esconderijos, ande atrás do guarda enquanto ele faz a ronda. Tenha muito cuidado para não correr ou fazer barulho. Caso seja descoberto, será morto imediatamente (caramba, que tipo de guarda mata a sangue frio uma criança, ainda mais uma criança da nobreza!), e terá que recomeçar desde o princípio sua infiltração.


Quando chegar em uma porta, entre, pegue o jarro de ceramica e, andando silenciosamente, fique bem atrás do senador. Acerte-o com o jarro e roube suas roupas. Os guardas não matarão você de imediato quando estiver disfarçado, mas qualquer movimento "suspeito", como escalar, abaixar, correr ou mesmo pegar um objeto fará com que eles imediatamente ataquem Octavianus...


Depois de roubar as roupas do senador, simplesmente saia pela porta da frente e entre no portão que leva para o Senado.


Uma vez dentro do Senado, você encontrará uma sala com uma estátua no centro e um guarda, que não o deixará ir adiante. Esconda-se atrás da estátua e assovie. Quando o guarda for ver o que fez o barulho, esgueire-se por trás dele, pegue um vaso e acerte a cabeça do coitado. Pegue a chave e a moeda que estão com ele e passe pela porta.


Na parte seguinte, salve o jogo no livro e continue pelo corredor. Na próxima área, Octavianus estará pronto para brincar de "Hitman", estrangulando seus inimigos até a morte.


Ao entrar nessa área, abaixe-se e espie pelo buraco da fechadura da primeira porta, para ouvir a conversa entre Cícero e Marcus. Depois continue pelo corredor até encontrar uma corda à direita. Pegue a corda e estrangule o guarda assim que ele virar as costas. Depois volte para a porta onde o guarda está parado e o estrangule também. Na biblioteca há mais um guarda esperando para ser enforcado.


Depois de matar os três guardas à sangue-frio (como esse sobrinho do César é MAL!) vá para a porta dos fundos. Atrás dela há um guarda, portanto fique perto do vaso grande, assovie e entre nele (e abaixe-se quando estiver dentro). O guarda vai se aproximar para examinar o local. Quando ele estiver saindo, pule de dentro do vaso e estrangule ele.


Dentro dessa sala há uma carta de César para Vipsanius, em cima da mesa. Leia ela e depois escale o armário de madeira, para poder abrir a porta vermelha.


-----------------------------------------------
Detonado - Shadow of Rome - THE FORUM


Depois de uma ação stealth com Octavianus, é hora de uma boa briga com Agrippa.


Objetivo: Impedir a execução da mãe do Agrippa.


Com o pai acusado de conspiração, e a mãe acusada de cumplicidade, Agrippa teve de voltar para Roma. Ele espera conseguir, pelo menos, salvar a vida da própria mãe, que está para ser executada em frente ao Fórum Romano.


Para começar você terá que enfrentar dois soldados romanos com lanças. Cuidado, pois as lanças tem um longo alcance. É melhor esperá-los armar o golpe e depois desviar no último segundo, aproveitando para bater neles enquanto eles se recuperam. Se possível, tente roubar uma das lanças.


Em seguida você enfrentará Decius, o executor-chefe e membro do alto escalão romano. Essa batalha é feita para ser perdida. Decius é muito mais rápido, forte e resistente que Agrippa (pelo menos por enquanto), e mesmo se você conseguir tirar 25% da vida dele, isso levará à mesma cutscene que se você perder a batalha. Por isso eu recomendo entregar o jogo para ele, ao invés de tentar enrolar lutando de verdade...


Terminada a cutscene, tudo deu errado. A mãe do Agrippa morreu, o pai dele foi ver o sol nascer quadrado e uma gata desconhecida resgatou o centurião e Octavianus, que por pouco não viraram picadinho nas mãos de Decius. Como diz o ditado: "Pra quem está cagado um peidinho não é nada", por isso ambos os amigos resolvem invadir a prisão de Siracusa, a mais bem guardada do Império, onde Vipsanius, o pai de Agrippa, está preso...


---------------------------------------------
Detonado - Shadow of Rome - SYRACUSE PRISON


Objetivo: Encontrar Vipsanius


A prisão de Siracusa é a mais bem guardado de todo o Império Romano. E você começará com Octavianus, na tentativa de se infiltrar nela e eliminar todos os obstáculos até o pai de Agrippa, preso nela, para que o ex-centurião possa chegar até ele.


O ideal nessa fase é ser o mais furtivo possível. Usar disfarces não vai fazer grande diferença, e qualquer guarda que o aviste irá lhe trazer muitos problemas.


Para começar, abra seu mapa e observe a movimentação dos guardas. Quando os dois guardas mais próximos estiverem de costas para a entrada do túnel onde você se encontra, corra e escale as caixas logo à sua frente. Após subir nelas, suba na rocha acima e entre no lado de dentro da muralha. Na sala seguinte haverá uma boa quantidade de utensílios para matar guardas. Pegue a corda. Hora de imitar Hitman.


Abaixe-se e siga pelo pequeno labirinto de muros baixos. Mantenha-se abaixado, pois há janelas com guardas na parede da esquerda. Passe pelo portão de barras e esgueire-se para trás da casamata com os dois guardas. Fique ao lado da porta dela e assovie. Quando os guardas vierem ver o que está acontecendo, esconda-se atrás da casamata e espere eles desistirem de investigar. Assim que o primeiro guarda voltar pela porta, e o segundo virar as costas, pegue a corda e o enforque. Puxe o corpo para trás da casamata, e repita a operação, assoviando e enforcando o outro soldado.


Um deles possuirá uma chave que abre o portão principal. Se quiser saciar sua sede de sangue, mate os outros guardas também. Sem estes dois, a maioria dos outros estará sozinha, e tão logo virem as costas, estrangule-os ou esmague seus crânios com as jarras. Um destes outros guardas possúi uma moeda de ouro, e aproveite para ficar um pouco mais rico às custas deles.


Caso seja visto, não há motivo para pânico. O cenário é razoavelmente circular, e basta correr para a casa no extremo sul do mapa ou para a passagem na parte esquerda que os guardas dificilmente o seguirão. Caso o façam, aproveite-se da sua velocidade superior e corra para o local onde escalou as caixas no início, e as escale denovo, subindo na rocha. Os guardas não conseguem subir, e você pode tentar ficar em um ângulo no qual eles não o vejam ou entrar para dentro da prisão, onde eles ficarão com preguiça de te perseguir se estiverem do lado de fora.


De qualquer forma, tome cuidado para não levar os guardas para locais onde hajam soldados nocauteados por você. Eles tem a estranha técnica de, com tapas no rosto, ressuscitar seus colegas estrangulados e abatidos à golpes de jarras de cerâmica...


Assim que se cansar desse local, use a chave obtida com os guardas para entrar pelo portão principal.


Na outra área, suba na caixa ao leste do mapa. Depois entre no buraco da parede. A primeira porta estará trancada, mas a segunda não. Entre na segunda porta e rasteje pelo pequeno buraco. Uma vez dentro, destranque a porta e suba as escadas.


No local seguinte, siga o guarda sem ser percebido. Na última cela à esquerda, ao lado da porta trancada, há uma passagem. Procure evitar ser visto pelo guarda, mesmo se estiver disfarçado ele o atacará.


Ande pela parte interna das celas até a escada. Cuidado com os prisioneiros, que vão tentar de bater. É melhor passar por eles abaixado. Quando chegar na escada, apenas suba ela.


No próximo andar, salve o jogo, e depois pegue uma tocha. Você terá que queimar as quatro cordas que seguram uma ponte levadiça. Seria fácil, se dois arqueiros não estivessem à postos para te acertar...


O ideal é correr um pouco para fora do corredor e depois voltar, deixando os guardas atirarem no nada. Quando estes estiverem recarregando os arcos, corra e acerte dois golpes na corda mais próxima, depois volte para o túnel antes de ser acertado pelas flechas. Lembre-se que Octavianus não tem nada de vida. Uma única flechada irá matá-lo. Não bobeie para não comer grama pela raiz...


Depois de vencer os guardas de ponte, suba na estrutura de madeira e corra para a última porta do corredor.


-------------------------------------------------------------
Detonado - Shadow of Rome - SIRACUSE PRISON: PARTE 2


Agora a coisa ficou feia. Ao invés do frágil Octavianus, você irá jogar com Agrippa, na tentativa de fugir da prisão. Lembra de todos aqueles guardas? agora é a hora de colocá-los no túmulo definitivamente...


Primeiramente, salve o jogo. Depois é só seguir o mesmo caminho feito por Octavianus. No entanto, tenha cuidado, o moleque ainda está com você, e se ele morrer, você terá que reiniciar a fase, portanto tenha cautela de não deixar guardas vivos por aí, e procure atacar todos os soldados que aparecerem, de modo que eles se concentrem em Agrippa, e não em Octavianus.


Sempre que sua arma estiver para quebrar, a arremesse nos inimigos e tome as armas deles. O terceiro guarda que você matar terá um escudo, então aproveite para pegá-lo.


No andar inferior, ande silenciosamente. Muitos soldados serão pegos desprevinidos e poderão ser mortos com apenas um arremesso de arma. Quando matar o guarda de lança, pegue a arma dele (lanças são excelentes para arremesso). Este guarda também terá uma chave, um elmo (reduz o dano sofrido) e a caixa perto dele conterá uma carne.


Alternativamente você pode quebrar a caixa grande e pegar uma alabarda. Golpes carregados com alabarda arrancam braços e cabeças. Mas cuidado, pois as lanças ainda tem um alcance maior e são mais rápidas de se manejar...


No andar de baixo, mate o soldado com lança e pegue a chave do bloco de celas. Na próxima sala, três guardas o atacarão no corpo-a-corpo enquanto outros três vão ficar atirando flechas. Fique perto da parede onde estão os arqueiros (eles não poderão te acertar assim) e use sua arma para arrebentar os outros soldados. Se estiver com a alabarda, considere-se com sorte, pois um único golpe carregado pode arremessar longe (e desmembrar) os três de uma vez. Se estiver com a lança, procure correr em círculos, mire em um soldado e arremesse a arma. Pegue-a quando passar por ela denovo e repita a operação. Lanças são ótimas nas mãos de seus inimigos, mas nas suas tendem a ser um tanto quanto lentas. O ataque com quadrado pega vários inimigos, mas tem um alcance mínimo, enquanto o ataque com X tem um alcance bom, mas pega apenas um inimigo e abre completamente sua guarda...


Após exterminar estes guardas, suba para a parte de cima e aniquile os guardas. Caso esteja com muitas armas por perto, pode assassiná-los à distância, arremessando as armas de seus inimigos derrotados. Na caixa atrás da porta vermelha há uma carne. Use-a para recuperar um pouco de vida.


Na parte seguinte, elimine o guarda próximo à porta. Em seguida, procure andar em silêncio para pegar seus inimigos de surpresa. Lembre-se que a vida de Octavianus está em suas mãos, portanto não abandone o moleque para trás...


Quando se cansar do local ou quando eliminar todos os inimigos, saia pelo túnel por onde Octavianus entrou. Hora da cutscene...


---------------------------------------------------
Detonado - Shadow of Rome - FOREST


No final da cutscene, depois de conhecer melhor a tal Cláudia, bandidos atacarão ela e Agrippa. Aqui é apenas um prelúdio para o que vem em seguida no jogo, e seu objetivo é apenas matar todos os ladrões.


Não se preocupe com Cláudia, ela é imortal. Concentre seus ataques primeiro no bandido com um imenso malho. Corra em volta dele, e quando ele atacar, desvie e aproveite os longos momentos que ele leva para se recuperar do golpe para matá-lo.


Uma vez com o malho dele, ataque sem dó nem piedade os outros bandidos. Segurando o ataque com quadrado, você pode desferir um poderoso golpe lateral, arremessando todos em volta e quebrando seus braços. Com o golpe concentrado, com X, você pode aproveitar para esmagar os crânios deles.


Quando o malho quebrar, use qualquer arma e acabe com os bandidos sobressalentes. Parabéns, você acabou o capítulo 01 de Shadow of Rome, e logo entrará na parte mais divertida do game...

4 comentários:

  1. Nouus. Muitoo loco a naração ( huuummmmmm) Otavianus kkk'

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:05 AM

    Ola amigo como eu faço para asoviar para os guardas? Obrigado...

    ResponderExcluir
  3. aperta x e quadrado ao mesmo tempo

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8:07 PM

    Esse cara deixa o assunto divertido!!

    ResponderExcluir