6 de março de 2009

Dead Space (PC)


Dead Space (PC) (**)

Uma imensa nave espacial, construída para explorar minerais em um planeta distante descobre algum tipo de artefato alienígena e logo monstros terríveis dizimam todos à bordo. Alien o Oitavo Passageiro? Doom? Quake? Não, este é o novo game da EA, Dead Space.

Espaço Morto
Ao começar a jogar Dead Space, o jogador já é surpreendido por uma característica marcante. Não há HUD no jogo. Sim, nenhum HUD. Tudo transcorre como em um filme. A "vida" do personagem é mostrada por uma mangueira brilhante presa em sua coluna vertebral, munição é mostrada diretamente na arma, e todas as demais informações, como mapas e objetivos são mostrados como hologramas, que o personagem ativa em seu uniforme.

Só isso já trás a Dead Space um clima de inovação. O game realmente se parece com um filme, e se os gráficos estiverem no máximo, é difícil para um observador casual perceber que se trata de um game.

A atmosfera também prende o jogador. A nave, USG Ishimura, é simplesmente enorme, com centenas de corredores escuros, câmaras sombrias espaços amplos. Em algumas ocasiões uma caminhada fora da nave dá uma idéia do tamanho dela.

A trama também é interessante. Você é um técnico em comunicações cuja namorada estava na USG Ishimura, e sua missão inicialmente é reparar o sistema da nave, que perdeu contato com o resto da humanidade. Quando chega na nave, no entanto, a coisa não parece tão simples. Corpos para todos os lados, muitas portas lacradas, monstros matando seus colegas... E você não é nenhum Schuaizneagger bombado pronto para matar tudo o que se move. Inicialmente você nem mesmo tem armas!

Ou seja, a palavra de ordem é improvisar. Lasers de cortar metal são tão bons para arrancar pernas de monstros quanto rifles, e muitas vezes é preferível correr do que enfrentar tudo o que está dentro da USG Ishimura.

Clichês e problemas...
Dead Space é um game bem problemático, principalmente na versão para PC. A visibilidade é a mesma de Resident Evil 4, com o personagem de costas do lado esquerdo da tela e um campo de visão extremamente restrito à direita dele. Quem já jogou Resident Evil 4 sabe como este tipo de visão atrapalha, sobretudo nos cenários escuros e cheios de monstros. É praticamente impossível ver qualquer coisa que chegue pelo lado esquerdo, e mesmo o campo de visão à direita é bastante prejudicado...

Para piorar, o mouse controla a cabeça do personagem enquanto o teclado faz ele andar. Ao contrário do que acontece nos shooters para PC, o mouse não responde bem aos comandos. Experimente ficar ao lado de uma parede e então mover o mouse na direção dela... Praticamente todo o cenário e o personagem somem do campo de vista, e não se tem idéia de para onde se está olhando. Na hora de fugir de monstros, o game vira quase uma videocassetada. É muito difícil conseguir fugir, com essa visibilidade, sem dar com a cara nas paredes, bater em obstáculos no chão ou nas laterais de portas. Perder o rumo e ficar girando em círculos também não é raro... A impressão é que o personagem teve a cabeça arrancada e pregada do lado direito do tronco, e tem que se orientar olhando por ela... Passar por uma porta aberta sem nenhum monstro por perto já é difícil...

E não é só no game que a tela parece "torta". O menu inicial e todos os menus de opções são ligeiramente inclinados. Estranhamente o mouse costuma "travar" na hora de fazer movimentos mais precisos nestes menus, e é fácil clicar em uma opção errada ao tentar configurar o game.

No PC os gráficos são, na melhor das hipóteses, medianos. Jogar os mesmos para o máximo ou mínimo não faz grande diferença. Placas aceleradoras 3D diferentes também não.

O som também é prejudicado. A trilha sonora é fraca, e os efeitos são ruins. Mas o que mais rebaixa Dead Space é o clichê. Parece que tudo no game foi copiado de outros lugares. Os personagens são o mais clichê possível, com o protagonista mudo e subserviente, que é obrigado a ficar abrindo porta para os outros e obedecendo a comandos obviamente suicidas, a comandante gostosona, cujo longo cabelo se move como se tivesse vida própria, sem nenhuma corrente de vento, o soldado durão, os soldadinhos sem nome, a namorada inocente e incapaz em perigo...

O enredo também é pouco original. Já vimos praticamente a mesma história no cinema, em HQs e em outros games. Naves que perdem contato com a humanidade e voltam cheias de aliens não são novidade desde os anos 70, com o primeiro filme do Alien...

Os monstros também não são muito originais. A maioria parecem humanos (ou melhor, carcassas humanas) com tentáculos, lâminas, olhos a mais e etc. Exatamente como os mutantes do game Abomination ou os monstros de Quake, Doom III e algumas unidades de StarCraft e Warhammer 40.000... Muitos também lembram as aberrações de Resident Evil...

Acredito que a versão de Dead Space para Xbox 360 possa até ser boa, com melhores gráficos e melhor visualização e movimentação. A versão para PC, no entanto, mistura o enredo trash com jogabilidade ruim... Só os muito fãs realmente iriam gostar...



2 comentários:

  1. No começo eu reclamava do estilo de jogabilidade do jogo, mas depois de um tempo peguei costume e prática. A única coisa que ainda reclamo é que na hora de mirar no inimigo o mause perde sensibilidade, me forçando a errar (nada que um pouco de esforço não resolva).
    Essa crítica tá um pouco estrapolada, coisa de alguém que não foi muito com a cara do jogo. Eu o joguei até o fim e foi muito bom. E estou ansioso pelo Dead Space 2.

    Só uma pergunta, voçê não viu nada de bom no jogo não? Voçê só olhou pro lado ruim!

    ResponderExcluir
  2. Sim, claro que vi. E gostei tanto que comprei o jogo origial, só pra prestigiar a EA Games.

    Como dito no começo da resenha, os gráficos são bons, muito acima da média, e a falta de HUD faz o jogo parecer um filme.

    Embora trash, o enredo prende, e assusta. Principalmente pela dificuldade de se correr com aquela visão torta. Qualquer barulhinho já faz você ficar louco, procurando o monstro. Os filmes e arquivos de áudio que você acha nas fases também são tenebrosos.

    Mas o que tem de problemas muitas vezes torna o jogo chato e decepcionante. Ou você gostou da parte onde tem que atirar nos meteoros? Aquilo me torrou a paciência por dias...

    ResponderExcluir