10 de março de 2009

Planet Storm (PC)


Planet Storm (PC - Browser) (****)

Inevitável. Um dia você está no serviço, no laboratório de informática da escola, na biblioteca da universidade ou na casa de algum parente. À sua disposição apenas um computador velho com acesso à internet. Como fazer para curtir um bom game se tudo o que você tem à disposição é um computador onde você não pode instalar nada?

Jogue PlanetStorm. Muito melhor que Paciência ou Campo Minado...

Tempestade Planetária
PlanetStorm é o mais novo Browser game da Challenge Games, a criadora de Duels (www.duels.com) e WarStorm (www.warstorm.com). O enredo é similar ao das séries Matrix e Exterminador do Futuro (inclusive, o quarto filme vem aí!), no futuro, robôs controlados por uma inteligência artificial maligna se rebelaram e resolveram acabar com a humanidade. No caos, facções humanas lutam entre si e contra estas ameaças cibernéticas.

PlanetStorm funciona como aqueles card games, no estilo de Magic The Gathering. No entanto, as cartas são virtuais. Ao fazer uma conta (grátis!), você recebe um pacote de cartas básicas virtuais e monta seu baralho, distribuindo suas cartas em decks e formando estratégias. Cada deck tem um comandante, normalmente a carta mais forte, e seis outras cartas, que podem ser estruturas (bunkers, trincheiras, escombros, torres de defesa...), soldados ou veículos. Cada uma destas cartas tem um tanto de "vida" e causa um tanto de "dano" ao oponente, e também tem um tipo diferente de ataque, que é mais forte contra determinadas cartas, além de habilidades especiais, como camuflagem (mais difícil de acertar) ou blindagem extra.

No site há uma campanha "single-player" onde você irá enfrentar facções humanas e robôs controlados pela IA. Mas também é possível enfrentar outros jogadores do mundo todo, participar de campeonatos e trocar cartas para montar estratégias cada vez melhores. Se você possúi cartão de crédito internacional ou conta no Paypal, dá para comprar cartas virtuais ou se tornar um usuário "premium", ganhando mais e mais cartas por combate. Mas mesmo jogando de graça é possível se divertir bastante e obter cartas mais raras através de trocas com outros jogadores "premium".



Robôs e Humanos
O grande problema de PlanetStorm, assim como do "game irmão" WarStorm, é a falta de controle sobre o game durante a batalha. Você monta seu deck, monta sua estratégia, vai para a batalha e então não pode fazer mais nada, apenas assistir ao jogo, uma apresentação em Flash, das cartas caindo aleatóriamente na mesa virtual, sem controle sobre qual carta colocar na mesa ou qual unidade mandar atacar qual inimigo...

Lutar contra outros jogadores também é complicado. Ao contrário da campanha "single-player", você não tem como ter a mínima idéia do que o sujeito tem no baralho dele. Se você, por exemplo, formar um deck anti-tanque e for lutar contra um sujeito que tenha apenas soldados no baralho, vai tomar porrada até dizer chega...

No mais, o game tem boas ilustrações, animações divertidas e é bastante viciante. Além do fato de ser grátis, ter atualizações periódicas (mais ou menos mensais) e poder ser jogado de virtualmente qualquer computador plugado na internet, sem precisar fazer nenhum download ou instalação. Muito mais divertido do que jogar Paciência...

Para conferir Planet Storm, acesse www.planetstorm.com e divirta-se!

2 comentários:

  1. Anônimo6:51 PM

    Fala! To jogando o Planetstorm, achando bem legal!

    Fala com o seu nome lá!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Planet Storm é sem dúvida um dos melhores browser games na net.

    Meu nick nele é "Xeother". Faz algum tempo que eu não entro (por falta de tempo msm), mas sempre que sobra um tempinho eu to lá.

    ResponderExcluir