9 de julho de 2009

Overlord (PC, Xbox)

Overlord (PC) (***)

Se você joga RPG ou se já assistiu ou leu "O Senhor dos Anéis", a história já é conhecida. Um grupo de heróis, envolvendo um paladino humano, um anão guerreiro, um elfo mago e um halfling ladino, invade a torre de um lorde maligno, uma espécie de semideus das trevas que coordenava exércitos de monstros e oprimia a região com punho de ferro.

Os heróis pilham a torre negra do vilão, roubam os itens mágicos locais e matam o tirano, libertando todos os povos de seu julgo diabólico.

Mas... e depois? Viveram todos felizes para sempre?

"For the Overlord!!!"

Overlord, game da Triumph e da Codemaster que acabou de receber uma continuação (que não consegui botar as mãos ainda para resenhar aqui...), parte do clichê mais batido da fantasia medieval para criar um game de estratégia e ação altamente viciante.

No enredo, a torre do lorde do mal foi saqueada, o mesmo foi morto e os povos de um mundo medieval fantástico foram libertados. Os heróis se tornaram reis, ficaram ricos, encontraram grandes amores... mas também caíram em decadência.

Enquanto isso, os sobreviventes das hordas do mal encontraram você, outro lorde maligno, enterrado em uma câmara esquecida sob a torre. Sem nada melhor para fazerem, resolveram te ressuscitar para que, com sua liderança e poderes mágicos, consiga restaurar a glória das forças das trevas.

Seu objetivo é vingar a morte do lorde anterior, eliminando todos os decadentes heróis (todos clichês de fantasia medieval) e resgatando o que foi roubado da torre. No meio do caminho há tempo para arrumar esposas (duas irmãs sucubus, tipo de demônio feminino da sedução), empregadas (devidamente raptadas em uma aldeia humana), decorar a torre e construir novas e mais poderosas armas e armaduras.

Além de contar com força física, armas e magias, seu personagem também comanda um exército de criaturinhas, os minions, típicos monstrinhos de fantasia medieval. Há quatro tipos de minions: os brown (marrons) se parecem com goblins, e são especialistas em ataques frontais, podendo se armar com qualquer coisa que encontrarem (o que inclui pás, picaretas, tridentes de feno, foices, espadas, machados...). Os reds (vermelhos) são similares a imps, e agem como magos, atirando fogo nos inimigos. Os green (verdes) são homens-lagarto capazes de se camuflar, e que causam muito dano quando sobem nas costas do alvo. Por fim, os blue (azuis) são homens-peixe que além de conseguirem nadar (os outros minions se afogam quando entram na água) também podem curar e ressuscitar os minions mortos.

Overlord tem como principal atributo a diversão. O jogo como um todo é muito engraçado, com várias referências a filmes (a começar pelo protagonista, a cara do Sauron de Senhor dos Anéis), livros, RPGs e similares. Os minions são muito engraçados, e lembram os monstrinhos que acompanham o Darkness, personagem de quadrinhos.

Os inimigos também são uma piada a parte. Os antes heróis que invadiram sua "torre do mal", caíram todos vítimas dos sete pecados capitais, como no filme Seven. O halfling se tornou um glutão, ficando literalmente redondo de tanto comer; o paladino se apaixonou por uma sucubus, e o elfo resolveu tirar um cochilo de algumas décadas e foi engolido por uma árvore (!!!), só para citar alguns exemplos.

A liberdade também é comparável a um "GTA Idade Média". Você pode saquear vilas, matar aldeões inocentes, queimar plantações, e tudo o mais que sua mente doentia decidir fazer para atormentar os pobres camponeses que tem o azar de viver perto de sua torre. Embora o jogo só progrida (e libere novas áreas) se você seguir o enredo, fazendo missões, há vários "modos paralelos" de jogo, que inclui uma arena, onde você tem que testar seu poder contra hordas de monstros encontrados em jogo.

A música é engraçada, e muitas vezes não tem absolutamente nada a ver com o resto do jogo, criando um clima de comédia similar ao filme Shrek. Os gráficos são bons, e o jogo roda tranquilo mesmo em computadores medianos. A jogabilidade também não é difícil, embora faça falta um recurso para organizar seus minions em formação.

Entre os pontos fracos, dois se destacam. Algo que prejudica bastante o game é o excesso de áreas "apertadas", onde os minions tendem a ficarem "presos". Se você controla 20 minions, pode esperar que logo um ou dois deles ficarão encalhados em cantos, esquinas e pontes, sem conseguirem sair...

O principal problema de Overlord, no entanto, é um erro cruel do programa em si. Em muitas partes do jogo você tem que encontrar partes, por exemplo, de uma alavanca, para que depois de montá-la você possa progredir. Seu personagem é incapaz de carregar tais peças, e o trabalho tem que ficar por conta dos minions. Se um minion com a tal peça ficar preso na parede, ou se você sair do jogo por algum motivo, antes que ele tenha montado a alavanca (ou mesmo depois), o jogo não progride mais. Como não há opção de "save game", apenas savepoints automáticos (e longe uns dos outros), a situação não pode ser remediada dando um "Load game" no jogo antes do minion "encalhar" com a tal peça. Se você fizer isso ela simplesmente não estará mais no lugar que estava, nem na alavanca...

Aconteceu comigo de ter que recomeçar desde a primeira fase, por causa de um minion que "encalhou" com uma peça de alavanca na mão, quase no final do jogo... E acredite, isso é extremamente frustrante.

No mais, Overlord é um game extremamente divertido, sobretudo quando as peças de puzzles não se perdem nas mãos de goblins incompetentes...


3 comentários:

  1. cara eu jogo no pc em espanhou e eu vi uns detonados que as fases estao desordenadas. (primeiro problema),eu escolhi a mulhe da cama e as missoes acabaram nao aparese mais entao eu nao sei oque fazer pode me ajudar????

    ResponderExcluir
  2. poise eu to presisando de ajuda eu so loco por esse jogo e quero avançar nele entao me ajuda por favo

    ResponderExcluir
  3. Overlord é realmente um game muito divertido, mas também tem muitos bugs internos.

    A mulher escolhida não muda as missões, ela apenas dá mais poder a alguns de seus minions, e novas opções para customizar a torre.

    Se o jogo não está progredindo, provavelmente é erro do próprio jogo... Ae a única coisa a se fazer é recomeçar tudo de novo, ou deixar Overlord de lado e jogar outra coisa...

    Triste mas verdadeiro. Eu fiquei preso na fase dos anões por causa de um minion, que ficou preso na parede com parte de uma alavanca, e não teve outro jeito senão recomeçar desde a primeira fase...

    ResponderExcluir