O Halloween está chegando. Aquela data agourenta quando crianças americanas saem à noite vestidas de bruxas e fantasmas para pedir doces por aí (depois culpam a McDonalds por ficarem obesas...).
Como aqui no Brasil (e em Portugal, e no resto do mundo que fala Português e lê o Blog da Resenha =D ) essa não é lá uma festa muito popular, ficando restrita a escolas de inglês e eventualmente, colégios primários, preparamos uma lista de cinco jogos para te prender na cadeira durante o 31 de Outubro:
- Resident Evil 4:
O que é? Continuação da lendária série Resident Evil, se difere do resto por trazer uma trama mais complexa e inimigos mais rápidos e inteligentes.
Dá medo? Sim. O game começa bem tranquilo, mas a coisa só vai piorando. Os cenários vão ficando cada vez mais escuros, os inimigos vão ficando cada vez mais escabrosos e logo você estará preso em um pesadelo sem hora para acabar...
As últimas fases são extremamente claustrofóbicas, e a quantidade e letalidade do inimigos irá te tornar paranóico. Alguns momentos são dignos dos melhores filmes de terror, e fazem você berrar um "P*taquepariu!".
O Mais assustador: A diversidade de inimigos é enorme, e alguns são aberrações que realmente botam medo. Destaque para os aldeões com motosserras e para "las plagas" que vivem dentro de alguns camponeses...
-The Suffering:
O que é? Game de terror da Midway, mesma produtora da série Mortal Kombat.
Dá medo? The Suffering conseguiu algo inédito, juntar um clima soturno e sombrio com tiroteio e sanguinolência de modo a te deixar realmente com medo.
A história se passa em uma ilha-prisão mal assombrada, e você joga com um serial killer esquizofrênico. Na maior parte do tempo você não tem como ter certeza se seus inimigos ou se o lugar à sua volta são reais ou se são mais delírios do protagonista.
O Mais Assustador: A criatividade dos desenvolvedores do game é o grande diferencial. A ilha guarda várias histórias que parecem saídas de filmes de terror. Do navio negreiro encalhado onde a tripulação foi devorada por ratos até o manicômio abandonado onde os pacientes eram torturados por um médico sádico.
Os inimigos também são bem moldados, e aparecem na forma de fantasmas/zumbis/algo assim, com marcas de suas mortes (eletrecultados, enterrados vivos, decapitados...).
- Dead Space:
O que é? Jogo de ação espacial da Visceral Games e da EA.
Dá medo? Claro! Dead Space é um jogo muito bem executado. O pessoal da Visceral foi obrigado a assistir uma maratona de filmes de terror para tirar algumas idéias para este game, e se você é fã do gênero, vai reconhecer algumas delas...
Tem a música infantil cantada de forma sombria, à moda A Hora do Pesadelo (no caso o clássico Twinkle twinkle little star, "Brilha, brilha estrelinha"), os alienígenas nojentos à moda de Alien, os tentáculos mutantes do filme Tentáculos... Tudo bem clichê, mas bem feito a ponto de te manter com o coração na mão durante boa parte do game...
O mais assustador: O som de Dead Space muitas vezes é mais terrível do que os monstros. A música sombria ao fundo, o barulho dos monstros (que lembram o som de alguém vomitando as próprias tripas...), os estalos e vibrações das paredes... Tudo é feito para te deixar com um constante sentimento de estar sendo observado...
- Fatal Frame:
O que é? Primeiro game da série de terror para PS2.
Dá Medo? Sim, bastante. Você joga com uma garota indefesa, perdida em uma mansão para lá de má assombrada (que por sinal existe de verdade no Japão, o que garante a frase "baseado em fatos reais" na caixa do game...), contando apenas com uma câmera.
Toda vez que uma aparição se aproxima, o controle treme. Você só poder ver o fantasma com a câmera, e muitas das fotos que você tira no game são dignas de ir para sites como www.assustador.com ou www.medob.blogspot.com...
O Mais Assustador: Com certeza é a fragilidade de sua personagem. E o fato de precisar da câmera para ver os espíritos, e muitas vezes estas visões são beeeemmmm desagradáveis.
O que é? Um dos grandes sucessos da Blizzard, o primeiro Diablo marcou a história dos RPGs eletrônicos com uma história densa e muita ação.
Dá medo? Sim, e muito. O som é simplesmente excelente, com uma música de fundo bem grudenta, meio medieval, só cortada por gritos e berros dos inimigos, sobretudo dos enormes demônios com chifres, que avançavam correndo e berrando para cima de seu personagem, vindos do nada.
O mais assustador: Butcher, um dos primeiros "chefes". A maioria das pessoas pensou que ele era o último chefe na primeira vez que jogaram, isso pela imensa dificuldade da criatura, e pelo enorme número de corpos mutilados que ele guarda consigo. É só abrir a porta e ouvir um "Fresh Meat!" que dá vontade de correr...
Não tem Silent Hill???
Não. A série Silent Hill é hors concours quando o assunto é game de terror. Toda a extensa mitologia em torno da cidade maldita de Silent Hill torna a série única, e o jogo Silent Hill 4: The Room é com certeza o mais assustador, lembrando os bons filmes de terror nipônicos que temos por aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário